SóProvas


ID
907720
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O artigo 5°, II da Constituição Federal, consagra o princípio da legalidade ao estabelecer que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Esse preceito é multifuncional e tem consequências no ordenamento jurídico, originando muitas expressões, entre as quais se encontram as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D
    O princípio da legalidade, consagrado no art. 5º, inciso II, é uma norma oriunda da ideia de Estado Democrático de Direito, pois para se inovar na ordem jurídica criando obrigações é necessária a edição de uma lei. Assim, decorrem do princípio da legalidade: a legalidade tributária (no taxation without representation). A privação de direitos depende de procedimento previsto em lei (devido processo legal), processo legislativo e muitos outros consectários. A questão, talvez, menos ruim é a letra ‘c’, pois, realmente, o Estado só pode impor restrições se for por lei e desde que a lei seja vigente.


    http://www.facebook.com/professoradenisevargas/posts/242653235869961
  • A questão é simplesmente ridícula. A alternativa B, em razão dessa irradiação ontológica da norma fundamental também se aplica como resposta:
    RESERVA DA LEI: há matérias que dependem da lei, de sua previsão, para reger certos atos da vida em sociedade e do Estado. Na sua ausência, a regra é a da sua não proibição.
    REPRISTINAÇÃO DA LEI: havendo previsão, a norma revogada pode retornar ao ordenamento jurídico para sua observância.
    IGUALDADE DIANTE DA LEI: a lei não pode criar distinções quando rege idênticas situações no plano fático.
  • ATENÇÃO!!!

    São restrições excepcionais ao princípio da legalidade:
    I) As medidas provisórias
    II) Os "estados de legalidade extraordinária", quais sejam, o estado de defesa e o estado de sítio.

    Fonte: Macerlo Novelino
  • A Constituição Federal de 1988 proclama, em seu artigo 150, I, que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. Firma, nestes termos, o chamado princípio da legalidade tributária, garantia conquistada pelos cidadãos e consagrada, hoje, na grande maioria das Constituições dos Estados.

    jus.com.br
  • Por que a letra c está incorreto?

    c) processo legislativo, devido processo legal, princípio da isonomia.


    Alguém poderia detalhar mais essa questão.Creio que ajudará outros concurseiros que aqui passarem.

  • Deus me defenda desta banca.... tava respondendo outras questões deste mesmo concurso.... Sempre odiei o CESPE, mas pensando bem....
  • Sinceramente, apesar de ter acertado a questão marcando a letra D por entender que seria a alternativa mais fortemente influenciada pelo princípio da legalidade, acredito que as outras alternativas também são norteadas mesmo que minimamente pelo princípio da legalidade...as pessoas que examinam os concurseiros deveriam estudar pelo menos 1/3 do que os concurseiros estudam ou então estão, os examinadores, deveriam parar de dar uma de "joão sem braço"  tentando empurrar atrocidades com estas na nossa guela sabe lá com que fins escusos...mas é Brasil e que se foda não é mesmo manda quem pode e obedece quem tem juizo ou não tem dinheiro nem parente elaborando a prova...

    pronto desabafei to mais tranquilo agora uhauahuahuahuahua
  • Galera fiz esse concurso, e infelizmente a banca colocou várias questões absurdas, é tanto que tinha sido anulada e posteriormente conseguiram que ela continuasse no certame. Infelizmente em nosso Estado aqui, manda quem pode, obedece quem tem juízo, não agem conforme os princípios da administração pública
  • Questão muito mal elaborada.
  • Eu tô cada vez mais de cara com essas bancas.

    No concurso Polícia Civil TO 2014, preferiram a Fundação Aroeira do que esta bagaça de UEG.

    A prova pra Delegado de Santa Catarina 2014 (banca ACAFE) foi uma das piores que já fiz.

  • Realmente é impressionante, eu consigo acertar questões do CESPE e não acerto essas questões da UEG. Que banca mais dissimulada em elaborar questões. Aqui em Goiás essa banca vai me prejudicar, tenho certeza. Nunca vi tanta pergunta sem pé nem cabeça, eles as elaboram tentando criar uma dificuldade mas na verdade embaralham tudo e vira uma salada que ninguém consegue responder

  • Essa UEG é uma vergonha e o pior que ela ainda será a banca do próximo concurso, uma vergonhaaaa

     

  • Questão passível de anulação. Essa Ueg... Supremo Tribunal Ueg...

  • Expressões que decorrem diretamente do princípio da legalidade são: vigência da lei, legalidade tributária, devido processo legal.

    A legalidade tributária faz prevalecer o desígnio do legislador constituinte de que nenhum tributo será instituído ou aumentado, a não ser por intermédio da lei. Segundo SABBAG (2011, p. 56) “o princípio da legalidade tributária é previsão centenária, percorrendo todos os textos constitucionais, com exceção da Constituição Federal de 1937, omissa a respeito, podendo-se observá-lo, de modo genérico, no art. 5º, II, da atual Carta Magna, sob a disposição “Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. No plano específico do Direito Tributário, desponta o art. 150, I, CF/88. Observe-o: Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal: I – exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”.

    A legalidade tem relação direta com a “vigência da lei”, pois, conforme MORAES (2014, p. 41) só por meio das espécies normativas devidamente elaboradas conforme as regras de processo legislativo constitucional podem-se criar obrigações para o indivíduo, pois são expressão da vontade geral. Com o primado soberano da lei, cessa o privilégio da vontade caprichosa do detentor do poder em benefício da lei.

    O devido processo legal, por sua vez, configura dupla proteção ao indivíduo, atuando tanto no âmbito material de proteção ao direito de liberdade, quanto no âmbito formal, ao assegurar- -lhe paridade total de condições com o Estado-persecutor e plenitude de defesa (direito a defesa técnica, à publicidade do processo, à citação, de produção ampla de provas, de ser processado e julgado pelo juiz competente, aos recursos, à decisão imutável, à revisão criminal). A relação com a legalidade é total, pois, conforme art. XI, nº 1, da Declaração Universal dos Direitos do Homem, “todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa” (Destaque do professor).

    O gabarito, portanto, é a letra “d”.

    Fontes:

    MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2014.

    SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.


  • Deus é mais ;;

  • Deus é mais ;;

  • cheirinho de fraude.

  • Não entendi nada. Questão totalmente sem sentido. Não é atoa que a prova foi anulada, mas mesmo assim o qconcursos ainda coloca aqui...
  • que horror de questão

  • Questão horripilante, mas tem sim uma certa lógica na resposta.

  • Gente, não entendi nada kk

  • UEG na minha opinião é a pior banca que existe.