SóProvas


ID
907540
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

São objeto de prova no curso do processo penal:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "C"

    Objeto de prova é toda circunstância, alegação ou fato referente ao processo sobre os quais pesa incerteza e que precisam ser demonstrados perante o juiz para o deslinde do processo. São as afirmações que devem ser provadas.

    Fatos axiomáticos ou intuitivos são os evidentes, e não precisam ser provados, assim como os fatos notórios e os inúteis ou irrelevantes. Por essa razão, não constituem objeto de prova, que diz respeito a tudo aquilo que deve ser provado.


    Fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2604641/os-fatos-axiomaticos-sao-objeto-de-prova-no-processo-penal-denise-cristina-mantovani-cera

  • Gabarito correto seria a D porque os fatos admitidos ou não impugnados pelas partes (incontroversos) podem ser objeto de prova. Importante para quem está começando é compreender o princípio da verdade real. 



  •  a)

    as verdades axiomáticas do mundo do conhecimento.  ERRADA - VERDADES AXIOMÁTICAS SÃO AQUELAS INDISCUTÍVEIS, SÃO IMPOSSÍVEIS CONTESTAR.

     b)

    os eventos que não interessam à causa, sejam verdadeiros ou falsos.  ERRADA - SÃO EVENTOS QUE NÃO FAZEM PARTE DO PROCESSO PENAL

     c)

    os fatos cientificamente demonstrados e universalmente aceitos.  ERRADA - FATOS UNIVERSAIS - NÃO EXISTE CONTESTAÇÃO CONTRÁRIA.

     d)

    os fatos não contestados ou aqueles admitidos pelo acusado. CERTA - FATOS QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO E ADMITEM PROVA PELA DEFESA OU PELA ACUSAÇÃO

  • Objeto de prova diz respeito ao que é pertinente a ser provado. Nem tudo precisa ser provado. As verdades axiomáticas são aqueles que se autodemonstram. Ex.: art. 162, parágrafo único, do CPP. Os eventos que não interessam à causa sejam verdadeiros ou falsos tem características de inúteis, ou seja, são irrelevantes para a persecução penal, não precisam ser provados. Contudo, aqueles fatos não contestados ou aqueles admitidos pelo acusado e os fatos cientificamente demonstrados e universalmente aceitos, dependem de prova, ou seja, devem ser provados, pois o juiz pode questionar o que lhe pareça duvidoso ou suspeito, não estando obrigado a aceitação pura e simples do alegado uniformemente pelas partes.