SóProvas


ID
908236
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

O negócio jurídico simulado

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- IncorretaArtigo 167/CC: "É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma".

    Alternativa B- Incorreta. Artigo 168, parágrafo único/CC: "As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negócio jurídico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, não lhe sendo permitido supri-las, ainda que a requerimento das partes".

    Alternativa C- IncorretaArtigo 169/CC: "O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo".
      Alternativa D- Correta! Artigo 169/CC: "O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo".   Alternativa E- IncorretaArtigo 168/CC: "As nulidades dos artigos antecedentes podem ser alegadas por qualquer interessado, ou pelo Ministério Público, quando lhe couber intervir".
  • Rosana, seus comentários são ótimos! Parabéns e boa sorte nas provas!

  • Entende-se por simulação uma declaração enganosa de vontade, visando produzir efeito diverso do ostensivamente indicado. A simulação pode ser absoluta ou relativa. Na primeira, as partes realizam um negócio jurídico destinado a produzir efeito jurídico algum. Na segunda as partes criam um negócio com finalidade de encobrir outro negócio jurídico que produzirá efeitos proibidos na lei (doação de um bem para a amante, por exemplo).

    Por fim, tem-se que a simulação é o único defeito do negócio jurídico que é causa de nulidade absoluta do negócio jurídico.


  • a) é nulo, invalidando sempre o que dissimulou. SUBSISTIRÁ O QUE DISSIMULOU, SE VÁLIDO FOR A SUBSTÂNCIA E NA FORMA

     

    b) não pode ser pronunciado de ofício.

    NULIDADE = OFICIO

    ANULABILIDADE = PROVOCAÇÃO

     

    c) convalesce com o decurso do tempo.

    NULIDADE = NÃO CONVALESCE NO DECURSO DO TEMPO

    ANULABILIDADE = CONVALESCE NO DECURSO DO TEMPO

     

    d) não pode ser confirmado pela vontade das partes.

     

    e) pode ser invalidado somente se o requerer aquele a quem prejudica.

    QUALQUER INTERESSADO

    MP

     

  • É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma