SóProvas



Prova CESPE - 2010 - BRB - Técnico de Segurança do Trabalho


ID
90871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de informática, ambientes operacionais
e aplicativos usados para a criação de textos, planilhas eletrônicas
e apresentações, julgue os itens a seguir.

O Calc é um aplicativo incluído na suíte de pacote de software do BROffice e disponibilizado gratuitamente para uso a partir de um modelo de troca, no qual, se o usuário concordar em contribuir com adaptações e mudanças nos programas, ele poderá então receber um conjunto de cópias assim que as mudanças forem aceitas.

Alternativas
Comentários
  • Um dos erros está no trecho:... a partir de um modelo de troca ...Pois a gratuidade do Calc não está condicionada a isto.
  • o termo "modelo de troca" não condiz com o aplicativo em questão.
  • Além de gratuito, o BrOffice é também um “software livre”. Tal definição se aplica ao programa cujos usuários têm a liberdade de usá-lo com qualquer propósito; estudar seu funcionamento e adaptá-lo às suas necessidades; Redistribuir cópias suas de modo a ajudar outras pessoas; e aperfeiçoá-lo e liberar seus aperfeiçoamentos para que toda a comunidade se beneficie. Foi justamente por ser um software livre que o BrOffice pôde ser traduzido do original em inglês para o nosso idioma.
  • Aqui tentaram confudir na interpretação.

    Basta ler com cuidado, 

    A frase passa a impressão que o usuário SÓ PODE receber mudanças feitas no programa se contribuir com adaptações.

  •  O BROffice é um softlivre livre,ou seja gratuito,onde seu código fonte é liberado junot com o progama para estudo e alterações,mas não precisa alterala-ló necessáriamente pra usa-ló.

  • GABARITO: ERRADO

    O calc é o editor de planilhas integrante do pacote BrOffice, o qual pode ser livremente copiado do sítio broffice.org, sem necessidade de cadastro, doação ou qualquer tipo de comprometimento do usuário em contribuir ou modificar o programa, mesmo sendo essas ações possíveis.

  • GABARITO: ERRADO.

  • Errado. O usuário não é obrigado a aderir a um modelo de troca. Podemos baixar o pacote gratuitamente apenas para usar no dia a dia. E, na medida que o pacote sofre alterações, são disponibilizadas atualizações.

  • Calc é um software de planilha eletrônica multiplataforma de código aberto, desenvolvido originalmente pela Star Division, posteriormente pela Sun Microsystems (como parte da suíte StarOffice) e atualmente (2011) pela The Document Foundation, como parte da suíte LibreOffice.

    PMAL 2021


ID
90874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de informática, ambientes operacionais
e aplicativos usados para a criação de textos, planilhas eletrônicas
e apresentações, julgue os itens a seguir.

O editor de texto Writer do BROffice, disponível para download na Internet, tem a desvantagem de não permitir a gravação de dados em formatos comerciais, tal como o PDF, uma vez que não é possível integrar funcionalidades desse ambiente com outros softwares proprietários.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois o Writer permite gravar em outros formatos, como o PDF.
  • Erradissímo, pois é uma das suas Principais vantagens, gravar dados em PDF. Diferente do Pacote Office. que você precisa instalar plugins para poder utilizar tal ferramenta.
  • no Writer existe a opção "Exportar como PDF" no menu "Arquivo"
  • Totalmente errada. Uma das maiores vantagens do Pacote BROffice é que seus aplicativos permitem gravar os arquivos em formato PDF, pela opção "exportar como PDF". Além disso, ao contrário do que diz a questão, é possível a integração de funcionalidades do BROffice com outros softwares - note-se que é possível abrir e salvar arquivos nos formatos do pacote da Microsoft, mas o contrário não é.
  • Errado. Novamente a CESPE menosprezando o pacote BrOffice. Não apenas pode gravar como PDF sem a necessidade de complementos (como no Microsoft Office), como isto é uma vantagem desta suíte de aplicativos.
  • GABARITO: ERRADO

    O Writer cria arquivos PDF a partir de seus documentos gravados com extensão .odt ou doc de diversas maneiras:

     - usando o botão Exportar Diretamente com PDF;

    - menu Arquivo
    / Exportar como PDF... e;

    - Arquivo
    / Enviar / Email com o documento em formato PDF ...
  •  A questão erra ao falar " não permitir a gravação de dados em formatos comerciais, tal como o PDF ", uma outra pode ajudar a responder, vejam:


    A figura acima ilustra uma janela do BrOffice.org Writer, que
    está sendo usado para a elaboração de um documento com
    algumas informações acerca de aplicativos e dispositivos de
    informática. Considerando essa janela e o texto nela contido,
    julgue os itens de 71 a 78.

    Por meio do botão , é possível exportar o documento em edição diretamente para um arquivo no formato PDF, sem nenhuma restrição de acesso.

    GABARITO: CERTA.


    "Quem  quiser olhar melhor a questão o número dela é Q28597 "

  • Tem questão que nem precisa ler até o final ... 

  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO E MENOSPREZO

  • No Aplicativo Writer é possível encontrar variadas opções quanto ao manuseio com PDFs existindo, inclusive, a opção exportar diretamente por PDF a qual é exclusiva do aplicativo. Por isso...
    ERRADO.

  • O 1º Teorema de Nishimura foi aplicado: "Restringiu, menosprezou, 95% de chances de estar ERRADO."

    O 2º Teorema de Nishimura é "CESPE sempre menospreza o BrOffice e o Linux frente a outros softwares, também ERRADO".

    O 3º Teorema de Nishimura não lembro, kkk

     

  • "Bixim" do Libreoffice é tão menosprezado na mão do Cespe. kkk

  • Melhor comentário é o do Sydney Dias...Parabéns

     

  • Gabarito: errado

    --

    Abra o seu Writer -> Guia arquivo -> Exportar como PDF...


ID
90877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de informática, ambientes operacionais
e aplicativos usados para a criação de textos, planilhas eletrônicas
e apresentações, julgue os itens a seguir.

O Impress é um software que permite a edição de apresentações de slides, os quais, de acordo com a preferência do usuário, podem ser adequados à audiência para a qual será apresentado o conteúdo, podendo-se escolher o formato como retrato ou paisagem, e variar os tipos de design e leiaute, os estilos e a formatação.

Alternativas
Comentários
  • As principais características distintivas do Impress dentro dos demais softwares do gênero é a possibilidade de exportar nativamente as apresentações em Flash e em PDF, dispensando o uso de visualizadores específicos para máquinas sem o Impress instalado.Possui uma ampla gama de efeitos especiais de transição de slides e composição de imagens. Porém, em algumas placas de vídeo, é necessário que a aceleração de vídeo esteja desabilitada para que esses efeitos funcionem da maneira esperada.
  • GABARITO: CERTO

      O Impress é software integrante do BrOffice e funcionalmente igual ao MSOffice PowerPoint, permitindo a edição de apresentações de slides (ou eslaides, como costuma usar). Os recursos citados podem ser encontrados em: 
    - formato retrato ou paisagem - menu Formatar / Página... / Orientação; - design (formatação pré-definida para todo o slide) - Painel de Tarefas / Páginas mestres; - Layout (disposição de objetos ativos dentro do slide) - Painel de Tarefas / Layout ou menu Formatar / Layout de slide ... - estilos (formatações pré-definidas para imagens e apresentações) - menu formatar / Estilos e formatação...,F11 - Formtação - Várias opções no menu formatar e botões da barra de ferramentas.
  • CERTO.

    O impress possui todas essas características que a questão cita.

  • Esse Retrato deixou com o pé atrás. mas, Gabarito: Certo


ID
90880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que
se seguem.

O acesso à Internet em alta velocidade por meio de conexão dial-up, via linha telefônica, também conhecido como serviço ADSL, dispensa o uso de modem, visto que, nesse caso, a conexão ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou móvel (celular).

Alternativas
Comentários
  • Além da necessidade do modem, também acho que a dial-up não é uma Internet em alta velocidade.
  • Conexão por linha comutada ou dial up (as vezes apelidada de Banda estreita em alusão a conexão Banda larga), é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefónica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do provedor de Internet. Apesar de ser a maneira pioneira de acesso à internet e ainda ser uma das formas de acesso predominantes, a conexão discada está perdendo cada vez mais espaço devido à massificação de acessos de banda larga, como DSL, ADSL, ligações por cabo e por rádio, entre outros tipos de conexões, e também por causa da velocidade da conexão (máximo de 56,6 kbps), que é baixa em relação a outros tipos de conexões.DIAL UP # ADSL
  • ADSL x dial-upO ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de acesso à Internet de alta velocidade, que utiliza a tradicional linha telefônica, permitindo o tráfego simultâneo de dados e voz sobre a mesma linha, não inibindo assim a utilização do telefone e fax enquanto se navega na Internet. Usa-se uma linha telefônica mas com outra e mais avançada tecnologia. Sendo uma tecnologia digital possui uma estabilidade muito maior e permite o acesso à Internet muito mais rápido que o das ligações dial-up tradicionais. Resumindo: na hora de comparar a ligação comum de sua casa com uma ADSL, mesmo usando o telefone a ADSL será mais rápida. É, portanto Banda larga.O ADSL é ligado ao seu computador ou rede local através de um modem ADSL ou router ADSL, que poderá instalar através dos interfaces USB ou Ethernet, de acordo com o que estiver disponível no seu equipamento.
  • Resumindo. conexão dial-up - Conexão discada lenta lenta.conexão dial-up e ADSL, nenhuma delas dispensa o uso de modem.mesmo a telefonia fixa ou móvel (celular) exige uma conf. transformando assim o celular em u MODEM.
  • Tanto a rede dial UP quanto ADSL utilizam-se da linha telefônica e modem para estabelecer a comunicação. Entretanto existem algumas diferenças entre elas:Dial UP:Linha Discada é uma linha telefônica ou método de acesso à Internet usando-se discagem direta pelo modem de chamada, através de uma conexão analogica. ADSL:Assymetrical Digital Subscriber Line é uma tecnologia que utiliza linha telefônica digital para tráfego de dados em alta velocidade.
  • Realmente a questão está totalmente errada, mas vale lembrar: É possível uma conexão em alta velocidade utilizando uma conexão dial up.Um exemplo disso é a utilização de uma aparelho celular com tecnologia 3G como modem. A conexão a ser criada será dial up e PODEREMOS TER uma internet em alta velocidade.
  • A conexção dial-up não é de alta velocidade, é a conexão discada, muito lenta.

  • Além das duas opções precisarem de modem, a questão também erra em dizer: "(...) conexão dial-up, via linha telefônica, também conhecido como serviço ADSL", sendo que ADSL e Dial Up não são a mesma coisa.

  • ERROS:

    - Conexão dial-up é lenta (até 56 kbps) e via linha telefônica CONVENCIONAL

    - Tanto a conexão dial-up como a adsl nao dispensam o uso do modem

    Para complementar...

    a diferença básica do modem de conexão ADSL para o  DIAL-UP é que aquele não precisa fazer a conversão de sinais analógico-digital

  • GABARITO: ERRADO

     Dial-up são duas tecnologias distintas de acesso à internet que utilizam as linhas telefônicas como meio físico para trasmissão de dados e ambas necessitam de modem para realizar recepção e envio de dados
  • Resposta: item ERRADO

    O acesso à internet por meio de conexão dial-up ocorre em BAIXA velocidade e NÃO dispensa o uso do modem (nesse caso, utiliza-se o modem ADSL).

    Além da baixa velocidade, outra grande desvantagem desse tipo de conexão é que a linha telefônica fica ocupada.
  • Acho que dizer empresas de telefonia móvel também está errado, mas só acho, alguém sabe dizer algo sobre isso?

     "a conexão ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou móvel (celular")
  • Dial-up não é alta velocidade, assim como também não conhecida como serviço ADSL.

    Dial-up é conexão de internet banda estreita (discada).
    ADSL é internet de conexão banda larga.


    Dessarte a resposta certa é "Errado"

    Bons estudos!
  • Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer .o ADSL tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente em uma direção do que na outra, assimetricamente .
    Serviço de sinal ADSL.Os provedores geralmente anunciam o ADSL como um serviço para as pessoas conectarem-se à Internet do seguinte modo: o canal de comunicação é mais amplo e rápido para receber(download) e menor e mais lento para enviar(upload ).

     No Brasil


    FONTE :http://pt.wikipedia.org/wiki/Asymmetric_Digital_Subscriber_Line 
  • AFIRMATIVA ERRADA

    Primeiro: a conexão dial-up não é feita em alta velocidade. A velocidade máxima de taxa de transmisão é de 56 bps. Velocidade alta ou banda larga é quando a taxa de transmisão é maior que 56 bits.
    Segundo: a conexão do tipo ADSL não dispensa o uso de modem.
  • Para resolver a questão; entender que :

    - Dial - up é conexão discada.

    - ADSL - é um recurso que permite o compartilhamento do meio de transmissão ; através da voz ( pelo telefone) e a outra fica disponíivel para transmissão de dados (Internet).

    São duas formas de acesso através da linha telefônica.


    Espero ter ajudado.

    Bons estudos !!!










     

  • A "mistureba" proposta pela banca, nesta questão, está equivocada, óbvio..... :-)

    DIAL-UP - acesso discado que UTILIZA A LINHA TELEFÔNICA em E NÃO POSSIBILITA A UTILIZAÇÃO CONCOMITANTEMENTE, ou seja telefone e internet. E NO BRASIL A VELOCIDADE NÃO É UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS.

    ADSL - acesso que UTILIZA A LINHA TELEFONICA e permite a UTILIZAÇÃO CONCOMITANTEMENTE, ou seja, TELEFONE E INTERNET PODERÃO SER UTILIZADOS AO MESMO TEMPO - podemos dizer que esse tipo de acesso permite ao usuário dispor de uma conexão de ALTA VELOCIDADE.

    3G - serviço de INTERNET MÓVEL - disponibilizado por EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL.

  • Comentários:


    Primeiro, o acesso à Internet por meio de conexão dial-up não é um acesso em
    alta velocidade. Depois, a tecnologia ADSL exige o uso de modem, uma vez que
    é preciso converter o sinal digital do computador para o sinal de voz (analógico)
    da linha telefônica e vice-versa.

    Por fim, a conexão dial-up (nem a ADSL)
    utilizam-se da infraestrutura de empresas de telefonia móvel (celular)!


    GABARITO: item ERRADO.

     

    Prof: Alexandre Lênin
     

  • GABARITO: ERRADO

     

    Conforme vimos em aula, o serviço ADSL não se dá por meio de conexão dial-up, via linha telefônica. Ademais, ele necessita do uso de um Modem ADSL (diferente do modem convencional para acesso discado), porém que não precisa converter o sinal de digital para analógico porque o sinal é sempre digital (Asymetric Digital Subscriber Line). Por fim, ele ocorre a partir da infraestrutura das empresas de telefonia fixa e, não, móvel.

     

    Renato da Costa, Diego Carvalho - Estratégia Concursos

  • O serviço ADSL não se dá por meio de conexão dial-up, via linha telefônica. Ademais, ele necessita do uso de um Modem ADSL (diferente do modem convencional para acesso discado), porém que não precisa converter o sinal de digital para analógico porque o sinal é sempre digital (Asymetric Digital Subscriber Line). Por fim, ele ocorre a partir da infraestrutura das empresas de telefonia fixa e, não, móvel.

  • O ACESSO A INTERNET SE DA ATRAVÉS DE MODEM. SEMPRE.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    O acesso à Internet em alta velocidade por meio de conexão dial-up, via linha telefônica, também conhecido como serviço ADSL (DIAL-UP), dispensa (NÃO DISPENSA) o uso de modem, visto que, nesse caso, a conexão ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou móvel (celular).

