SóProvas


ID
90943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O leilão da Usina de Belo Monte tem mexido com os
ânimos da população do Oeste do Pará. Por lá, os moradores -
sejam crianças, jovens ou idosos - "respiram" Belo Monte
24 horas por dia, em uma polêmica nem sempre amistosa.

O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptações).

Acerca desse empreendimento no setor elétrico, julgue os itens
seguintes.

Uma das preocupações dos ambientalistas é o tamanho do reservatório da usina, que aumenta a cada nova versão do projeto.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação na verdade é outra, veja.'Para os movimentos sociais, Igreja e Ministério Público, a grande preocupação é com o impacto ambiental para os povos indígenas e moradores de áreas que serão alagadas; e social, devido à previsão de que a população possa dobrar em razão da obra.'Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1540239-9356,00-BELO+MONTE+E+FUNDAMENTAL+PARA+ASSEGURAR+ENERGIA+DIZ+EMPRESA+FEDERAL.html
  • Na verdade, não há, a cada revisão de projeto, um aumento no tamanho do reservatório. O que ocorre é o contrário. Veja na notícia abaixo:

    O presidente Lula também defende a usina, pois, para ele, deixar de lado o potencial hidrelétrico seria “um movimento insano”. “Se o Brasil deixar de produzir isso para começar a utilizar termoelétrica a óleo diesel será um movimento insano contra toda a luta que nós estamos fazendo no mundo pela questão climática”, diz.

    O presidente criticou novamente os grupos contrários à construção da usina, lembrando que o projeto vem sendo discutido há 30 anos. “Nós temos aí a indústria do apagão, pessoas que não querem que a gente construa a energia necessária porque querem que tenha um apagão para poder justificar o apagão de 2001″. Lula comparou os preços mínimos de MW/h entre a energia gerada por hidrelétricas, mais barata, e a gerada por usinas eólicas e a gás, para justificar a importância da construção de Belo Monte. Também ressaltou que a área de alagamento será menor do que no projeto original, o que afetará menos áreas indígenas e comunidades ribeirinhas. Segundo Lula, o licenciamento ambiental prévio para a usina — ocorrido após cinco anos de estudos — foi o “melhor já ocorrido”.

    FONTE: http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/05/21/a-polemica-usina-hidreletrica-de-belo-monte/

  • Questão ambiental: A região pleiteada pela obra apresenta incrível biodiversidade de fauna e flora. No caso dos animais, o EIA aponta para 174 espécies de peixes, 387 espécies de répteis, 440 espécies de aves e 259 espécies de mamíferos, algumas espécies endêmicas (aquelas que só ocorrem na região), e outras ameaçadas de extinção. O grupo de ictiólogos do Painel dos Especialistas tem alertado para o caráter irreversível dos impactos sobre a fauna aquática (peixes e quelônios) no trecho de vazão reduzida (TVR) do rio Xingu, que afeta mais de 100 km de rio, demonstrando a inviabilidade do empreendimento do ponto de vista ambiental. Segundo os pesquisadores, a bacia do Xingu apresenta significante riqueza de biodiversidade de peixes, com cerca de quatro vezes o total de espécies encontradas em toda a Europa. Essa biodiversidade é devida inclusive às barreiras geográficas das corredeiras e pedrais da Volta Grande do Xingu, no município de Altamira (PA), que isolam em duas regiões o ambiente aquático da bacia. O sistema de eclusa poderia romper esse isolamento, causando a perda irreversível de centenas de espécies.
  • GABARITO: ERRADO

      Por conta das polêmicas e dos calorosos debates acerca da construção da usina, o Governo Federal cedeu e o tamanho do reservatório foi reduzido, até mesmo para se adequar às exigências do Ibama.