SóProvas


ID
908398
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Constitui desvantagem da estrutura organizacional em rede virtual:

Alternativas
Comentários
  • d) Correta.
    As organizações em rede são um conjunto de organizações independentes, que mantêm relações dinêmicas e bem específicas e precisam ser bem gerenciadas. Uma estrutura em rede significa que seus intergrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou por meio dos que os cercam. Pode-se dizer que no trabalho em rede não há um chefe, o que há é uma equipe trabalhando com uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo.
    É clara a incompatibilidade de organizações predominantemente buracráticas com o ambiente de rede. O modelo racional-legal não consegue acompanhar a nova realidade das organizações mais ágeis e flexíveis, o que passa a ser uma condição básica de sobrevivência no mercado. Também é imediata a associação entre a organização em redes e o corte de gastos.
  • Uma estrutura em rede atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global.

    Portanto, a flexibilidade advém da possibilidade de a organização contratar qualquer serviço ou produto necessário no momento, e pouco tempo depois poder trocar de fornecedor, sem ter os custos de possuir maquinário, instalações fabris ou ter de demitir pessoal.

    Dessa forma, a organização pode se adaptar a mudanças no ambiente externo muito mais rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado que apareçam Outra grande vantagem é que essa estrutura é uma das mais enxutas, pois não são necessários muitos níveis hierárquicos. Pouca supervisão é necessária, sendo então eliminados muitos níveis de gerência, deixando a estrutura mais achatada.

    As maiores desvantagens dizem respeito à falta de controle direto sobre os processos de trabalho. Como a empresa contrata produtos e serviços, a administração tem de confiar em contratos, coordenação entre parceiros e comunicações com outras empresas para assegurar que os prazos e a qualidade sejam atendidos.

    (RENNÓ, Rodrigo. Administração geral para concursos, Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.)