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

  • A tecnologia ADSL exige o uso de modem, visto que é preciso converter o sinal digital do computador para o sinal de voz (analógico) da linha telefônica e vice-versa.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O serviço ADSL não se dá por meio de conexão dial-up, via linha telefônica. Ademais, ele necessita do uso de um Modem ADSL (diferente do modem convencional para acesso discado), porém não precisa converter o sinal de digital para analógico porque o sinal é sempre digital (Asymetric Digital Subscriber Line). Por fim, ele ocorre a partir da infraestrutura das empresas de telefonia fixa e, não, móvel.

    Gabarito: Errado 


ID
90883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que
se seguem.

Para que o SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail pela Internet, seja utilizado, é necessário um endereço IP do servidor que armazene as mensagens de correio eletrônico do usuário do serviço.

Alternativas
Comentários
  • SMTP é um protocolo de envio de mensagens e não de recebimento.Entre servidores de email sim, é utilizado o SMTP ( servidor->servidor )No sentido servidor->cliente usa-se o IMAP (webmail), ou o POP3 (descarregamento, ou seja, tira do servidor e salva no computador cliente, exemplo outlook).
  • SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): controla o envio de mensagens.POP3 (Post Office Protocol Versão 3): controla o recebimento das mensagens.
  • Besterol para lembrar:POP3 - Começa com P de pai de santo, pai de santo só recebe.rsSMTP - Começa com S de Sair.
  • O SMTP não é um protocolo de recebimento e sim de envio.

  • O Protocolo S M T P é utilizado para MANDAR MENSAGEM, macete ensinado  pelo PROFESSOR RODRIGO SCHAEFFER, dizendo que o M é de Mandar Mensagem.

  • Os três principais protocolos usados para o envio e recebimento de emails, são:

    POP3 = (Post Office Protocol que em português significa: protocolo de posto dos correios).  Ele é usado para que o usuário possa acessar seu correio(email) através do servidor POP.

    IMAP = (Internet Message Access Protocol. em português: Protocolo de acesso a mensagens de internet). Faz a mesma coisa do POP3, só que este oferece mais possibilidades, como:  permite gerir vários acessos simultâneos, permite gerir várias caixas de correio, permite triar o correio de acordo com mais critérios e etc.

    SMTP = (Simple Mail Transfer Protocol. traduzindo: Protocolo de transferência de mensagens simples). Permite ao usuário enviar seus emails ao servidor para outro usuário remoto.

    O macete para lembrar o significado é traduzindo, lembrando que quando traduzimos do inglês para o português a ordem das palavras se invertem: SMTP(Protocolo de Transferência de Mensagens Simples).

    Bons estudos!

     

     

     

  • . POP3 (Post Office Protocol Versão 3): O Pai de santo que recebe as mensagens.

     SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): E o que manda mensagens.

  • Está errado por dois motivos: o protocolo SMTP é para envio (não recebimento como mostrado na questão), e é necessário o endereço do servidor (este endereço é algo como smtp.uol.com.br). O número de IP não consegue especificar qual é o servidor SMTP existente para conexão, a menos que seja um servidor dedicado para tal tarefa/protocolo.

    Na prática, quase todos os serviços SMTP estão instalados em servidores compartilhados com SQL, fileserver, DHCP, DNS, etc. Ou seja, um único número de IP poderá referenciar vários serviços diferentes.

  • Resposta: Errado.
    Pois o protocolo SMTP é utilizado para envio das mensagens,  já o POP3 é responsável recebimento das mensagens de correio eletrônico do usuário do serviço.

    A questão estaria correta na seguinte forma, abaixo:

    "Para que o POP3, um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail pela Internet, seja utilizado, é necessário um endereço IP do servidor que armazene as mensagens de correio eletrônico do usuário do serviço".

  • BIZÚ = SMTP SAIDA, ENVIO

    não tem lógica mais não esquece nunca!

    abraços
  • Essa questão é simples:o SMTP é um protocolo de transferência simples,responsável pelo envio de e-mails.SMTP = Saída e o POP3 é utilizado para o recebimento de e-mails!
  • eu penso assim:

    SMTP, s de Send (enviar)
  • Ok, mas e o negócio do IP? Vamos supor se na questão estaria falando sobre POP ou POP3. 
    Ele seria fundamental para o recebimento do e-mail?
  • Pessoal, concordo com o primeiro comentário no sentido de que SMTP é um protocolo de TRANSFERÊNCIA.

    Portanto, é importante esclarecer que quando você envia um e-mail para um Servidor SMTP (seu MTA - Mail Transport Agent) este envia através do SMTP a mensagem para outro MTA, que recebeu por SMTP. (Servidor - Servidor).


    MAS, PARA CONCURSOS, sempre considere que SMTP ENVIA. Só que ele é um protocolo de TRANSFÊNCIA de e-mails.

    Para não restar dúvidas sobre todo o assunto que envolve serviço de e-mail:
    http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero/doku.php/espec:servico_de_e-mail
  • SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail pela Internet.
                                                                       
      ENVIO
  • O erro está em afirmar que SMTP é protocolo de recebimento.
  • AFIRMATIVA ERRADA

    SMTP é o protocolo padrão para envio de e-mail.

    POP3 é o protocolo padrão para recebimento de e-mail. Esse protocolo recebe mensagens sem deixá-las no servidor.

    IMAP é o protocolo que permite acesso aos e-mails, através de um serviço de provedor chamdo webmail. Nesse caso os emails ficam no servidor, não precisando descarregá-los no máquina do usuário.
  • Gente, o melhor macete para decorar a que o SMTP se refere é:

    Sua Mensagem Tá Partindo!!!
  • Assertiva simples, porém equivocada.

    Só para reforçar nossa memória :-)

    SMTP - (protocolo responsável) - ENVIA MENSAGEM.

    POP3- (protocolo responsável) - RECEBE MENSAGEM.
  • Acredito que o maior erro da questão está em afirmar a necessidade de endereço IP na configuração, pois na maioria das vezes é usado um nome de domínio e não endereço IP.
  •  Pessoal, vamos parar de confundir as coisas!

    O serviço SMTP envia e recebe emails entre os servidores, ao passo que o serviço POP3 recupera o email do servidor de email para o computador do usuário. Para obter mais informações, consulte a documentação sobre o SMTP do serviço SMTP Microsoft.

    fonte:
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc759281(v=ws.10).aspx

  • Uma outra questão ajuda a responder, vejam: 

    Prova: CESPE - 2010 - MPS - Técnico em Comunicação Social - Relações Públicas

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Correio Eletrônico

    O envio de e-mail é realizado por um servidor de saída que opera a partir do protocolo SMTPdestinado a enviar as mensagens de acordo com o endereço do destinatário.

    GABARITO: CERTA.

    "Um minemônico que vi em algum comentário uma vez ajuda a lembrar: SMTP Sua Mensagem Tá Partindo."

  • GABARITO: ERRADO


    Lendo até "Para que o SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail" já dá para marcar a questão como errada, afinal SMTP é o protocolo de envio de mensagens de email.

  • SMTP , só lembrar do S de send = envio

  • Parei de ler em recebimento 

  • SMTP = Sua Mensagem Tá Partindo

    Um colega aqui do QC postou e NÃO ERREI mais!!

  • SMTP - Sua Mensagem Tá Partindo

  •  

     

     

    Parei de ler em "...recebimento...".

     

     

     

  • Um macete que aprendi aqui no QC.

    SMTP - Sua Mensagem esTa Partindo

  • ERRADO


    Servidor web armazena as páginas web acessíveis pelos navegadores de Internet,

    servidor FTP armazena os arquivos e pastas para download e upload via FTP,

    servidor SMTP é para envio de mensagens de e-mail para outros

    servidores SMTP, e servidor PROXY é para analisar, armazenar, bloquear e liberar os pedidos de tráfego entre os servidores.


  • ERRADO

    (2017/TRE-BA/Operador de Computador) Tendo em vista que o SMTP é o protocolo padrão para o envio de emails, o estabelecimento de conexão, a transferência de mensagens e o encerramento de conexão é a ordem de acontecimentos, das fases do processo de transferência de mensagens sob esse protocolo. CERTO

  • Gabarito: Errado

    SMTP é um protocolo de envio, e não de recebimento de mensagens.

    ( SMTP - Sua Mensagem Tá Partindo)

  • IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet. SMTP é o protocolo para envio de e-mail. SMTP É DE ENVIO.

  • - Uma empresa tem unidades físicas localizadas em diferentes capitais do Brasil, cada uma delas com uma rede local, além de uma rede que integra a comunicação entre as unidades. Essa rede de integração facilita a centralização do serviço de email, que é compartilhado para todas as unidades da empresa e outros sistemas de informação.

    Tendo como referência inicial as informações apresentadas, julgue o item subsecutivo.

    SMTP é o protocolo utilizado para envio e recebimento de email e opera na camada de aplicação do modelo TCP/IP.

    GABARITO: CERTO!

    UNS FALAM QUE É SO DE ENVIO, ESSA PROVA DE ESCRIVÃO DE 2018 DEU GABARITO C, PARA ENVIO E RECEBIMENTO DE EMAIL, E AGORA JOSÉ?!!?

  • GAB E

    Para que o SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail pela Internet, seja utilizado, é necessário um endereço IP do servidor que armazene as mensagens de correio eletrônico do usuário do serviço.

    SMTP é um protocolo de envio de mensagens de e-mail.

    SMTP - Sua Mensagem Tá Partindo

  • SMTP é um protocolo para o envio de email através da porta 25/287.

  • GABARITO: ERRADO.

  • POP3 (Porta 110): recebimento de mensagens, removendo-as do servidor. É utilizada as instruções USER (usuário) e PASS (senha). Utiliza o protocolo TCP.

    IMAP ou IMAP4 (Porta 143): permite o acesso de mensagens dentro do servidor, mantendo as mensagens de e-mail disponíveis no servidor.

    IMAPS (porta 993): permite o acesso de mensagens dentro do servidor de forma segura.

    SMTP (Porta 25/587): Transferência Simples de Correio. Utiliza o protocolo TCP. Por recomendação do site antispam.br usa-se a porta 587.

  • ERRADO.

    SMTP é um protocolo de envio, e não de recebimento de mensagens. 

  • Gabarito: Errado

    O SMTP não é um protocolo de recebimento de mensagens de e-mail pela Internet. Pelo contrário, ele envia.

    SMTP --- protocolo responsável pelo envio de e-mail.

    POP ou IMAP --- protocolo de recebimento de e-mail.

    SMTP --- Sua Mensagem Tá Partindo.

  • SMTP envia mensagens!!!!!

    #pertencerei

    "o Senhor é meu Pastor e nada me faltará"

  • Para ajudar a lembrar do protocolo SMTP: 

    Sua

    Mensagem

    Tá  

    Partindo.

    POLÍCIA MILITAR

  • SMTP:

    INTERNET→ SÓ ENVIA

    INTRANET → ENVIA E RECEBE


ID
90886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que
se seguem.

Com o surgimento da WWW (world wide web), o acesso a arquivos de conteúdo apenas textual evoluiu para arquivos que agregam diversos formatos, com destaque para os documentos hipermídia, que são a união de hipertexto com multimídia, ou seja, textos com links, imagens, sons, vídeos, entre outros recursos.

Alternativas
Comentários
  • Hipermídia é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. Hipermídia une os conceitos de hipertexto, interface e multimídia numa só linguagem. Traduzida erroneamente como mero suporte, hipermídia não se configura só como meio de transmissão de mensagens, e sim como uma linguagem com características próprias, com sua própria gramática. Hipermídia, diferentemente de multimídia, não é a mera reunião dos meios existentes, e sim a fusão desses meios a partir de elementos não-lineares.
  •  A hipermídia se expandiu . ao propor a WWW como conceito e ferramenta de interligação de computadores ao redor do mundo

  • Hypermedia = Texto com links, imagens, sons, videos e etc...

  • A WWW (world wide web) é exatamente isso que foi dito na questão e algumas coisas a mais.

    Antigamente todas as páginas da web eram criadas e mantidas apenas com conteúdo textual. A www através da internet, nos permite(hoje em dia) visitar páginas de sitios(sites), ouvir músicas, assistir a vídeos, fazer downloads e muito mais.

    Sempre que se falar em www, lembrem-se que é tudo aquilo que usufruímos através de um navegador(internet explore ou monzila por exemplo), e Internet é o meio pelo qual o sinal sai/entra em seu computador e trafega na rede até seu destino. É sempre bom ter o cuidado de não confundir internet com www.

     

    Bons estudos!

     

  • O acesso a arquivos de conteúdo apenas textual era realizado pelas BBS (precursoras dos provedores de Internet).

  • GABARITO: CERTO

      Na década de 90, as informações transferidas pela Web eram constituídas apenas por textos, em grupos de discussão sem uma interface gráfica amigável. Nessa época, apenas o hipertexto era utilizado, como o formato de texto digital construído em blocos que traduzem conjuntos de informações, onde são inseridas ligações (links) para textos disponíveis em outros locais.
      Com a evolução da internet e do www, várias mídias passaram a ser usadas nas páginas visualizadas nas páginas, como imagens sons e vídeos.
      O hipertexto continua sendo o responsável por informar a localização e as características dessas mídias nas páginas, sendo mais apropriadamente chamdo hipermídia.

    fonte: livro Vestcon(provas comentadas)

ID
90889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos conceitos relacionados à Internet, julgue os itens que
se seguem.

No Internet Explorer (IE), a partir de Opções da Internet, encontrada no menu Ferramentas, é possível configurar uma série de parâmetros como, por exemplo, a página inicial que será acessada toda vez que o IE for aberto e em que pasta devem ser armazenados os arquivos temporários da Internet.

Alternativas
Comentários
  • No Fire Fox as mesmas configurações referidas na questão e ainda outras, como fonte e tamanho da fonte são feitas através de OPÇÕES no Menu Ferramentas
  •  ACRESCENTANDO:

    caminho: FERRAMENTAS - OPÇÕES DA INTERNET... - guia GERAL - botão CONFIGURAÇÕES (Arquivos de Internet Temporários) - botão MOVER PASTA.

  • GABARITO: CERTO

    A página inicial pode ser configurada por meio do menu Ferramentas / Opções da internet / Geral / Home Page. 

    A pasta de arquivos de internet temporários em Ferramentas / Opções da internet / Geral / Histórico de Navegação / Configurações / Mover Pastas .... 


  • Também pelo COMANDO ferramentas, conforme figura acima, chegando à janela seguinte:

    Visão Geral de Opções da Internet do IE
  • O Internet Explorer pode ser configurado por meio das Opções de Internet. Por meio da Guia

    Geral, é possível configurar uma ou mais páginas iniciais; alterar como as páginas são exibidas;

    excluir histórico; alterar cores, idiomas, fontes e recursos de acessibilidade; entre outros. Já por

    meio da Guia Segurança, é possível selecionar uma zona e seu nível de segurança esperado – pode

    ser mais restritivo ou extensivo.

    pdf estratégia


ID
90892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da organização e da segurança da informação em meio
eletrônico, julgue os próximos itens.

Confidencialidade, um dos princípios básicos da segurança da informação, tem como característica garantir que uma informação não seja alterada durante o seu trânsito entre o emissor e o destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Em um sistema que garante a confidencialidade, um terceiro entra em posse de informações trocadas entre o remetente eo destinatário não é capaz de extrair qualquer conteúdo inteligível.Para garantir-la utilizam-se mecanismos de criptografia e de ocultação de comunicação. Digitalmente podem manter a confidencialidade de um documento com o uso de chaves assimétricas.
  • A frase estaria correta se no lugar de CONFIDENCIALIDADE estivesse escrito INTEGRIDADE, pois, é o princípio que aborda o estado da mensagem desde a origem até o destino sem qualquer alteração.
  • Os princípios básicos da segurança são a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, sendo a integridade o responsável em garantir que uma informação não seja alterada durante o seu trânsito entre o emissor e o destinatário.
  • GABARITO: ERRADO

    Confidencialidade - propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação. Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento,manutenção e destruição).

