SóProvas


ID
908734
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Fármacos autonômicos são substâncias com funções no Sistema Nervoso Autônomo. Em relação ao Sistema Nervoso Autônomo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite, as alternativas C e D são iguais
  • a) Neurônios colinérgicos são perdidos na doença de Alzheimer. Inibidores da acetilcolinesterase são usados em tratamento nesses pacientes. CORRETA.
    Comentários: A deficiência de acetilcolina é considerada um dos principais fatores da doença de Alzheimer. Os inibidores da acetilcolinestarase atuam inibindo a enzima responsável pela degradação da acetilcolina que é produzida e liberada por algumas áreas do cérebro.

    b) Na transmissão colinérgica, a enzima colina- acetiltransferase é responsável pela degradação da acetilcolina. ERRADA.
    Comentários: A enzima é a acetilcolinesterase.

    c e d) A atropina causa: no olho, midríase, na bexiga urinária, relaxamento e no trato respiratório, estímulo das secreções. ERRADA.
    Comentários: A atropina é um antagonista dos receptores muscarínicos. Provoca diminuição das secreções e contrações da bexiga.

    e) A tubocurarina, um composto aminoesteróide, pode diminuir a pressão arterial e é comumente usada na terapia intensiva. ERRADA.
    Comentários: A d-tubocurarina é um antagonista dos receptores nicotínicos. Pode causar aumento da pressão arterial.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.
  • a) Neurônios colinérgicos são perdidos na doença de Alzheimer. Inibidores da acetilcolinesterase são usados em tratamento nesses pacientes. certa  A enzima acetilcolinesterase degrada acetilcolina, os inibidores desta enzima aumentam a disponibilidade do mesmo na fenda sináptica. 

    b) Na transmissão colinérgica, a enzima colina- acetiltransferase é responsável pela degradação da acetilcolina. errada.  A enzima colina-acetiltansferase é a enzima responsável pela síntese da acetilcolina e não degradação. 
    c e d) A atropina causa: no olho, midríase, na bexiga urinária, relaxamento e no trato respiratório, estímulo das secreções.  Atropina é um antagonista muscarínico, causando a midríase (dilatação da pupila) porém diminuem as secreções do trato respiratório e contraem os músculos da bexiga, efeitos do simpático (luta e fuga). 

    e) A tubocurarina, um composto aminoesteróide, pode diminuir a pressão arterial e é comumente usada na terapia intensiva. 

    a tubocurarina é também antagonista da transmissão colinérgica, receptores nicotínicos geralmente utilizados como adjuvantes em anestesia pois causam relaxamento muscular. 
  • RETIFICANDO...

    LETRA A -> CORRETA!!!

    LETRA B -> A enzima colina-acetiltansferase é a enzima responsável pela SÍNTESE da acetilcolina e não degradação.  

    LETRA C e D -> A atropina provoca midríase (dilatação da pupila), DIMINUIÇÃO das secreções e RELAXAMENTO da musculatura da bexiga.

    LETRA E-> tubocurarina DIMINUI SIM a pressão arterial, o erro está no fato de que a mesma é classificada como um bloqueador neuromuscular BENZILISOQUINOLÍTICO e não aminoesteróide como consta na questão.

    FONTE: Goodman e Gilman

  • Tubocuranina NÃO é aminoesteroide