A questão cobrou conhecimento sobre as dimensões (também chamadas de aspectos, elementos ou variáveis) da matriz ou análise SWOT.
O modelo SWOT (ou FOFA) possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos:
Internamente (variáveis controláveis pela organização):
- Forças: são variáveis que ajudam a organização e podem e devem ser controladas por ela. Em outras palavras, são variáveis positivas e internas. Exemplo: funcionários capacitados.
- Fraquezas: são variáveis que prejudicam a organização, mas que se conhecidas podem ser controladas Portanto, são internas e negativas. Exemplo: uma infraestrutura precária.
Externamente (variáveis não controláveis pela organização):
- Ameaças: podem prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, faz-se necessário a organização conhecê-las para que ela possa planejar as melhores formas de enfrentá-las. Exemplo: aumento na alíquota de um imposto de importação de uma matéria-prima que impactará no preço final de um produto x. Veja que a organização não foi responsável por tal aspecto negativo.
- Oportunidades: são variáveis externas que podem ajudar a organização, pois são consideradas aspectos positivos. Exemplo: o aumento do poder aquisitivo da população. Repare que isso também não é de responsabilidade da empresa, mas se bem aproveitada, ela se beneficiará dessa oportunidade.
Analisando as alternativas, temos que:
A - INCORRETA. Nenhum item apresentado aqui refere-se aos aspectos/dimensões da matriz SWOT. A matriz serve para fazer a análise (interna e ambiental), mas isso não quer dizer que isso seja uma dimensão. As dimensões dessa análise são os pontos fracos e fortes; as ameaças e as oportunidades.
B - INCORRETA. A alternativa trouxe itens ligados aos tipos de estratégias que não possuem relação direta com a matriz SWOT.
C - INCORRETA. Novamente, os itens desta alternativa não têm relação com a análise SWOT.
D - CORRETA. Os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças são os aspectos tratados na referida análise citada no enunciado. De forma esquematizando, temos o seguinte:
- Strengths: Forças (controláveis, internas e positivas)
- Weaknesses: Fraquezas (controláveis, internas e negativas)
- Opportunities: Oportunidades (não controláveis, externas e positivas)
- Threats: Ameaças (não controláveis, externas e negativas)
E - INCORRETA. A alternativa trouxe temas ligados à estratégia (relacionados aos tipos de estratégia), mas que não possuem relação com a matriz SWOT.
GABARITO DO MONITOR: LETRA D