  • Gabarito: E

    Quem garante que a informação não foi alterada é a INTEGRIDADE!

  • O Cebraspe gosta muito de confundir dois princípios da segurança da informação, lembro assim:

    Confidencialidade (Acesso, Sigilo).

    Integridade (Alteração).

  • Minha contribuição.

    Princípios da Segurança da Informação

    Confidencialidade: é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas - incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos. Seria algo similar à privacidade, em que pessoas autorizadas podem acessar e visualizar uma informação e pessoas não autorizadas não podem.

    Integridade: é a capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida. Esse princípio sinaliza a conformidade dos dados armazenados com relação às inserções, alterações e processamentos autorizados efetuados.

    Disponibilidade: é a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada. De certa forma, ela garante que usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.

    Autenticidade (legitimidade): é a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Em outras palavras, ela garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação.

    Não-repúdio (irretratabilidade): também chamada de irrefutabilidade, trata-se da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
90895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da organização e da segurança da informação em meio
eletrônico, julgue os próximos itens.

Os worms são pouco ofensivos, pois referem-se ao envio automático de mensagens indesejadas de correio eletrônico a um grande número de destinatários, que não as solicitaram ou que tiveram seus endereços eletrônicos copiados de um sítio pirata.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria ao invés de worms: SPAM
  • Realmente worms ( vermes ) são pouco ofensivos, porém o papel do worm é sobrecarregar uma rede propagando-se automaticamente. Como ele fica passeando pela rede e enviando cópias de si para os outros computadores faz com que gere uma sobrecarga excessiva no tráfego da rede, tornando-a mais lenta.
  • Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. O worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
  • Spam é o nome dado para para e-mails, mensagens eletronicas, scraps de orkut ou sms no celular, que são enviadas aos usuários sem o seu consentimento.
  • GABARITO: ERRADO

    Worms são tipos de vírus autônomos e autorreplicantes, pouco ofensivos, que podem chegar até usuários anexos a mensagens de correio eletrônico.
    As mensagens de correio eletrônico (emails) indesejadas e enviadas em massa são chamadas de SPAM.
  • "worms são pouco ofensivos..."

    ERRADO, li nem o resto.
  • Isso é a definição de SPAM

  • Worm

    Um tipo de malware, minha gente

    É aquele tal de worm

    Replica-se automaticamente

    E na rede causa um dano enorme

     

    Para driblar esse nojento

    O firewall é uma opção

    Não é: oh! Que 100%

    Mas dá alguma proteção

     

    Pra o safadinho não entrar

    Fechar a porta é uma opção

    Mas se ele já estiver lá

    Use um IDS então

    *IDS(Intrusion Detection Sistem): é meio que um fofoqueiro do bem. Ele abelhuda a rede e dá uma de x9 a "quem de direito".

  • GABARITO: ERRADO

    Os SPAMS são pouco ofensivos, pois referem-se ao envio automático de mensagens indesejadas de correio eletrônico a um grande número de destinatários, que não as solicitaram ou que tiveram seus endereços eletrônicos copiados de um sítio pirata.

  • GABARITO: ERRADO.

  • RESUMO:

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática.

  • Gab. E

    Meus resumos

    Worms:

    • Autorreplica, auto programável;
    • Não precisa de hospedeiro;
    • Abre brechas para invasores;
    • Se propaga automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador;


ID
90898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da organização e da segurança da informação em meio
eletrônico, julgue os próximos itens.

Em um ambiente computacional, a perda das informações por estragos causados por vírus, invasões indevidas ou intempéries pode ser amenizada por meio da realização de cópias de segurança (backup) periódicas das informações, as quais podem ser feitas da máquina do usuário, de servidores e de todos os demais dispositivos de armazenamento, local ou remoto, de dados.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado descreve uma rotina de segurança.
  • Questão repetida.

    Igual a questão: Q36013

  • GABARITO: CERTO

    O backup, ou cópia de segurança, tem por função duplicar arquivos importantes que poderão ser utilizados caso os arquivos originais se tornem inacessíveis por um motivo qualquer. As cópias podem ser armazenadas em qualquer local e usando qualquer tipo de armazenamento.

ID
90901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sérgio e Carla chegam ao autoatendimento de uma agência
bancária para sacarem, respectivamente, R$ 430,00 e R$ 210,00.
Nessa agência, estão em operação 10 caixas automáticos, todos
indicando, na tela, que contêm notas de 5, 10, 20 e 50 reais. No
entanto, efetivamente, 2 deles contêm apenas notas de 10 reais, 3
contêm somente notas de 20 reais, e os demais contêm notas de
todos os valores indicados na tela. Nos caixas, existem notas
suficientes para os saques, cada um deles tem fila individual, e
Sérgio e Carla tomaram filas de caixas diferentes.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que
se seguem.

A quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponíveis para o casal Sérgio e Carla é superior a 100.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que seja igual a 90 maneiras
  • Eu entendo que nesse caso a ordem não importa, pois ele está pedindo OS PARES DE FILAS e não AS POSIÇÕES (neste caso a ordem importaria). Portanto, acredito tratar-se de um exercício de combinação: C10,2 = 10!/2!*8! = 45 PARESDe qualquer forma é inferior a 100.
  • A ORDEM IMPORTAC10,2 = 10!/(10-2)!.2! = 10.9.8!/8!.2! = 10.9/2 = 90/2 = 45 paresSe ordem não importasse, ou seja, se pudesem haver repetições, o resultado seriaC10,2 = 10!/(10-2!= 10.9.8!/8! = 10.9 = 90 paresComo os colegas abaixo comentaram, ambas as escolhas estão abaixo de 100.Resposta com afirmação incorretaPara entender o raciocíno acima é preciso estudar as fórmulas, porque senão a cabeça do cidadão pira.Cn,r = n!/(c-r!.r e Cn,r = n!/(c-r)!
  • Resposta Errada.
    Na verdade o valor da resposta é 21.
    De fato, pois Sérgio e Carla ocuparam filas diferentes e a ordem é irrelevante.
    Por que 7 tomado a 2?
    Observe que eles não poderam utilizar 3 caixas que contêm somente notas de 20 reais, porque não têm como retirar R$ 430,00 e R$ 210,00 nestes caixas. Logo, eles somente utilizaram 7 caixas eletrônicos.
    Agora, o cálculo fica assim:
    C7,2=21 < 100
  • A PERGUNTA É RESPONDIDA COM ARRANJO SIMPLES, SEM NADA MAIS. A 10,2 = 90. OS PARES JA SÃO FEITOS POR ESSE TIPO DE CALCULO. NÃO PRECISA DIVIDIR OU NADA DO GENERO! E NÃO PODE SER FEITO POR COMBINAÇÃO POIS NO CASO EM QUESTAO INFLUENCIA A POSIÇÃO QUE CADA USUARIO OCUPA, MESMO QUE TROCADA! 

  • Resposta: 21

    A questão, ao meu ver, é de Combinação mesmo, pois não importa a sequência das filas.
    Porém, os valores dos saques são múltiplos de 5 e10, mas não de 20. Há 3 caixas que possuem células somente de 20, então Sérgio e Carla não poderão sacar nesses caixas.

    Logo, a combinação deverá ser C 7,2 - resultando em 21 pares diferentes de filas possíveis para o saque.
  • Afinal é arranjo ou combinação?

  • Colegas,

    Eu vou na linha dos que disseram ser Combinação para o caso. Quando o examinador disse "pares de filas diferentes disponíveis para o casal", me deu a entender que eles querem saber de uma unidade de "casal" que ocupa 2 posições, não importando se É Sérgio - Carla ou Carla - Sérgio. O que é diferente da questão Q30299, que fala de "escolha de pares de filas diferentes para Sérgio e Carla tal que ambos consigam realizar os saques ...".

    Independente de Arranjo ou Combinação, a resposta deu errada. Fato atípico para o Cespe, pois costuma avaliar justamente se o candidato sabe diferenciar os métodos.

  • é arranjo! exemplo...

    caixas:   1    2    3    4    5    6    7    8    9    10

                 j     c

                 c     j


    são casos diferentes, então a permuta deles de lugar conta. então é arranjo

    resposta: 90

  • Acredito que não sejam 21 maneiras diferentes porque o casal não tinha a informação de que aqueles 3 caixa continham apenas cédulas de 20 reais. Dessa forma, como escolheriam apenas entre as 7 restantes?


    Pra mim, resposta: 90

  •  

    MOLE, MOLE, GALERA!!!
    Havia postado, aqui, defendendo que há 90 possibilidades, por achar que a ordem importa. Errado! Então vamos à correção.

    * Dados do problema:
       → 10 filas disponíveis;   
       →   2 pessoas em filas diferentes.

    A questão quer saber de quantas formas diferentes é possível que 2 pessoas entrem em filas distintas, independentemente das notas liberadas pelos caixas.

    * Matando a cobra:
       Por que não é arranjo? O par Sérgio e Carla é o mesmo par que Carla e Sérgio. O mesmo raciocínio é empregado para os pares de fila.
       Temos, portanto, combinação.
       C(n,p) =       n!               C(10,2) = 10 . 9 . 8!          A = 45               
                      p! (n-p)!                               2! 8!

     * Mostrando o pau:
        Imaginemos as filas identificadas de 1 a 10. 
        Fazendo as combinações da fila 1 com as demais filas, temos 9 combinações.
        As combinações da fila 2 terá uma combinação a mesnos, já que o par 1-2 já terá sido contado.
        E assim por diante, de tal forma que não sobra nenhuma combinação para a fila 10 fazer, já que as demais já fizeram com ela.

        1-2              2-3             3-4             4-5             5-6             6-7             7-8             8-9             9-10
        1-3              2-4             3-5
        1-4              2-5             3-6
        1-5              2-6             3-7
        1-6              2-7             3-8
        1-7              2-8             3-9
        1-8              2-9             3-10
        1-9              2-10
        1-10
     9 pares        8 pares       7 pares      6 pares      5 pares       4 pares       3 pares      2 pares         1 par
        
        9 + 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1   =   45

        45 < 100.

    * GABARITO: ERRADO.



    Abçs.

  • Olá, pessoal.

    Independentemente de escolha de caixa, são 2 pessoas. S= sérgio e C=Carla. Em 10 caixas.

    1    2      3     4    5     6     7     8      9      10

    S   C --->pares: onde você pode colocar as pessoas - número de pessoas = 10-2=8. Este é o valor do evento Anagrama, pois são maneiras distintas.

    A10,(10-2) = 10!/8! = 10 * 9 *8! / 8! = 10*9 = 90.

     

     

    Outro cálculo bem simples.

    O Todo são 10 diminui pela forma dos pares. Se Sérgio já está em uma fila, serão 10-1 =9 filas para Carla entrar e formar 1 par, independentemente de qual fila seja. Sendo, formas distintas um Anagrama. Então temos A=10*9. Pois Sérgio pegou 1 posição dentre 10, depois Carla escolheu uma dentre 9. A=10*9=90.

     

  • Filas totais - filas de 20 reais = filas que atendem

    A(10,2) - A(3,2) = 90 - 6 = 84

    questao errada

  • Sérgio e Carla não poderão sacar em 3 dos caixa que só sacam 20 reais pq nunca conseguiram sacar 430 ou 210 neles , então se exclui 3 caixas ,restando  C 7,2=21

  • Muito comentário (e com maior numero de curtidas) equivocado! No enunciado diz que todos os caixas possuem notas suficientes para os caixas. Logo, não exclui os tres caixas como os colegas acima falaram. A questão trata-se de arranjo. 10 possibilidades para um deles e 9 para o outro -> 10.9 = 90

  • Trata-se de COMBINAÇÃO

    Combinação C10,2 . 2!

    2! porque temos que permutar os dois na fila!

    10.9 / 2.1= 45.2! =90

    Não se trata de ARRANJO pois a ORDEM não importa.

    É combinação! Se ligar de permutar o resultado no final.

    Outra coisa...o cespe quase nunca dá um valor muito longe do resultado... vi aqui comentários de resultado bem longe do enunciado na questão.


ID
90904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sérgio e Carla chegam ao autoatendimento de uma agência
bancária para sacarem, respectivamente, R$ 430,00 e R$ 210,00.
Nessa agência, estão em operação 10 caixas automáticos, todos
indicando, na tela, que contêm notas de 5, 10, 20 e 50 reais. No
entanto, efetivamente, 2 deles contêm apenas notas de 10 reais, 3
contêm somente notas de 20 reais, e os demais contêm notas de
todos os valores indicados na tela. Nos caixas, existem notas
suficientes para os saques, cada um deles tem fila individual, e
Sérgio e Carla tomaram filas de caixas diferentes.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que
se seguem.

A quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponíveis para Sérgio e Carla tal que ambos consigam realizar os saques desejados é maior que 20.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão de Combinação, pois pede PARES de caixas, não importando as suas posições.Os caixas com notas de R$20,00 não servem, restando somente 7 caixas.C7,2 = 7!/2!*5! = 21 pares.
  • A ORDEM IMPORTA Excluindo os 3 caixas com notas só de 20 que não permitem a formação de duplas eo saque exatoC7,2 = 7!/(7-2)!.2! = 7.6.5!/5!.2! = 7.6/2 = 42/2 = 21 paresSe ordem não importasse, ou seja, se pudesem haver repetições, o resultado seriaC7,2 = 7!/(7-2)!= 7.6.5!/5! = 7.6 = 42 paresMas o correto são 21 pares, uma vez que um par figurativamente nominado ab não pode se repetir como ba
  • A 7,2 =
    7!/(7-2)! =
    7 x 6 x 5!/ 5! =
    7 x 6 = 42
  • Super feliz em começar fazer parte deste grupo de estudantes!! Que todos nós consigamos alcançar nossos objetivos!! Sorte, sempre!! Estudar, até passar!! :)

  • Também acredito ser um exemplo de arranjo. Se um par for Sergio no caixa 1 e Carla no caixa 2, se houver inversão de ordem, surge uma nova maneira distinta.

  • MOLE, MOLE, GALERA!!!


    Dados do problema:
       → 7 caixas disponíveis;
       

       
    → 2 pessoas entrarão em filas diferentes;

       → a ordem dessas filas não importa;



    * Então, como é que fica?
       

       C(n,p) =       n!              C(7,2) =    7!             C = 7.6.5!          C = 21               
                      p! (n-p)!                        2! 5!                  2. 5!

       Sérgio e Carla têm a possibilidade de escolherem 21 pares de filas.


       21 > 20.



    Confirmando:
       Vamos alfabetizar essas filas. Vamos identificar cada fila com uma letra: A B C D E F G (7 filas)


       
    AB          BC          CD          DE          EF          FG

       AC          BD          CE          DF          EG             

       AD          BE          CF          DG        

       AE          BF          CG         

       AF          BG

       AG



    * GABARITO: CERTO.

    Abçs.
  • Os caixas com notas de 20 não servem, logo, C7,2= 21

  • A ordem não importa! tem gente confundindo Faraó do Egito com Farofa de Cabrito!

    Ter ou não ORDEM NÃO SIGNIFICA REPETIÇÃO!

    Excluimos os caixas que não terão como sacar os valores (3) 10-3=7

    Trata- se de Combinação C7,2 = 21

  • CORRETO

    total = 10 filas

    No entanto, efetivamente, 2 deles contêm apenas notas de 10 reais, 3 contêm somente notas de 20 reais, e os demais contêm notas de todos os valores indicados na tela. 

    Quero 2 filas ,porém com uma restrição ,porque os valores 430 e 210 não seriam trocados apenas por notas de 20 .

    Veja:

    430/20= 21,5

    210/20= 10,5

    Então, temos disponíveis apenas 7 caixas /filas ( total 10 - 3 os que só têm notas de 20 = 7 os demais ) .

    C 7,2 = 21

  • 1 - Trata-se de um problema de análise combinatória porque pede a quantidade de escolhas dentro de um conjunto de possibilidades.

