SóProvas


ID
909394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Na criação de certa sociedade por ações de capital fechado, o estatuto pode estabelecer que a empresa tenha ações ordinárias e preferenciais. Suas ações ordinárias podem, por sua vez, estar distribuídas em classes, criadas em razão de alguns critérios. Nesse caso, os critérios válidos para a criação de ações ordinárias na empresa incluem a

Alternativas
Comentários
  • Bom galera, não gosto muito de comentários e simplesmente copiam e colam letra de lei, mas essa não tem jeito.

    Lei 6.404/76

    Art. 15. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição.

    § 1º As ações ordinárias da companhia fechada e as ações preferenciais da companhia aberta e fechada poderão ser de uma ou mais classes.

    Art. 16. As ações ordinárias de companhia fechada poderão ser de classes diversas, em função de:

    I - conversibilidade em ações preferenciais;
    II - exigência de nacionalidade brasileira do acionista; ou
    III - direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de órgãos administrativos.
    Parágrafo único. A alteração do estatuto na parte em que regula a diversidade de classes, se não for expressamente prevista, e regulada, requererá a concordância de todos os titulares das ações atingidas.



    Boa sorte nessa jornada!
  • A prioridade na distribuição de dividendos e de reembolso de capitais, alternativas "C" e "E", representam características das ações preferenciais...

  • Gabarito: D

    Jesus Abençoe! Bons estudos!

  • Gabarito: D

     

    Ordinária prefere bravo

     

    Lei 6.404/76, Art. 16. As ações ordinárias de companhia fechada poderão ser de classes diversas, em função de:

    I - conversibilidade em ações preferenciais;
    II - exigência de nacionalidade brasileira do acionista; ou
    III - direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de órgãos administrativos.

  • Uma das formas de resolver essa questão, sem precisar decorar artigos, é saber o que é uma ação preferencial. Como o próprio nome indica, ela dá preferências em relação a ação ordinária, no que tange ao fato econômico (lucros) e em contrapartida algumas restrições (ausência de direito a voto). Sociedade por ações são, em regra, sociedade de capital, então a preferência é de receber lucros. Assim, reembolso de capital, preferencia em receber dividendos, voto em separado de conselho de administração ou órgão de administração, são direitos extras que só se pode atribuir a ação preferencial. Agora, exigência de nacionalidade não é algo relacionado a lucro ou garantia de direitos, o mesmo pode se dizer, pela obviedade, da conversão em ação preferencial. Por exclusão se chega a D ao pensar dessa forma. Espero ter ajudado a ensinar uma forma de pensar.