SóProvas


ID
908431
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição de construção de cenários para uma organização é:

Alternativas
Comentários
  • O planejamento por cenários é uma ferramenta que usamos no processo de planejamento para podermos ter uma visão mais abrangente em um contexto de muita incerteza. Essas "estórias" construídas podem nos ajudar, pois nos possibilitam reconhecer e nos adaptar às mudanças quando estas ocorrem.

    Cenários: são situações futuras que podem nos ajudar a compreender nossos desafios potenciais.

    Para Djalma Oliveira, o planejamento por cenários divide-se em duas abordagens :

    Prospectiva: busca criar diversos cenários futuros possíveis tendo como base o estado atual, ou seja, o PRESENTE.

    Projetiva: busca criar um único cenário baseado nos fatos PASSADOS.

  • Comentário lido aqui no QC, tendo como fonte aula do professor Rodrigo Rennó:

    "* Alguns autores citam dois tipos de planejamento por cenários:
    ---> Projetivo: considera-se a tendência atual dos eventos
    ---> Prospectivo: não cria somente um cenário; busca gerar diversos cenários, de modo que o gestor possa ter uma visão de vários "estados futuros possíveis" da empresa."

    Encontrei em uma apostila do BNDES o seguinte comentário: "Os modelos de caráter projetivo (como os da econometria) são aceitáveis em ambiente de pouca turbulência em que não haja rompimento estrutural entre o passado e o futuro, limitando-se, por essa razão, ao curto prazo, enquanto os modelos prospectivos, que não projetam tendências mas procuram captar rupturas, prestam-se melhor aos ambientes turbulentos e ao longo prazo".
    Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_ideias/livro-11.pdf

  • Os cenários são, portanto, estórias construídas para futuros possíveis. O objetivo é montarmos alguns cenários, mesmo que alguns sejam improváveis, de modo a podermos pensar quais decisões atuais nos preparariam melhor para cada contingência. Desta maneira, teríamos como pensar em como nos comportaríamos se algumas destas “estórias” se

    tornarem realidade.

    O planejamento por cenários tem como objetivo analisar como nossas decisões atuais poderiam impactar nossa organização no futuro.

    O planejamento por cenários é uma ferramenta nova, que veio tentar suplantar a maneira tradicional de construir o planejamento – através de projeções e extrapolações da situação presente.

    Este processo de planejamento por cenários nos faz, como administradores, repensar nossas certezas e analisar quais são nossas deficiências e como devemos corrigi-las.

    Entretanto, um dos pontos que devemos prestar atenção é o seguinte: um cenário não é uma previsão do futuro. O ideal é que tenhamos um número diverso de cenários (desde positivos até negativos). O que queremos não é adivinhar nada, mas nos prepararmos para “o que der e vier”. Este é um processo de aprendizado, não de adivinhação.

    Apesar disso, existem alguns autores que citam dois tipos de planejamento por cenários: o projetivo e o prospectivo. O primeiro seria basicamente, um processo de construir apenas um cenário futuro. Já o outro tipo, o prospectivo, não cria somente um cenário. A abordagem prospectiva busca gerar diversos cenários, de modo que o gestor possa ter uma visão de vários “estados futuros possíveis” da empresa.

    (Rodrigo Rennó - ESTRATÉGIA CONCURSOS)