    2 - Vou utilizar o total de sete caixas automáticos como conjunto de possibilidades de escolha porque três desses caixas só possuem notas de R$ 20,00 e, por isso, os saques de R$ 430,00 e de R$ 210,00 não são possíveis nesses caixas. 

    3 - A ordem de escolha dos caixas não faz diferença porque escolher um ou outro caixa não vai alterar o resultado final. Como a ordem não importa, vai ser usada a combinação.

    4o A fórmula da combinação é:

    C n,p = n!/p!(n-p)!

    Onde n = total de elementos e p = total de elementos que preciso escolher.

    No problema temos que escolher 2 caixas automáticos em um total de 7, logo, n = 7 e p = 2.

    Calculando: C10,2 = 7!/2!(7-2)! ->  7!/2!.5! -> 7.6.5!/2.1.5! -> simplifico 5! no numerador com 5! no denominador -> 42/2 = 21.

    Logo, a quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponíveis para Sérgio e Carla tal que ambos consigam realizar os saques desejados é de 21 escolhas.

    GABARITO CERTO.

    Favor comunicar se houver algum erro na explicação. Obrigado.


ID
90907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sérgio e Carla chegam ao autoatendimento de uma agência
bancária para sacarem, respectivamente, R$ 430,00 e R$ 210,00.
Nessa agência, estão em operação 10 caixas automáticos, todos
indicando, na tela, que contêm notas de 5, 10, 20 e 50 reais. No
entanto, efetivamente, 2 deles contêm apenas notas de 10 reais, 3
contêm somente notas de 20 reais, e os demais contêm notas de
todos os valores indicados na tela. Nos caixas, existem notas
suficientes para os saques, cada um deles tem fila individual, e
Sérgio e Carla tomaram filas de caixas diferentes.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que
se seguem.

A quantidade de escolhas de pares de filas diferentes disponíveis para Sérgio e Carla tal que pelo menos um deles não consiga fazer o saque é menor que 20.

Alternativas
Comentários
  • 1 fica em um dos 3 caixas q não fazem saques enquanto o outro passeia pelos 7 restantes, formando 7 pares nas condições pedidas.Fazendo isso 3 vezes resulta em 21. Invertendo a pessoa soma mais 21 pares de filas = 42 possibilidades.
  • Enquanto Carla não saca: C3,1 = 3!/1! 2! = 3

    Sérgio pode sacar ou não: C10,1 = 10!/1! 9! = 10

    Invertendo:

    Enquanto Sérgio não saca: C3,1 = 3!/1! 2! = 3

    Carla pode sacar ou não: C10,1 = 10!/1! 9! = 10

    Total de soluções: 26

  • O problema diz que obrigatoriamente um deles não deve conseguir fazer o saque. Então usando o princípio fundamental da contagem temos:

    Sérgio não sacando X Carla sacando ou não (caixa que podem fazer saque + caixas que não pode sacar e que não estão sendo usados por Sérgio):

            3                           x                           (7 + 2)  = 27

    Invertendo quem usa os caixas, devemos dobrar as possibilidades:

    27 x 2 = 54 possibilidades.

  • C(3,1) x C(7,1) para Sergio não sacar e Carla sacar

    +

    C(3,1) x C(7,1) para Sergio sacar e Carla não sacar

    = 21 + 21 = 42
  • Resolução 1:

    Formas de eles escolherem 2 filas quaisquer:

    A10,2 = 10 x 9 x 8! / 8! = 10 x 9 = 90

    Desse total, retiramos as situações que os dois conseguem sacar:

    A7,2 = 7 x 6 x 5! / 5! = 42.

    Logo: 90 - 42 = 48


    Resolução 2:

    O casal não consegue sacar:

    A3,1 = 6

    Apenas um dos dois saca:

    A7,1 x A3,1 = (7 x 6! / 6!) x 3 x 2! / 2!
    7 x 3 = 21

    Nesse caso, é necessário multiplicar por 2 para abranger as duas possibilidades (A saca, mas B não saca e vice-versa)

    Então, 21 x 2 = 42

    42 + 6 = 48
  • Sinceramente, quem está correto???

    Fiz de outra forma, por combinação  7,2 - os dois são conseguem sacar em 7 caixas, portanto....(deve ser viagem minha).

    Por gentileza, quem souber e puder me avisar qual a verdadeira resposta desta assertiva, favor me avisar...

    Obrigado!
  • 10 caixas - 3 caixas de R$20 = 7 caixas possíveis
    de 7 caixas eles podem escolher 2
    entao C(7,2) = 21 maneiras
  • Se são 7 as possibilidades de os dois conseguirem realizar o saque, em 8 possibilidades, ao menos 1 tem a possibilidade de não conseguir....sendo assim seria:

       C (8,2) 8!/2!*6! = 8.7/2 = 56/2 = 28 (mais de 20 possibilidades)

  • MOLE, MOLE, GALERA!!!


    * Dados do problema:

       → 3 filas indisponíveis para escolher 1 (3,1);

       → 7 filas disponíveis para escolher 1 (7,1);

       → a ordem não importa. COMBINAÇÃO (3,1) . (7,1)            C(n,p) =        n!                         
                                                                                                                 p! (n-p)!

          

    * Matando a cobra:

       

       C(3,1) =    3!            C = 3.2!          C = 3                                         C(7,1) =    7!            C = 7.6!          C = 7               

                      1! 2!                  2!                                                                            1! 6!                 1.6!


     

        3 .7 = 21                                    21 > 20



    Mostrando o pau:

     

      | | |          | | | | | | | 


      Acima, você tem as 3 filas indisponíveis e as 7 disponíveis.


       Sérgio e Carla entrarão em filas diferentes. Um deles entrará numa fila disponível e, o outro, numa indisponível.

       Quem entrar numa fila indisponível, tem 3 opções. Quem entrar numa fila disponível, tem 7.

       

       3 x 7 = 21.



    * GABARITO: ERRADO.



    Abçs.

  • eu pensei assim:

    todas as possibilidade - as possibilidades em que os 2 conseguem realizar o saque:
    C(10,2) - C(7,2) = 28

  • Cada um com sua resposta e fodac

  • Se voce acertou a anterior, acertamos essa sem fazer conta! Ora, se com restrição nos temos 21 possiveis maneiras de sacar o dinheiro ( C7,2 ). Retirando a restrição para um deles vamos ter muito mais que 21 possibilidade. A questão fala em Menos de 20..

    Gab. ERRADO

  • Esse Alex Aigner é muito bom!!! Todas as questões ele acha: "MOLE, MOLE, GALERA!!!"

  • Na verdade não é 21...

    ''Pelo menos 1 deles não consiga sacar" = Sérgio não sacar + Carla não sacar

    Primeiro Carla saca, ela pode escolher 7 caixas disponíveis e Sérgio não irá conseguir em 3 = 21, ai eles invertem

    Sérgio escolhe 7 diferentes e Carla 3 = 21

    21+21 = 42 maneiras diferentes de PELO MENOS 1 não sacar.

  • Usando todas as filas seria possível 45 possibilidades= C(10,2)=45. Há 7 caixas que possibilitariam os saques para ambos C(7,2)=21. Assim, para saber quando pelo menos um não irá conseguir sacar, basta subtrair 45-21=24.


ID
90910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sérgio e Carla chegam ao autoatendimento de uma agência
bancária para sacarem, respectivamente, R$ 430,00 e R$ 210,00.
Nessa agência, estão em operação 10 caixas automáticos, todos
indicando, na tela, que contêm notas de 5, 10, 20 e 50 reais. No
entanto, efetivamente, 2 deles contêm apenas notas de 10 reais, 3
contêm somente notas de 20 reais, e os demais contêm notas de
todos os valores indicados na tela. Nos caixas, existem notas
suficientes para os saques, cada um deles tem fila individual, e
Sérgio e Carla tomaram filas de caixas diferentes.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que
se seguem.

Considere que as senhas de banco de Sérgio e de Carla sejam compostas de uma primeira parte numérica de 6 algarismos que assumem valores de 0 a 9 e uma segunda parte constituída de três letras entre as 26 letras do alfabeto. Considere ainda que as partes alfabéticas das senhas de Sérgio e Carla sejam, respectivamente, TMW e SLZ, e que não sejam permitidas senhas numéricas com todos os números iguais. Nessa situação, o número total de senhas possíveis nesse banco cuja parte alfabética não contenha nenhuma das letras existentes na senha de Sérgio ou na de Carla é menor que 8 bilhões.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, me corrijam se eu estiver errado!A senha é composta de uma parte numérica e outra alfabéticaParte numérica: |_| |_| |_| |_| |_| |_|, sendo que:1) Os números variam de 0 a 9;2) Não há senhas com TODOS os números iguais;3) Sendo assim, uma combinação de C10,6 - 10 (pois os números não podem ser todos iguais, exemplo: 000000, 111111, ....)Parte alfabética: |_| |_| |_|, sendo que:1) As letras variam entre as 26 letras do alfabeto;2) Não contenha as letras usadas na senha de Sérgio e Carla (T, M, Q, S, L e Z)3) Sendo assim, uma combinação de C20,3Cruzando as duas combinações:Parte numérica x Parte alfanuméricaResposta: (210-10) x 1140 = 228.000 senhas possíveis.
  • Vinícius,Seu raciocínio está correto com exceção de um ponto importante: como a ordem dos algarismos ou letras é importante temos que usar arranjo ou invés de combinação. Dessa forma a resposta seria:(A(10,6) - 10) * A(20,3) = (151200 - 10) * (6480) = 979.711.200
  • No meu entender trata-se de um arranjo com repetição.Desconsiderando inicialmente que não vale senhas com todos os números iguais:Ar(10,6) x Ar(20,3) =10^6 x 20^3 =1000000 x 8000 =Exatamente 8 bilhões!Mas como senhas com todos os números iguais não são válidas:8 bilhões - 10 = 7999999990, portanto menor.
  • Você tem razão Danilo; relendo a questão vi que ela só faz restrição a repetição de TODOS os algarismos e não de no máximo 5 deles; sendo assim o correto seria (usando o princípio fundamental da contagem):Parte numérica: 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 - 10 (já que não são permitidos todos os algarismos iguais) == 999.990Parte alfabética: 20 x 20 x 20 == 8000Resposta 999.990 x 8000 == 7.999.920.000 que, assim como qualquer um dos outros resultados errados*, é menor que 8 bilhões.* engraçado que até agora todos que comentaram erraram a conta mas acertaram a questão :)
  • RESPOSTA: ERRADO

    ATENÇÃO!
    Em nenhum momento a questão afirma que os algarismos serão todos distintos.
    O que se afirma é: "não são permitidas senhas numéricas com todos os números iguais."
    Portanto, não podemos resolve-la por arranjo.
    Será ultilizado o Princípio Fundamental da Contagem.


    PARTE NUMÉRICA:
    TOTAL(INCLUINDO AS REPETIÇÕES POR ENQUANTO) = 10 X 10 X 10 X 10 X 10 X 10 = 1.000.000

    PARTE ALFABÉTICA:
    Também vale repetir letra.
    26 letras do alfabeto menos 6 letras já ultilizadas por Sérgio e Carla = 20 letras disponíveis = 20 x 20 x 20 = 8.000

    TOTAL DE SENHAS, VALENDO TUDO:
    1.000.000 X 8.000 = 8.000.000.000 (8 BILHÕES)


    NÚMEROS QUE REPETEM:
    000000
    111111
    222222
    .
    .
    .
    999999
    Total, 10 POSSIBLIDADES
    (OBS: REPARE QUE ESSE "10" NÃO SÃO SENHAS,
    PARA DESCOBRIR O NÚMERO DE SENHAS QUE REPETEM NÚMEROS TEMOS QUE MULTIPLICAR 10 PELA PARTE DAS LETRAS 8.000)


    NÚMERO DE SENHAS QUE REPETEM OS NÚMEROS:
    10 x 8.000 = 80.000 senhas

    NÚMERO TOTAL DE SENHAS POSSÍVEIS:
    8.000.000.000 - 80.000 = 7.999.920.000


  • A questão diz: que não sejam permitidas senhas numéricas com todos os números iguais. 

    Como são 6 números eu posso repetir até 5 números.

    Então fica 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 9 = 900.000

    Sobre as letras a questão diz: cuja parte alfabética não contenha nenhuma das letras existentes na senha de Sérgio ou na de Carla (total de 6 letras. Ficando 26 - 6 = 20).

    Então 20 x 20 x 20 = 8.000

    Números x Letras

    900.000 x 8.000 = 7.200.000.000 < que 8 bilhões RESPOSTA CERTA.

  • gabarito certo, não se pode ter todos os números iguais, e subtrai 6 letras que são das senhas de Sérgio e Carla.

    Para senhas formadas com 6 algarismos iguais, ter-se-ão de 10 números, 10 senhas com algarismos iguais; e 26 letras menos as 6 usadas por Carla e Sérgio, dará 20 = 2 x 10;

    montando pra todas senhas possíveis= 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x   2x10 x 2x10 x 2x10 - 10 senhas (com números iguais); logo 8x 10^9 - 10 senhas, será 8bilhões - 10; assim gabarito certo


  • Fiz como o Carlos Araújo

  • Prezado Paulo Neves
    seu pensamento foi bem correto, só que, o Sr. esqueceu
    que no enunciado proibiu que todos os 6 algarismos sejam idênticos, isto é
    5 podem ser iguais, mas não 6

    sendo assim, permita-me te corrigir:
    10 * 10 * 10 * 10 * 10 * 9 * 20 * 20 * 20
    total = 7 200 000 000 sete bilhões e 800 milhoes de possibilidades
    questão correta 

  • Odeio essa máteria

  • Cada um com seu resultado diferente, pelo menos são inferior a 8 bilhões.


ID
90913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A esposa, o filho e a filha de Marcos são correntistas de
uma mesma agência do BRB. Certo dia, entregaram os cartões
magnéticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que têm as
senhas de números 201001, 201002 e 201003, e os códigos de três
letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada
cartão e lembrava-se das senhas e dos códigos, mas não das
associações entre cartões, senhas e códigos. Ele recordava apenas
que a senha do cartão da esposa era 201001 e o código de três letras
associado à senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para
casa e obteve a informação de que o código do cartão da conta do
filho era RBB.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A senha do cartão do filho de Marcos é 201003.

Alternativas
Comentários
  • Esposa Filho FilhaSenha 201001 201003 201002Código BRB RBB BBR Acho que, em uma questão como essa, é mais fácil criar a tablela e alimenta-la com as informações que o enuncioado lhe fornece. Com efeito, resta completar a tabela. Não tem erro...
  • 201001,BRB, esposa201002,BBR, filha201003,RBB, filho
  • Certo.

    Senha da esposa->201001
    Letras do cartão do filho->RBB
    Sabe-se que BBR era associado à senha 201002, logo é só completar a tabela com os dados:
      Esposa Filho Filha Senha 201001 201003 201002 Letras BRB RBB BBR
  • gente não fala aqui que a questão é simples pelo amor de Deus

    eu fico me sentindo muito burralda

    heuahuehauehaueha

  • Questão simples, mas demorei a responder por achar que havia alguma pegadinha típica do Cespe. =D

  • PESSOAS SENHA AGÊNCIA

    ESPOSA 201001 BRB

    FILHO 201002 RBB

    FILHA 201003 BBR

    GAB: CORRETO

  • CORRETO!

    SEGUE A TABELA: https://prnt.sc/110rago


ID
90916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A esposa, o filho e a filha de Marcos são correntistas de
uma mesma agência do BRB. Certo dia, entregaram os cartões
magnéticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que têm as
senhas de números 201001, 201002 e 201003, e os códigos de três
letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada
cartão e lembrava-se das senhas e dos códigos, mas não das
associações entre cartões, senhas e códigos. Ele recordava apenas
que a senha do cartão da esposa era 201001 e o código de três letras
associado à senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para
casa e obteve a informação de que o código do cartão da conta do
filho era RBB.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O código do cartão da filha de Marcos é BRB.

