SóProvas


ID
908743
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (inibidores da ECA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Inimidores da ECA:Captopril, Enalapril, Lisinopril, Ramipril, Peridonpril, Trandolapril.
    Mecanismo de ação: angiontencinogênio----Renina----Angiotencina I------ECA-----Angiotencina II----- aldosterona (aumenta a retenção de Sodio, aumenta a volemia, provoca vasocontrição e aumento de tecido fibroso)  com o uso e IECA inibe a conversão da angiotencina II e diminiu a aldosterona causando vasodilatação e diminue a retenção de sodio e agua causada pela aldosterona.
    Os bloqueadores de canais de calcio: Verapamil, Diltiazem e a Nifedipina.
    Grupo Verapamil: São vasodilatadores arterias, porque bloqueiam o influxo de íons cálcio para dentro das células da musculatura lisa das paredes artétiais, mas não causam taquicardia reflexa. Não podem ser associados com Beta bloqueadores.
    Grupo nifedipina: A nifedipina tambem age como um vasodilatador arterial, mas não apresenta nenhum efeito cardiaco direto. Produzirá portanto taquicardia reflexa. podem ser associados com Beta bloqueadores.
    Então o sinergismo do IECA com Bloqueadores de canais de Cálcio se da pela aumento da excreção de sódio pelo IECA e os bloqueadores dos canais de Ca²+ pela diminuição da entrada de calcio nas celulas da musculatura lisa das paredes arterias o que reduz o gradiente de sodio (Na+) orientado para o interior da célular, o que diminui a sáida de calcio ( Ca²+) pelo trocador de Na+/Ca²+) causando vasodilatação.
  • O captopril contém um grupo sulfidrila na fórmula, mas os demais como lisinopril e ramipril, não. Este grupo químico é responsável por um grave efeito adverso do captopril que é o Lúpus Eritematoso Sistêmico, além disso ele tem meia-vida curta, exigindo 3 doses diárias.

    Os resultados indicaram que as crianças que tiveram exposição aos inibidores da ECA, no primeiro trimestre da gravidez, tiveram um risco aumentado de má-formações congênitas, se comparadas com crianças que não sofreram nenhuma exposição a medicamentos antihipertensivos.

    O estudo foi publicado na edição da última semana da revista The New England Journal of Medicine.