Alternativas
Comentários
  • o cartão da filha é o 201002 e código BBR, conforme dito no texto
  • O da mãe só pode ser 201001 e o código BRB

    O do filho só pode ser 201003 e o código RBB

    O da filha claro que só pode ser o que sobrou 201002 e o código BBR

     

    Logo,sabemos que o da filha não é o código BRB

    Errado

    Bons Estudos !!

     

    Paulo.

     

  •                       201001      201002     201003     BRB      RBB      BBR

    ESPOSA          V                   F                F              V             F            F

    FILHO               F                  F                 V              F             V           F

    FILHA                F                  V                 F              V             F           V


ID
90919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A esposa, o filho e a filha de Marcos são correntistas de
uma mesma agência do BRB. Certo dia, entregaram os cartões
magnéticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que têm as
senhas de números 201001, 201002 e 201003, e os códigos de três
letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada
cartão e lembrava-se das senhas e dos códigos, mas não das
associações entre cartões, senhas e códigos. Ele recordava apenas
que a senha do cartão da esposa era 201001 e o código de três letras
associado à senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para
casa e obteve a informação de que o código do cartão da conta do
filho era RBB.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Marcos não tinha necessidade de telefonar para casa. As informações de que dispunha eram suficientes para que encontrasse as associações, sem a referida informação do código do cartão do filho.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  Faltam informações suficientes para o julgamento objetivo do item. Com as informações apresentadas é possível interpretar o item de duas maneiras igualmente válidas, no entanto, com respostas diversas.

    Bons estudos!

ID
90922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A esposa, o filho e a filha de Marcos são correntistas de
uma mesma agência do BRB. Certo dia, entregaram os cartões
magnéticos a Marcos para sacar dinheiro de suas contas, que têm as
senhas de números 201001, 201002 e 201003, e os códigos de três
letras BRB, RBB e BBR. Marcos sabia a quem pertencia cada
cartão e lembrava-se das senhas e dos códigos, mas não das
associações entre cartões, senhas e códigos. Ele recordava apenas
que a senha do cartão da esposa era 201001 e o código de três letras
associado à senha 201002 era BBR. Marcos decidiu telefonar para
casa e obteve a informação de que o código do cartão da conta do
filho era RBB.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que, no banco de dados dos clientes do banco BRB, existam pelo menos 35 contas-correntes cujos códigos de três letras usam apenas as letras B e R, que apenas um correntista use o código BBB e que, no máximo, três correntistas usem o código BRB, então existem pelo menos cinco correntistas do BRB com o mesmo código de três letras, usando apenas as letras B e R.

Alternativas
Comentários
  • Análise combinatória é necessária nesse caso apenas para calcular o número de códigos (23).BBB = 1
    BBR = 
    BRB = 3
    BRR = 
    RBB = 
    RBR = 
    RRB = 
    RRR = 

    Para completar, procuramos 6 números naturais cuja soma seja 31. 

    Se todos forem menores que 6, a maior soma possível é 30. Portanto, algum número obrigatoriamente é no mínimo 6.

    Lembrando que, como pelo menos um código tem no mínimo 6 usuários, então a afirmação da questão é verdadeira pois, se ele tem no mínimo 6, "existem pelo menos cinco correntistas do BRB com o mesmo código".
  • 8 formas de formar senhas com B e R (2X2X2)

    Em seguida temos que só 1 usa senha BBB e no máximo 3 usam a senha BRB; subtraindo-se essas 4 senhas das 35 existentes, ficam 31 senhas. Considerando-se que para as demais senhas (6 tipos) existe a mesma probabilidade de distribuição entre os correntistas faltantes(31) basta dividir:

    31\6=5,6.

    Portanto, pode-se afirmar que, no mínimo, necessariamente, existe 5 correntistas com a mesma senha.

  • GALERA!!!!


    Se não fossem os colegas Jessé e Regilena Godoi, nunca teria conseguido chegar no resultado correto.
    Apenas torno mais claro a explicação deles.

    * Dados do problema:
       → 35 correntistas usam em seus códigos de 3 letras, B e R (BBB e RRR contam, já que para cada letra pode ser B ou R);
       →   1 correntista usa o código BBB;
       →   3 correntista usam o código BRB.

    * Explicando:
      → Ele quer saber se é certo afirmar que...       
           "existem pelo menos cinco correntistas do BRB com o mesmo código de três letras, usando apenas as letras B e R."

      → Dos 35 correntistas, já sabemos o código de 4. Então precisamos focar nos 31 que faltam.


      → Se sabemos que são 8 formas de formar códigos com B e R, e já sabemos como é o arranjo de 2 desses códigos (BBB e BRB), então,

           precisamos saber como os outros 6 códigos estão distribuídos entre os 31 correntistas restantes, para podermos fechar o número total de 

           correntista que é 35.

           BBB - 1                  RRR - ?

           BBR - ?                    RRB - ?

           BRB - 3                  RBR - ?

           BRR - ?                    RBB - ?



    Então, como é que fica?
      → É só distribuir os 6 códigos para os 31 correntistas que faltam: 31 / 6 = 5,16.
      → Um dos códigos é usado por 6 correntistas e os códigos restantes são usados por pelo menos 5 corrntistas: 6 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 31.


    * GABARITO: CERTO.
       "existem pelo menos cinco correntistas do BRB com o mesmo código de três letras, usando apenas as letras B e R."



    Abçs.
  • "usando apenas as letras B e R".

    Entende-se que deve haver as 2 letras nos códigos formados...

    ANULÁVEL!


ID
90925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar de a expansão de 1,3% da atividade no terceiro
trimestre de 2009 ter ficado abaixo das projeções da equipe
econômica, que esperava 2%, o ministro Guido Mantega disse que
o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) foi grande se
comparado aos de outros países europeus. "Pibinho é o da União
Europeia, o nosso é Pibão. O resultado da Europa foi positivo em
apenas 0,4%, esse é que é o pibinho." O ministro ressaltou que
houve resultados negativos na Espanha e no Reino Unido. Mantega,
no entanto, admitiu que foi surpreendido pelos números.
Anteontem, ele havia dito que o crescimento no trimestre ficaria em
torno de 2%, que, anualizado, resultaria em um ritmo de
crescimento de 8%.

Folha de S.Paulo, 11/12/2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, a respeito da recuperação da economia mundial em 2009.

A União Europeia, a despeito dos esforços governamentais, tem apresentado mais dificuldades que o Brasil para se recuperar da crise econômica de 2008.

Alternativas
Comentários
  • A resposta se encontra no texto:. . . "O resultado da Europa foi positivo emapenas 0,4%, esse é que é o pibinho." . . .
  • Certo

    Isso é fruto, também, do momento de estabilidade e crescimento econômico pelo qual o país vem atravessando.
  • GABARITO: CERTO

    A crise econômica de 2008-2009, desencadeada pelo estouro da bolha imobiliária nos EUA, acarretou mas perdas e danos à economia da União Europeia do que à economia brasileira, como ilustra o texto em apreço. Nas atualidades são registrados muitos elogios ao Brasil, por ser um dos poucos países do mundo que não enfrentou grandes turbulências devido à crise. Já a União Europeia amarga uma profunda crise, principalmente se analisarmos a atual realidade vivida pelos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), onde Grécia, Irlanda e Portugal já chegaram a recorrer à ajuda financeira do FMI (Fundo Monetário Internacional).
  • O que era do Brasil estava bem guardado para pouco tempo adiante. 


ID
90928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar de a expansão de 1,3% da atividade no terceiro
trimestre de 2009 ter ficado abaixo das projeções da equipe
econômica, que esperava 2%, o ministro Guido Mantega disse que
o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) foi grande se
comparado aos de outros países europeus. "Pibinho é o da União
Europeia, o nosso é Pibão. O resultado da Europa foi positivo em
apenas 0,4%, esse é que é o pibinho." O ministro ressaltou que
houve resultados negativos na Espanha e no Reino Unido. Mantega,
no entanto, admitiu que foi surpreendido pelos números.
Anteontem, ele havia dito que o crescimento no trimestre ficaria em
torno de 2%, que, anualizado, resultaria em um ritmo de
crescimento de 8%.

Folha de S.Paulo, 11/12/2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, a respeito da recuperação da economia mundial em 2009.

Mesmo havendo recuperação do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2009, os resultados ainda são inferiores aos de outros países emergentes como China e Índia.

Alternativas
Comentários
  • Vale lembrar que os PIBs da China e da Índia são um dos que mais crescem na atualidade.
  • o PIB chinês e indiano estão crescendo como sua população (a da Índia, principalmente)
  • conhecimento de mundo, já que o texto não falava sobre a china e a índia.
  • Mesmo havendo recuperação do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2009, os resultados ainda são inferiores aos de outros países emergentes como China e Índia. CORRETO!
  • GABARITO: CERTO

    No terceiro trimestre de 2009 o FMI registrou um crescimento superior do PIB Chinês e Indiano em relação ao PIB brasileiro. Mas, segundo ranking do próprio banco internacional, o Brasil se destacou com o segundo maior PIB entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) naquele ano.

ID
90931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar de a expansão de 1,3% da atividade no terceiro
trimestre de 2009 ter ficado abaixo das projeções da equipe
econômica, que esperava 2%, o ministro Guido Mantega disse que
o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) foi grande se
comparado aos de outros países europeus. "Pibinho é o da União
Europeia, o nosso é Pibão. O resultado da Europa foi positivo em
apenas 0,4%, esse é que é o pibinho." O ministro ressaltou que
houve resultados negativos na Espanha e no Reino Unido. Mantega,
no entanto, admitiu que foi surpreendido pelos números.
Anteontem, ele havia dito que o crescimento no trimestre ficaria em
torno de 2%, que, anualizado, resultaria em um ritmo de
crescimento de 8%.

Folha de S.Paulo, 11/12/2009 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, a respeito da recuperação da economia mundial em 2009.

Os Estados Unidos da América (EUA), mais uma vez, são o motor da recuperação econômica mundial, como atestado pela menor taxa de desemprego nos últimos 25 anos.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário do que afirma o enunciado, os EUA enfrentam umas das suas piores crises de desemprego, sendo comparada a de 1929.
  • lembrando que a crise começou com o aumento da inadimplência no mercado imobiliário americano.
  • Acrescentando um pouquinho:A crise não afetou todos os países na mesma intensidade. As nações emergentes, como China e Brasil, conseguiram se manter relativamente a salvo da crise. Já os países desenvolvidos, especialmente os EUA e os membros da União Européia, sofrem com o aumento do desemprego e o desequilíbrio fiscal- arrecadam pouco e gastam muito, o que eleva a dívida pública.
  • Os Estados Unidos da América (EUA), mais uma vez, são o motor da recuperação econômica mundial, como atestado pela menor taxa de desemprego nos últimos 25 anos. ERRADO!É exatamente ao contrário!
  • GABARITO: ERRADO

    Os EUA mais uma vez, assim como 1929, foi o epicentro da crise econômica mundial e não o motor de recuperação da crise como afirma o item. No ano de 2009, auge da crise, o país registrava as mais altas taxas de desemprego dos últimos 25 anos.
  • Apesar de ser inadequado falar em recuperação ainda hoje (10/2011), se existe um motor este é a China e outros países emergentes, que vêm crescendo consideravelmente. A demanda desses países por commodities e componentes de maior valor agregado vem movimentando a ainda convalescente economia de vários países desenvolvidos. 

ID
90934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A preservação da natureza entrou na corrente principal do
pensamento ocidental e ajudou a transformar os processos de
produção industrial. Assim, se os governos não se entendem,
escorregam na burocracia e em interesses egoístas, as empresas e a
sociedade já fazem mais e melhor que os governos no combate ao
aquecimento global.

Veja, 30/12/2009 p. 215 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, com relação ao capitalismo global do século XXI e às
preocupações com o meio ambiente.

Os índices de sustentabilidade ambiental, como o da Bolsa de Valores de São Paulo, vêm sendo engendrados, em parte, por empresas que têm reconhecido comprometimento com práticas sociais, além de serem promotoras de boas práticas no meio empresarial.

Alternativas
Comentários
  • A leitura do texto nos leva a crer as empresas estão engajadas na ideia do desenvolvimento sustentável
  • as empresas e a sociedade já fazem mais e melhor que os governos no combate aoaquecimento global.
  • Os mercados financeiros, por sua vez, atentos a essa preocupação e buscando atender a

    demanda de uma parcela crescente dos investidores, têm criado índices e fundos cujo prérequisito

    para participação da empresa é ter uma atuação diferenciada em termos de

    sustentabilidade empresarial. Esse tipo de investimento é conhecido como “investimentos

    socialmente responsáveis – ISR”. Seus investidores estão interessados nesse tipo de ativo, por

    comprometimento pessoal, ou porque acreditam que essas empresas geram valor para o

    acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais

    e ambientais (BOVESPA, 2008).

    A demanda por investimentos socialmente responsáveis veio se fortalecendo ao longo dos

    anos e já é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado

    internacional, sendo o principal deles o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (em inglês Dow

    Jones Sustainable Index – DJSI), lançado em setembro de 1999 (BOVESPA, 2008). No

    Brasil, o Banco Real ABN AMRO criou em novembro de 2001 o Fundo Ethical que segundo

    informação de seu site marcou o ineditismo de um fundo de ações com características de

    investimentos socialmente responsáveis no mercado acionário brasileiro (BANCO REAL,

    2008). Esse fundo é composto por empresas de capital aberto no Brasil que adotam práticas

    de responsabilidade social e sustentabilidade.

    Inspirada nessas experiências, a Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, em conjunto com

    outras entidades, criou, em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, um índice

    composto somente por ações de empresas brasileiras de capital aberto que se destacam em

    responsabilidade social e sustentabilidade (BOVESPA, 2008).

    Fonte: http://www.ibmecrj.br/sub/RJ/files/dissert_mestrado/ADM_sandroluz_abr.pdf


ID
90937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A preservação da natureza entrou na corrente principal do
pensamento ocidental e ajudou a transformar os processos de
produção industrial. Assim, se os governos não se entendem,
escorregam na burocracia e em interesses egoístas, as empresas e a
sociedade já fazem mais e melhor que os governos no combate ao
aquecimento global.

Veja, 30/12/2009 p. 215 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, com relação ao capitalismo global do século XXI e às
preocupações com o meio ambiente.

Reaproveitar materiais descartados pelo consumidor tem-se mostrado uma boa oportunidade para agregar valor aos produtos e à imagem das empresas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta no texto:"A preservação da natureza entrou na corrente principal dopensamento ocidental e ajudou a transformar os processos deprodução industrial."
  • GABARITO: CERTO

       Uma das maiores tendências da sociedade contemporânea é o incentivo à reciclagem, onde a sociedade não apenas se insere em uma realidade de consciência ambiental, mas também encontra oportunidades de geração de empregos e desenvolvimento social. Reaproveitar materiais descartados pelo consumidor é uma das formas d incentivo empresarial.

ID
90940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O leilão da Usina de Belo Monte tem mexido com os
ânimos da população do Oeste do Pará. Por lá, os moradores -
sejam crianças, jovens ou idosos - "respiram" Belo Monte
24 horas por dia, em uma polêmica nem sempre amistosa.

O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptações).

Acerca desse empreendimento no setor elétrico, julgue os itens
seguintes.

Essa usina será a terceira maior do mundo e a maior do país, se não for levado em consideração Itaipu, empreendimento binacional.

Alternativas
Comentários
  • CertoBelo Monte é uma usina hidrelétrica projetada a ser construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11 233 MW, o que fará com que seja a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira
  • o nome da usina é Belo Monte e será em Altamira no Pará. Será a terceira maior do mundo, sendo que a primeira é a chinesa Três Gargantas e a segunda é Itaipu.
  • Sem falar as do Brasil.Ok? Hidroelétrica de Três Gargantas - China Guri (10000 MW) - Venezuela Grand Coulee (6494 MW) - USA Sayano-Shushensk (6400 MW) - Russia Krasnoyarsk (6000 MW) - Russia Churchill Falls (5428 MW) - Canada La Grande 2 (5328 MW) - Canada Bratsk (4500 MW) - Russia Ust-Ilim (4320 MW) -
  • GABARITO: CERTO

       As projeções afirmam que quando edificada a usina de Belo Monte esta será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás apenas de Trës Gargantas(China) e itaipu Binacional(Brasil-Paraguai). Sendo assim, Belo Monte será a maior usina 100% brasileira.
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_usinas_hidrel%C3%A9tricas_do_Brasil


ID
90943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O leilão da Usina de Belo Monte tem mexido com os
ânimos da população do Oeste do Pará. Por lá, os moradores -
sejam crianças, jovens ou idosos - "respiram" Belo Monte
24 horas por dia, em uma polêmica nem sempre amistosa.

O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptações).

Acerca desse empreendimento no setor elétrico, julgue os itens
seguintes.

Uma das preocupações dos ambientalistas é o tamanho do reservatório da usina, que aumenta a cada nova versão do projeto.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação na verdade é outra, veja.'Para os movimentos sociais, Igreja e Ministério Público, a grande preocupação é com o impacto ambiental para os povos indígenas e moradores de áreas que serão alagadas; e social, devido à previsão de que a população possa dobrar em razão da obra.'Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1540239-9356,00-BELO+MONTE+E+FUNDAMENTAL+PARA+ASSEGURAR+ENERGIA+DIZ+EMPRESA+FEDERAL.html
  • Na verdade, não há, a cada revisão de projeto, um aumento no tamanho do reservatório. O que ocorre é o contrário. Veja na notícia abaixo:

    O presidente Lula também defende a usina, pois, para ele, deixar de lado o potencial hidrelétrico seria “um movimento insano”. “Se o Brasil deixar de produzir isso para começar a utilizar termoelétrica a óleo diesel será um movimento insano contra toda a luta que nós estamos fazendo no mundo pela questão climática”, diz.

    O presidente criticou novamente os grupos contrários à construção da usina, lembrando que o projeto vem sendo discutido há 30 anos. “Nós temos aí a indústria do apagão, pessoas que não querem que a gente construa a energia necessária porque querem que tenha um apagão para poder justificar o apagão de 2001″. Lula comparou os preços mínimos de MW/h entre a energia gerada por hidrelétricas, mais barata, e a gerada por usinas eólicas e a gás, para justificar a importância da construção de Belo Monte. Também ressaltou que a área de alagamento será menor do que no projeto original, o que afetará menos áreas indígenas e comunidades ribeirinhas. Segundo Lula, o licenciamento ambiental prévio para a usina — ocorrido após cinco anos de estudos — foi o “melhor já ocorrido”.

    FONTE: http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/05/21/a-polemica-usina-hidreletrica-de-belo-monte/

  • Questão ambiental: A região pleiteada pela obra apresenta incrível biodiversidade de fauna e flora. No caso dos animais, o EIA aponta para 174 espécies de peixes, 387 espécies de répteis, 440 espécies de aves e 259 espécies de mamíferos, algumas espécies endêmicas (aquelas que só ocorrem na região), e outras ameaçadas de extinção. O grupo de ictiólogos do Painel dos Especialistas tem alertado para o caráter irreversível dos impactos sobre a fauna aquática (peixes e quelônios) no trecho de vazão reduzida (TVR) do rio Xingu, que afeta mais de 100 km de rio, demonstrando a inviabilidade do empreendimento do ponto de vista ambiental. Segundo os pesquisadores, a bacia do Xingu apresenta significante riqueza de biodiversidade de peixes, com cerca de quatro vezes o total de espécies encontradas em toda a Europa. Essa biodiversidade é devida inclusive às barreiras geográficas das corredeiras e pedrais da Volta Grande do Xingu, no município de Altamira (PA), que isolam em duas regiões o ambiente aquático da bacia. O sistema de eclusa poderia romper esse isolamento, causando a perda irreversível de centenas de espécies.
  • GABARITO: ERRADO

      Por conta das polêmicas e dos calorosos debates acerca da construção da usina, o Governo Federal cedeu e o tamanho do reservatório foi reduzido, até mesmo para se adequar às exigências do Ibama.

ID
90946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

O fechamento da prisão de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama.

Alternativas
Comentários
  • Diante dos pedidos para pôr fim ao pesadelo de Guantánamo, símbolo dos excessos da luta antiterrorista de George W. Bush, Barack Obama se dedicará a esvaziar a prisão e acabar com os tribunais de exceção a partir do primeiro dia de seu mandato, como havia prometido na campanha eleitoral.O presidente eleito, que deve assinar a ordem de fechamento no dia 20 de janeiro, segundo a imprensa americana, também deve suspender o sistema judicial criado especialmente para os prisioneiros de Guantánamo.
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba. A base militar americana localizada na ilha foi transformada em prisão de suspeitos de terrorismo pelo governo anterior, de George W. Bush. O fechamento da prisão deve ocorrer em até um ano. Obama assinou também decreto que proíbe a tortura e métodos coercivos em interrogatórios de prisioneiros feitos pelos EUA.
  • Em janeiro de 2010, Obama anunciou que manteria em Guantánamo 50 dos detentos sem julgamento e por tempo indeterminado. Com isso, adiou de vez o fechamento da prisão por um prazo indefinido. O que ele fez foi banir a prática de tortura de prisioneiros, mas decidiu manter as comissões militares encarregadas de julgar esses presos por fora do sistema judicial dos EUA.
  • O fechamento da prisão de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama. CORRETO!
  • Guantánamo deve ser fechada imediatamente, diz resolução da OEA

    Documento da Comissão Interamericana pede também que o governo americano permita visitação à base naval e entrevistas com detidos

    Por: Virginia Toledo, Rede Brasil Atual

    Publicado em 05/08/2011, 19:03

      A Comissão Interamericana deDireitos Humanos, entidade ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), aprovou nesta sexta-feira (5) uma resolução que pede ao governo dos Estados Unidos que resolvam "sem demora" a situação da Base Naval de Guantánamo, em Cuba. 
    A resolução requer o fechamento das instalações, a agilização dos julgamentos dos processos ou a liberação dos detidos no local.


    A resolução reitera que os Estados Unidos não atenderam às medidas cautelares deproteção ditadas pela Comissão Interamericana, ocasionando um dano "irreparável" aos direitos fundamentais das pessoas detidaem Guantánamo.

     

    A entidade pede que o governo norte-americano assegure o acesso às identidades dos presos, que já tiveram suas transferências aprovadas, e também que todos os detidos que estiveram na mesma situação tenham acesso a uma revisão adequada dadecisões que abordem as suas transferências a um outro país por meio de um órgão "independente e imparcial", descreve a resolução.

    No entanto, "os tribunais americanos costumam deixar o tema nas mãos do Poder Executivo, no qual este direito se torna ilusório", descreve a resolução.

    O órgão defensor da aplicação dos direitos humanos no continente considera importante que os Estados Unidos permitam visitar as instalações da prisão e entrevistar, sem restrições, a qualquer pessoa que se encontre detida.

     

    Segundo a entidade, o governo americano já havia feito convite para a visitação de Guantánamo, porém não permitiu qualquer tipo de questionamento aos presos, condição que a CIDH afirma não aceitar. Além disso, a manutenção do centro de National Geographic Channel divulga um documentário intitulado Inside Guantanamo sobre a prisão estadunidense na ilha cubana. Ex-guarda de Guantânamo detalha crimes cometidos em prisão, incluindo o transporte dos detentos em jaulas, abuso sexual cometido por médicos, variados tipos de torturas, espancamentos brutais que deixavam o chão encharcado de sangue, desrespeito às práticas religiosas (fazer o detento comer carne de porco ou assistir profanações do Alcorão) e detenção de crianças.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pris%C3%A3o_de_Guant%C3%A1namo


ID
90949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

O governo instalado no Iraque conseguiu a estabilidade política depois de conceder independência aos curdos, tal qual havia sido acordado com o governo norte-americano.

Alternativas
Comentários
  • Ainda não foi concedido a independência dos Curdos.
  • e quanto a estabilidade política?
  • sem a independência, não há autonomia, nem estabilidade política..
  • O governo instalado no Iraque conseguiu a estabilidade política depois de conceder independência aos curdos, tal qual havia sido acordado com o governo norte-americano. ERRADO!
  • GABARITO: ERRADO

    Os EUA não concederam a independência do território curdo, mas sim convidaram a etnia (curda) a compor o atual governo do país como forma de retribuição ao apoio que lhes foi dado quando da invasão ao Iraque.
  • Curdos: maior etnia sem Estado do mundo. São duramente perseguidos pelo Estado Islâmico. O principal grupo separatista é o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). 


ID
90952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

No Afeganistão, os americanos foram bem-sucedidos na tarefa de derrubar a milícia Taleban do poder, porém, o país ainda se encontra longe de ser pacificado.

Alternativas
Comentários
  • os americanos foram sucedidos em parte, já que o país ainda não restituiu a paz.
  • Diversos filmes americanos retratando a realidade atual da ocupação americana no afeganistão podem ajudar a entender melhor essas questão.Entre irmãos e guerra ao terror são exemplos.Neles podemos ver que milícias fortemente armadas e bem organizadas ainda dão trabalho ao exército americano e ameaçam voltar ao poder.
  • Quanto contribuição Gaspar!! Esclarecedores seus comentários,pra não dizer o contrário!!  kkkkkkkkk

    Tem cada figura nesse site,tenhamos fé!!
  • GABARITO: CERTO

    Os EUA lograram êxito na derrubada da milícia Taleban, no poder há décadas no Afeganistão. Hoje, o país é governado pelo presidente Hamid Karzi, reeleito em um processo eleitoral contubardo em 2009. Infelizmente, o Afeganistão parece estar longe de um cenário de estabilidade e controle social, como demonstrado com  o aumento da tropa norte-americana no país desde a posse do presente Barack Obama.

ID
90955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

O DF é organizado em regiões administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida da população.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERALCAPÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERALArt. 10. O Distrito Federal organiza-se em Relações Administrativas, comvistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursospara o desenvolvimento sócio-econômico e à melhoria da qualidade devida.
  • CERTOArt.10 - O Distrito Federal organiza-se em Regiões Adminsitrativas, com vistas às descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socieconômico e à melhoria da qualidade de vida.Comentário:A Constituição Federal veda ao Distrito Federal sua subdivisão em Municípios (art.32). Restou-lhe, portanto, para melhor articular a gestão administrativa, geograficamente, dividir o território distrital em espaços ou "Regiões Administrativas", que são geridas por Administradores Regionais, nomeados pelo Governador do Distrito Federal.
  •  A questão está correta, como já citado. Apenas mais um detalhe acerca dos comentários dos colegas:

    Os administradores serão escolhidos pelo Governador, mas de acordo com o §1º, a lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.

     

  • CERTO

    Art.10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas,à descentralização administrativa,à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socieconômicos e à melhoria da qualidade de vida.

     

    Como ao DF é vedada a sua divisão em Municípios, o espaço geográfico do mesmo foi dividido em Regiões Administrativas. Atualmente, há no DF trinta regiões administrativas.

  • QUESTÃO CORRETA, mas atentemos que o termo DESCENTRALIZAÇÂO ADMINISTRATIVA, fora aplicado aqui na LODF de forma equivocada, pois quando um ente politico, visando melhorar a gestão administrativa de seus serviços, transfere parte de sua atribuições a uma unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta ou indireta, sem personalidade juridica, está a realizar a DESCONTRAÇÃO mediante a ação dos orgãos.
    fonte:LODF comentada.  VARGAS, DENISE. 2010.
  • Item correto, conforme Art. 10 da LODF

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Relações Administrativas, com  vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento sócio-econômico e à melhoria da qualidade de vida.

    Ressaltando que, a Lei Orgânica do Distrito Federal, buscando a descentralização administrativa, estabeleceu a criação de regiões administrativas a serem dirigidas por administradores regionais. 
  • O DF é organizado em regiões administrativas por causa do MEDU

    ->MElhoria da qualidade de vida

    ->Descentralização administrativa

    ->Utilização racional de recursos para o desenvolvimento sócio-econômico

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Gabarito: Certo

    LODF, Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento sócio-econômico e à melhoria da qualidade de vida.

  • Como havia mencionado, esta questão é bem tranquila, uma vez que expõe corretamente o disposto no art. 10, da LODF.

    “Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.”

    Observe, portanto, que não devemos ficar procurando pegadinha onde não existe. É evidente que precisamos ter um cuidado especial com as armadilhas da banca, mas também é necessário saber reconhecer com convicção uma afirmativa correta. OK?

    GABARITO: CERTO

  • CERTINHO


ID
90958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

A organização e a prestação, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, dos serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial, são da competência privativa do DF.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERALCAPÍTULO III - DA COMPETÊNCIA DO DISTRITO FEDERALSeção I - Da Competência PrivativaArt. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:VI - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;
  • CERTOArt. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:VI - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;Comentário:Conforme comando do art. 175 da CF: "Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos".Atenta a tal dispositivo constitucional, a LODF dispôs sobre a prestação direta ou indireta (concessão ou permissão) de serviços públicos.Concessão e Permissão de serviços públicos são modalidades de prestação indireta de serviços de natureza pública, pelas quais o DF pode delegar à iniciativa privada a atividade de tais serviços, mediante a cobrança de tarifas ou preços públicos diretamente dos consumidores. Uma das diferenças entre concessão e permissão reside no fato de que nesta (permissão) a autorização para prestar tais serviços é precária, ou seja, pode o DF, a qualquer tempo, desde que fundando em interesse público, cancelar a autorização, sem necessidade de indenizar o permissionário pelo investimento realizado.Os serviços de transporte coletivo local são da competência do DF prestar diretamente ou sob os regimes acima, ressaltando-se que tal serviço tem natureza essencial o que significa que não pode sofrer interrupção total por quem o presta.
  • GABARITO:  CERTO

    A questão em comento trata das competências privativas do Distrito Federal, que estão estabelecidas no art. 15 da LODF.

    Com relação à resposta da questão, está no inciso VI, do citado art., vebis:

    Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:
    (...)

    VI - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.
  • Só uma dica. 

    O DF possui as mesmas competências privativas  dadas aos municipios na CF/88.

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

    III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

    IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;

    V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental;

    VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

    VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;

    VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

    IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

  • Item correto, diante do que está expresso no Art. 15, VI da LODF:

    Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:


    VI. organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo que tem caráter essencial;
  • Serviços de interesse local!!!!

  • Temos a utilização do critério da predominância do interesse. Como o interesse é local, a Constituição da RFB atribuiu privativamente ao DF, dispositivo reproduzido na LODF.

  • Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

    VI. organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo que tem caráter essencial;

  • COMPETÊNCIA PRIVATIVA -> ADMINISTRAR (assuntos de interesse local).

  • Gabarito: Certo

    LODF, Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

    I - organizar seu Governo e Administração;

    II - criar, organizar ou extinguir Regiões Administrativas, de acordo com a legislação vigente;

    III - instituir e arrecadar tributos, observada a competência cumulativa do Distrito Federal;

    IV - fixar, fiscalizar e cobrar tarifas e preços públicos de sua competência;

    V - dispor sobre a administração, utilização, aquisição e alienação dos bens públicos;

    VI - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    VII - manter, com a cooperação técnica e financeira da União, programas de educação, prioritariamente de ensino fundamental e pré-escolar;

    VIII - celebrar e firmar ajustes, consórcios, convênios, acordos e decisões administrativas com a União, Estados e Municípios, para execução de suas leis e serviços;

    IX - elaborar e executar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual;

    X — elaborar e executar o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e Planos de Desenvolvimento Local, para promover adequado ordenamento territorial, integrado aos valores ambientais, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano;

    XI - autorizar, conceder ou permitir, bem como regular, licenciar e fiscalizar os serviços de veículos de aluguéis;

    XII - dispor sobre criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas;

    XIII - dispor sobre a organização do quadro de seus servidores; instituição de planos de carreira, na administração direta, autarquias e fundações públicas do Distrito Federal; remuneração e regime jurídico único dos servidores;

    XIV - exercer o poder de polícia administrativa;

    XV - licenciar estabelecimento industrial, comercial, prestador de serviços e similar ou cassar o alvará de licença dos que se tornarem danosos ao meio ambiente, à saúde, ao bem-estar da população ou que infringirem dispositivos legais;

    XVI - regulamentar e fiscalizar o comércio ambulante, inclusive o de papéis e de outros resíduos recicláveis;

    XVII - dispor sobre a limpeza de logradouros públicos, remoção e destino do lixo domiciliar e de outros resíduos;

    XVIII - dispor sobre serviços funerários e administração dos cemitérios;

    XIX - dispor sobre apreensão, depósito e destino de animais e mercadorias apreendidas em decorrência de transgressão da legislação local;

    XX - disciplinar e fiscalizar, no âmbito de sua competência, competições esportivas, espetáculos, diversões públicas e eventos de natureza semelhante, realizados em locais de acesso público;

    XXI - dispor sobre a utilização de vias e logradouros públicos;

    XXII - disciplinar o trânsito local, sinalizando as vias urbanas e estradas do Distrito Federal;

    [...]

  • A questão está certa, uma vez que reproduz o disposto no art. 15, inciso VI, da LODF.

    Art. 15, VI – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    GABARITO: CERTO 

  • CERTO

    Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

    VI – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    XXII – disciplinar o trânsito local, sinalizando as vias urbanas e estradas do Distrito Federal;

    --------------

    Art. 16. É competência do Distrito Federal, em comum com a União:

    XII – estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

  • NO AMBITO DO DF NOS TEMOS COMPETENCIAS PRIVATIVAS, CONCORRENTES (UNIAO E DF) E COMUM (UNIAO E DF)

    QUANDO SE FALAR EM ALGO QUE SEJA DE INTERESSE LOCAL, VAI SER PRIVATIVA.

    QUANDO FALAR EM LEGISLAR, VAI SER CONCORRENTE


ID
90961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

A referida lei veda, expressamente, que o DF subvencione ou auxilie, de qualquer modo, com recursos públicos, por meio de imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERALCAPÍTULO IV - DAS VEDAÇÕESArt. 18. É vedado ao Distrito Federal:I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;II - recusar fé aos documentos públicos;III - SUBVENCIONAR OU AUXILIAR, DE QUALQUER MODO, COM RECURSOS PÚBLICOS, QUER PELA IMPRENSA, RÁDIO, TELEVISÃO, SERVIÇO DE ALTO-FALANTE OU QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO, PROPAGANDA POLÍTICO-PARTIDÁRIA OU COM FINS ESTRANHOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;IV - doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato.
  • CERTO
    Art.18 - É vedado ao Distrito Federal:
    III - subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública.
    Comentário:
    Essa regra tem por finalidade garantir a livre convicção política, que é direito fundamental previsto na Constituição de 1988. Ademais, é verdadeiro instrumento contra a improbidade administrativa, objetivando evitar a utilização da máquina pública para subvencionar atividade partidária que privilegie os atuais detentores de mandatos eletivos.
  • GABARITO: CERTO

    A questão em comento trata das vedações ao Distrito Federal.
    Em resposta ao enuciado, trazemos o disposto no art. 18, inciso III, da LODF, que estabelece:

    Art. 18. É vedado ao Distrito Federal

    III - subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela impresa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda política-partidária ou com fins estranhos à administração pública.
  • Item certo, conforme o Art. 18, III da LODF:

    Art.18
     - É vedado ao Distrito Federal:
     
    III - subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública.
  • GAB"C"

     

    Art. 18. É vedado ao Distrito Federal:

    III – subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública;

  • Nem precisaria da lei, é meio óbvio... Ou deveria ser, rs!

  • Gabarito: Certo

    LODF, Art. 18. É vedado ao Distrito Federal:

    I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

    II - recusar fé aos documentos públicos;

    III - subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública;

    IV - doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato.

  • RESOLUÇÃO: Certo! É a pura reprodução do art. 18, inciso III, da LODF. Observe:

    “Art.18 - É vedado ao Distrito Federal:

    III - subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública.”

    GABARITO: CERTO

  • CERTO

    É vedado ao Distrito Federal:

    III - subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública;

    FONTE: Art. 18 da LODF


ID
90964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

Os acréscimos pecuniários percebidos por servidores públicos do DF devem ser computados e acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERALCAPÍTULO V - DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICASeção I - Disposições GeraisArt. 19, XIII - os acréscimos pecuniários percebidos por servidores públicosNÃO serão computados NEM acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento;
  • ERRADOArt. 19 - XIII - os acréscimos pecuniários percebidos por servidores públicos não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.Comentário:A Emenda Constitucional nº 19/1998 alterou o art. 37, XIV, da CF, que passou a ter a seguinte redação: "os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores."Comentário:Essa regra é denominada de vedação ao efeito repicão, pois uma determinada vantagem remuneratória concedida é repetidamente contabilizada sobre as ulteriores vantagens. Essa vedação, de matriz constitucional, é aplicável à remuneração e aos proventos.
  • GABARITO: ERRADO

    "A questão em comento trata da Administração Pública, mais precisamente da seção referente às disposições gerais.

    A questão esta errada justamente porque contrario o dispositivo no art.19, inciso XIII, que dispõe:

    Art. 19.A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes do Distrito Federal, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, motivação e interesse público, e também ao seguinte:

    XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidores públicos não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento;"

    fonte: LIVRO VESTCON - PROVAS COMENTADAS DO BANCO DO BRASIL E BRB
  • Item errado, conforme o Art. 19, XIII da LODF:

    Art. 19, XIII - os acréscimos pecuniários percebidos por servidores públicos não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento;
  • NOVA REDAÇÃO DADA AO INCISO XIII DO ART. 19PELA EMENDA À LEI ORGÂNICA DO DF Nº 80, DE 31/07/14 – DODF DE 12/08/14.

    XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;


  • Art. 19. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Distrito Federal obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, motivação, transparência, eficiência e interesse público, e também ao seguinte:

    XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

    NOVA REDAÇÃO DADA AO INCISO XIII DO ART. 19  PELA EMENDA À LEI ORGÂNICA DO DF Nº 80, DE 31/07/14 – DODF DE 12/08/14.

  • Art. 19. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Distrito Federal obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, motivação, transparência, eficiência e interesse público, e também ao seguinte:

    XIII � os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

  • Papagaios.

  • Define > Pecuniários > Relativo a dinheiro
    Define >     Ulterior    > Posterior

  • ERRADO

    O disposto neste inciso proíbe, por exemplo, que sobre uma gratificação incidam outros adicionais ou gratificações.

    Suponhamos que no plano de cargos e salários de determinada carreira exista previsão de adicional de qualificação de 10% para servidores que possuírem mestrado, e 20% para servidores que possuírem doutorado. Assim, caso o servidor possua doutorado e mestrado, somente receberá o adicional de 20% sobre o vencimento-base, ou seja, não poderá acumular os dois adicionais ou calcular o adicional do doutorado sobre o valor do adicional de mestrado.

    Fonte: Lei Orgânica do DF Comentada - Sérgio Augusto Mroginski

  • Gabarito: Errado

    LODF, Art. 19. A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos poderes do Distrito Federal obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, motivação, participação popular, transparência, eficiência e interesse público, e também ao seguinte:

    [...]

    XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

    [...]

  • ERRADO

    LODF, Art. 19, XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

  • E aí? Certo ou errado? Totalmente errado, não é?! A questão afirma exatamente o oposto do que estabelece o art. 19, inciso XIII, da LODF. Vejamos:

    Art. 19, inciso XIII, LODF - os acréscimos pecuniários percebidos por servidores públicos não serão computados nem acumuladospara fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento

    GABARITO: ERRADO

  • ART 19º

    XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;V

  • XIII – os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não são computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores


ID
90967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

A referida lei veda discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado contra órgãos públicos do DF, nas esferas administrativa ou judicial. Referida vedação, porém, só se aplica à discriminação de pessoas físicas, não se estendendo a pessoas jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERALCAPÍTULO V - DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICASeção I - Disposições GeraisArt. 21. É vedado discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado ou estar litigando contra os órgãos públicos do Distrito Federal, nas esferas administrativa ou judicial.Parágrafo único. As PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS que se considerarem prejudicadas poderão requerer revisão dos atos que derem causa a eventuais prejuízos.
  • ERRADODe acordo com o art.21 da LODF.
  • GABARITO: ERRADO

    Pelo que se denota do art. 21 e parágrafo único da LODF, tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas são objeto da proteção indicada, ou seja, não é possível a discriminação seja de pessoas físicas ou jurídicas pelo fato de haverem litigado contra o Distrito Federal seja na esfera judicial ou administrativo.
  • ERRADO.   Art. 21 É vedado discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pel o fato de haver litigado ou estar litigando contra órgãos públicos do Distrito Federal, na esferas administrativa ou judicial.
    Parágrafo único. As pessoas físicas ou jurídicas que se considerarem prejudicadas poderão requerer revisão dos atos que derem causas a eventuais prejuízos.
  • A referida lei veda discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado contra órgãos públicos do DF, nas esferas administrativa ou judicial. Referida vedação, porém, só se aplica à discriminação de pessoas físicas, não se estendendo a pessoas jurídicas.

     

    Questão ERRADA

     

    Art. 21. É vedado discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado ou estar litigando contra os órgãos públicos do Distrito Federal, nas esferas administrativa ou judicial.

    Parágrafo único. As pessoas físicas ou jurídicas que se considerarem prejudicadas poderão requerer revisão dos atos que derem causa a eventuais prejuízos.

     

  • GAB E

    O art. 2º, parágrafo único, da Lei Orgânica do Distrito Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

    Parágrafo único. Ninguém será discriminado ou prejudicado em razão de nascimento, idade, etnia, raça, cor, sexo, características genéticas, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, orientação sexual, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condição, observada a Constituição Federal.

     

    Viva o Professor Rodrigo Francelino!

  • Gabarito: Errado

    LODF, Art. 21. É vedado discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado ou estar litigando contra os órgãos públicos do Distrito Federal, nas esferas administrativa ou judicial.

    Parágrafo único. As pessoas físicas ou jurídicas que se considerarem prejudicadas poderão requerer revisão dos atos que derem causa a eventuais prejuízos. 

  • A questão está errada, pois a Lei Orgânica do DF não faz distinção entre as pessoas físicas ou jurídicas, no tocante à possibilidade de requererem revisão dos atos que derem causas a eventuais prejuízos, conforme estabelece o art. 21 da LODF:

    Art. 21 É vedado discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado ou estar litigando contra órgãos públicos do Distrito Federal, na esferas administrativa ou judicial.

    Parágrafo único. As pessoas físicas ou jurídicas que se considerarem prejudicadas poderão requerer revisão dos atos que derem causas a eventuais prejuízos.

    GABARITO: ERRADO

  • Esta se estende também às pessoas jurídicas.

    Foco, força e Fé!


ID
90970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

A administração pública é obrigada a fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de quinze dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

Alternativas
Comentários
  • LEI ORGÂNICA - TÍTULO II - CAPÍTULO V - SEÇÃO IArt. 23. A administração pública é obrigada a:I - atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;II - fornecer a qualquer cidadão, NO PRAZO MÁXIMO DE DEZ DIAS ÚTEIS, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.Parágrafo único. A autoridade ou servidor que negar ou retardar o disposto neste artigo incorrerá em pena de responsabilidade, excetuados os casos de comprovada impossibilidade.
  • II – a administração é obrigada a fornecer certidão ou cópia autenticada de atos, contratos e convênios administrativos a qualquer interessado, no prazo máximo de TRINTA DIAS, sob pena de responsabilidade de autoridade competente ou servidor que negar ou retardar a expedição;
  • ERRADOO prazo é de 10 dias úteis.Art.23 - A administração pública é obrigada a:I - atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;II - fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.Comentário:A gratuidade no fornecimento de certidões para a defesa de direitos encontra-se prevista como direito fundamental no artigo 5º, XXIV, b, da CF: "São a todos assegurados, independentemente de pagamento de taxas: (...) b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimentos de situações pessoais."
  • ERRADO

    Vide comentários abaixo. O prazo em questão é de 10 dias úteis.

    Não confundir com o que reza o Artigo 22, II, da LODF:

    A administração do DF tem o prazo máximo de trinta dias para fornecer certidão ou cópia autenticada de atos, contratos e convênios administrativos a qualquer interessado, sob pena de responsabilidade da autoridade competente ou do servidor que negar ou retardar a expedição.

  • Mas afinal, o que vai diferenciar se o solicitado se enquada no artivo 22, II ou 23 II???
    Me confundo...

  • O que diferencia é que em uma a pessoa interessada é um "curioso" querendo saber sobre um ato, contrato e etc.
    Na outra situação a pessoa está interessada pois trata-se de assunto "pessoal". Precisa daquilo para defender direito dela e etc.
  • Valeu, Carlos!!!
    Esclareceu!!!
    Estrelinhas para vc...
  • QUESTÃO ERRADA
    A administração pública é obrigada a fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de quinze(DEZ) dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.
  • Hehehehe Carlos mandou bem.. Simples e esclarecedor!
  • MEMOREX RAPIDINHU

    PRA MIM  A DIFERENÇA ESTA NO CORPO DO ARTIGO....

    NO ARTIGO 23 ELE DIZ A  CIDADÃO.... ESTA EXPRESSÃO CONFERERE MAIOR RESPEITO.. LEMBRA CIDADANIA LEMBRA GARANTIAS FUNDAMENTAIS LEMBRA CONSTITUIÇÃO QUE LEMBRA LEIS QUE LEMBRA DIREITOS...ENFIM UMA IMPORTANCIA, UMA URGENCIA MAIOR EXIGE ENTÃO, QUE O PEDIDO SEJA REALIZADO EM UM PRAZO MENOR 10 DIAS É O ESTIPULADO...

    NO ARTIGO 22 DIZ INTERESSADO...EU TENHO INTERESSE SO...ISSO NAUM ME LEMBRA NADA... EU SO TENHO INTERESSE... É COMO SE EU TENHO INTERESSE EM SABER...SO POR SABER.. A NIVEL DE CURIOSIDADE SEM MAIOR URGENCIA OU DESESPERO...POR ISSO TENHO MAIS TEMPO UNS 30 DIAS TA BOM NEH?

    .REPARE TAMBEM QUE O TERMO "INTERESSADO" SE CONSTITUI DE 11 LETRAS..ENQUANTO O TERMO CIDADÃO SE CONSTITUI DE APENAS  7 LETRAS... LOGO  MEMORIZE PALAVRA MAIOR...TEMPO MAIOR... ASSIM SE A ALTERNATIVA FALAR EM INTERESSADO VC SABE KI É UMA PALAVRA MAIORQUE O TERMO CIDADÃO  LOGO SERA UM PRAZO MAIOR ENTÃO SERÃO 30 DIAS  E VICE VERSA
  • Mandou muito bem Carlos ... pois passa em concurso não é o que estuda mais e sim o que lembra mais ...

  • Adm. Pública do DF, tem o prazo de máximo de 30 DIAS.

  • Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    I – atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II – fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

    Parágrafo único. A autoridade ou servidor que negar ou retardar o disposto neste artigo incorrerá em pena de responsabilidade, excetuados os casos de comprovada impossibilidade.

  • Sendo objetivo para a prova:

    *10 dias quando se tratar de assuntos pessoais (interessado) e 

    *30 dias quando se tratar de assuntos do Governo (prestação de contas, etc....)


  • Corroborando:

    LODF:

    Art. 22. Os atos da administração pública de qualquer dos Poderes do Distrito Federal, além de obedecer aos princípios constitucionais aplicados à administração pública, devem observar também o seguinte:

    II – a administração é obrigada a fornecer certidão ou cópia autenticada de atos, contratos e convênios administrativos a qualquer interessado, no prazo máximo de trinta dias, sob pena de responsabilidade de autoridade competente ou servidor que negar ou retardar a expedição; (QUALQUER INTERESSADO = 30 DIAS)

    Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    II – fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.    (INTERESSE PESSOAL/COLETIVO = 10 DIAS)


    Parágrafo único. A autoridade ou servidor que negar ou retardar o disposto neste artigo incorrerá em pena de responsabilidade, excetuados os casos de comprovada impossibilidade.

  • A administração pública é obrigada a fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de quinze dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

     

    Questão ERRADA

     

    Art. 23. A administração pública é obrigada a:

     

    I - atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II - fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

  • dez dias úteis.

  • 10 dias. 

  • Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    I – atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II – fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

    Parágrafo único. A autoridade ou servidor que negar ou retardar o disposto neste artigo incorrerá em pena de responsabilidade, excetuados os casos de comprovada impossibilidade.

  • DICA: ART 22 e 23 LODF
    OBS: Certidão para qualquer interessado = prazo: MÁX 30 dias.
              Certidão para defesa (SEM PAGAMENTO TAXA/EMOLUMENTOS) = prazo: MÁX 10 dias úteis.

              Suspensão da publicidade dos atos, programas, obras, serviços e as campanhas dos órgãos e entidades da administração pública= Prazo: 90 dias antes das eleições 

  • Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    I - atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II - fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

     

    http://www.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/legislacao/legislacao/TelaSaidaDocumento.cfm?txtNumero=0&txtAno=0&txtTipo=290&txtParte=.

  • CIDADÃO: 10 dias

    INTERESSADO: 30 dias

  • Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    I - atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II - fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

  • 2014

    A administração é obrigada a fornecer certidão ou cópia autenticada de atos, contratos e convênios administrativos a qualquer interessado, no prazo máximo de cinco dias, sob pena de responsabilidade de autoridade competente ou servidor que negar ou retardar a expedição

    errada

     

  • À DEFESA DE DIREITOS - 10D

    Ao CURIOSO - 30D

    (copiei de um colega do QC)

  • Fornecer certidão---> 30 dias qualquer interessado( curioso)


    Fornecer certidão---> 10 dias úteis quando for para defesa.

  • ERRADO

    Certidão para qualquer interessado= 30 dias

    Certidão para defesa= 10 dias úteis

    #aprende com um colega aqui do QC.

  • Errado.

    Na situação apresentada, o prazo será de 10 (dez) dias úteis, conforme art. 23, II.
     

     

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares

  • Gabarito: Errado

    LODF, Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    I - atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II - fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.

  • ERRADO

    Fornecimento de certidões,contratos, pareceres e etc:

    CIDADÃO----> DEZ DIAS (10)

    INTERESSADO---> TRINTA DIAS (30)

    Fonte: LODF - art. 22 II e art. 23 II.

  • Conseguiu identificar o erro da questão? Não! Então leia o que dispõe o art. 23 da LODF:

    “Art. 23. A administração pública é obrigada a:

    I – atender a requisições judiciais nos prazos fixados pela autoridade judiciária;

    II – fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de dez dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres, para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo.”

    A questão menciona equivocadamente que o prazo é de 15 dias úteis, quando o correto seria afirmar que esse prazo é de 10 dias úteis.

    GABARITO: ERRADO

  • Melhor assim:

    A administração pública é obrigada a fornecer a qualquer cidadão, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, certidão de atos, contratos, decisões ou pareceres para defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou coletivo. Artigo 23, Inciso II. LODF. (grifo meu).

    A administração é obrigada a fornecer certidão ou cópia autenticada de atos, contratos e convênios administrativos a qualquer interessado, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sob pena de responsabilidade de autoridade competente ou servidor que negar ou retardar a expedição. Artigo 22, Inciso II. LODF. (grifo meu).

  • ciDadão --> Dez Dias

    inTeressados --> TrinTa

  • 10 dias úteis: interesse pessoal ou coletivo.

    30 dias: qualquer interessado.

    Gabarito: Errado

  • Qualquer cidadão -> 10 dias

    CIDADEZ

    qualquer interessado -> 30 dias

    TRINTERESSADO


ID
90973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

Os atos de improbidade administrativa importam suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, com prejuízo da ação penal cabível.

Alternativas
Comentários
  • A CF, estabelecido no § 4° do art. 37,diz que "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade de bens e o ressarcimento ao erário, na forma e na gradação previstas em lei, SEM prejuízo da ação penal cabível".
  • De acordo com a LEI ORGÂNICA DO DF, CAPÍTULO V, SEÇÃO II:Art. 27. Os atos de improbidade administrativa importarão suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
  • ERRADOArt. 27. Os atos de improbidade administrativa importarão suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.ComentárioTrata-se da Lei Federal nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício do mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional; dos atos que causem prejuízo ao erário e os que importem em violação aos princípios constitucionais da Administração Pública, cujas sanções, em cada caso, poderão ser:- perda da função pública;- suspensão dos direitos políticos entre três e dez anos;- indenização ao erário e;- indisponibilidade dos benssem prejuízo de ser, igualmente, responsabilizado na esfera criminal.
  • Os atos de improbidade administrativa importarão (PRIS):
    • Perda da função pública;
    • Ressarcimento ao erário;
    • Indisponibilidade dos bens; e
    • Suspensão dos direitos políticos
       
    Sem prejuízo da ação penal
  • Olha aí o Cespe fazendo questões no maior estilo FCC!
  • GABARITO: ERRADO

    A questão em  comento está errado, tendo em vista que as consequências dos atos de improbidade administrativa não prejudicam a ação penal
  • Sem ser prolixo.

    O certo é SEM  prejuízo da ação penal cabível.

    Bons estudos!
  • A ação de improbidade tem natureza jurídica de ação civil pública e não ação penal, razão pela qual resta tutelado o princípio da independência entre as instâncias.


  • Sem prejuizo da açao penal cabivel,

    condenaçao criminal
    administrativa 
    civil sao indepedentes.
  • Os atos de improbidade administrativa importam suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, com prejuízo da ação penal cabível.

    INCORRETA

    Quer dizer, além de responder pelas sanções descritas, o administrado poderá ainda estar sujeito a responder criminalmente.


  • Acabei errando por ler rápido a questão, bom, isso é o artigo 37, parágrafo quarto da C.F. PORÉM com um mínimo erro:

    Os atos de improbidade administrativa importam suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, com prejuízo da ação penal cabível.

    SEM PREJUÍZO DA AÇÃO PENAL CABÍVEL.

  • GABARITO ERRADO

    Art.37, §4º,C.F.

    ...SEEEEM PREJUÍZO DA AÇÃO PENAL CABÍVEL.

  • ESSA FOI FÁCIL EM

  • cai na gargalhada quando vi o COM

  • Se a pessoa não prestar atenção escorrega bonito na casca da banana e cai de pernas abertas, aí o cespe vem e mete o dedo no seu rabo.

  • ...SEM PREJUÍZO DA AÇÃO PENAL CABÍVEL.



    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

    SEM PREJUÍZO DA AÇÃO PENAL CABÍVEL

  • Sem prejuizo a ação penal cabível.

  • Os atos de improbidade administrativa importam suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, SEM prejuízo da ação penal cabível.

  • Cespe é igual menino, piscou, já era! Aff.

  • CESPE dando uma de FCC

  • ERRADA!

    CF/88
    Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa IMPORTARÃO:
    1. A suspensão dos direitos políticos,
    2. A perda da função pública,
    3. A indisponibilidade dos bens e
    4. O ressarcimento ao erário,
    Na forma e gradação previstas em LEI, SEM PREJUÍZO da ação penal cabível.

  • Sem prejuízo da ação penal cabível. 

  • CESPE trocando 1 palavra 

  • Gab Errada

    Sem prejuizo da ação penal cabível

  • Questãozinha escrota.

  • se o cara ler correndo tá fudido...hahaha

  • Quando a maldade não tem limites kkk 99% correta. mas aquele 1% ...

    Os atos de improbidade administrativa importam suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, com prejuízo da ação penal cabível.

    SEM!!!!!!

  • Errado.

    Não há prejuízo na ação penal cabível.
     

     

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares

  • Que manjada, kkkk

  • GABARITO: ERRADO

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

     

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • A LIA não tem natureza penal na aplicação das sanções.

  • Não há prejuízo na ação penal cabível.

  • Errado.

    Sem prejuízo da ação penal cabível.


ID
90976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito
Federal (DF).

A lei mencionada assegura aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a LEI ORGÂNICA DO DF, CAPÍTULO VI:Art. 34. A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas da natureza ou local de trabalho.
  • CERTO, de acordo com o Art. 34 da LODF.
  • CERTO

    Art.34. A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressavalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.

  • GABARITO: CERTO

    A questão em comento reproduz o disposto no art. 34 da LODF, que dispõe:

    Art. 34. A lei assegurará aos serviodres da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhandas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.
  • Antenção: Nao há de se falar em Poder Judiciário pq é a Uniao que custeia os gastos com do judiciário no DF. Desse modo o DF nao pode dispor sobre o teto do judiciário.
  • GABARITO: CERTO! 

     

    Questões parecidas:

    (IADES/14/SEAP-DF) A lei assegurará aos servidores da Administração direta a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.       ERRADO!

     

    (IADES/14/SEAP-DF) Acerca das disposições contidas na LODF, julgue. A lei assegurará aos servidores da Administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.                                                    CERTO!

     

    (FUNIVERSA/11/SES-DF) Acerca do que dispõe a LODF quanto aos servidores públicos, julgue. Aos servidores da administração pública direta é garantida a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas, desde que tais cargos pertençam ao mesmo poder.           ERRADO!

  • Gabarito: Certo

    LODF, Art. 34. A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas da natureza ou local de trabalho.

  • CERTO

    Art. 34 da LODF:

    A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.

  • Certíssimo! A questão afirma exatamente o que prevê o art. 34 da LODF.

    Art. 34 da LODF estabelece que a lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho.

    No entanto, a título de precaução, chamo a sua atenção para pegadinhas afirmando que a lei assegurará, no âmbito do DF, isonomia entre os servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Lembre-se que o Poder Judiciário não faz parte do DF e, por isso, essa assertiva estaria errada.

    GABARITO: CERTO

  • os vencimentos do poder legislativo não poderá ser maior que do poder executivo.,

  • Art. 34. A lei assegurará aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas da natureza ou local de trabalho.

    gab: CERTO!


ID
96895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos conceitos de saúde e segurança do trabalho, julgue os
itens a seguir.

A segurança do trabalho, além de ser uma obrigação legal das empresas, é uma atividade de valor técnico e econômico.

Alternativas
Comentários
  • Conforme nos informa ZOCCHIO (1996), p.21:

    Do ponto de vista funcional, segurança do trabalho é um conjunto de
    medidas e ações aplicadas para prevenir acidentes nas atividades das
    empresas. Tais medidas e ações são de caráter técnico, educacional,
    médico, psicológico e motivacional, com o indispensável
    embasamento de medidas e decisões administrativas favoráveis.
    Além de ser uma obrigação legal para a empresa, é também uma
    atividade de valor técnico, administrativo e econômico para a
    organização e de inestimável benefício para os empregados e para a
    sociedade. Paradoxalmente, no entanto, não tem acompanhado, em
    muitas empresas, a evolução tecnológica aplicada às áreas
    operacionais. Ou não tem conseguido a desejável integração no
    contexto técnico e administrativo da empresa.


    Referência:

    ZOCCHIO, Álvaro. Prática da Prevenção de Acidentes:
    ABC da segurança do trabalho. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996.

ID
96898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos conceitos de saúde e segurança do trabalho, julgue os
itens a seguir.

A política de segurança da empresa constitui uma linha de conduta, ou carta magna, para a prevenção de acidentes.

Alternativas
Comentários
  • A Gestão de topo deve definir e autorizar a política de SST da organização e
    garantir que, no âmbito definido para o seu sistema de gestão da segurança e
    saúde do trabalho, esta política

    a) é adequada à natureza e à escala dos riscos para a SST da organização,
    b) inclui um compromisso para prevenção de lesões, ferimentos e danos para a
    saúde e de melhoria contínua da gestão e da performance da SST,
    c) inclui um compromisso de, no mínimo, cumprimento dos requisitos legais
    aplicáveis e de outros requisitos
    que a organização subscreva relativos aos
    seus perigos para a SST,
    d) proporciona o enquadramento para estabelecer e rever os objectivos de SST,
    e) está documentada, implementada e mantida,
    f) é comunicada a todas as pessoas que trabalham sob o controlo da organização
    com a intenção de que estes fiquem conscientes das suas obrigações
    individuais em matéria de SST;
    g) está disponível para as partes interessadas; e
    h) é periodicamente analisada para garantir que se mantém relevante e
    adequada à organização.


ID
96901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca dos conceitos de saúde e segurança do trabalho, julgue os
itens a seguir.

É obrigação do empregador elaborar ordens de serviço acerca de segurança e saúde no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • certo, conforme nr 01. item 1.7.b
  • Norma Regulamentadora 1 (Disposições Gerais)

    1.7 Cabe ao empregador: (Alteração dada pela Portaria n.º 06, de 09/03/83)
    (...)
    b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados,
    cartazes ou meios eletrônicos; (Alteração dada pela Portaria n.º 84, de 04/03/09);
    (...)

    Bons estudos!
  • Art . 157 - Cabe às empresas:

    I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;

    II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

    III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;

    IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.


ID
96904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é de
responsabilidade do órgão de âmbito nacional competente em
matéria de segurança e medicina do trabalho estabelecer normas
para a aplicação dos preceitos a respeito de segurança e medicina
do trabalho e coordenar a fiscalização e as atividades relacionadas
a essas atividades em todo o território nacional, inclusive
promovendo a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do
Trabalho. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A Diretoria de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego tem a responsabilidade de executar a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 01 a execucao da Canpat é de responsabilidade da SRTE, antiga DRTConsidero a resposta errada.
  • De fato, está errado o gabarito, conforme a literalidade da NR01.Isso porque o órgão nacional referido tem como atribuições COORDENAR, ORIENTAR CONTROLAR, SUPERVISIONAR a referida Campanha Nacional.Já a EXECUÇÃO das atividades relacionadas à Campanha é de atribuição do órgão regional do MTE, qual seja, a DRT.É uma diferença que pode parecer sutil, mas é explorada em outras questões.
  • Também considero a questão errada tanto com base na NR01 quanto com base na CLT.

    NR01:

    A Delegacia Regional do Trabalho - DRT, nos limites de sua jurisdição, é o órgão regional competente para

    executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de

    Prevenção dos Acidentes do Trabalho - CANPAT




    CLT:
    Art. 155 - Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho:

    II - coordenar, orientar, controlar e supervisionar (e não executar !!!) a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho;



    A  Diretoria de Segurança e Saúde no Trabalho é um departamento ligado à SIT. Logo, faz parte do órgão de âmbito nacional.
    Organograma MTE: http://www.mte.gov.br/institucional/organograma_sit.asp
     

  • Não existe essa tal de Diretoria de Segurança e Saúde no Trabalho, existe sim o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, conforme mostrado no organograma abaixo, copiado, em 07/02/2013, do endereço http://www.mte.gov.br/institucional/organograma_sit.asp.

    Imagem do Organograma da Secretaria de Inspeção do Trabalho

    O Decreto 5.063/2004, acessado em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5063.htm, estabelece:

    Art. 16. Ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho compete:
    III - planejar, coordenar e orientar a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador e da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho;

    Como o decreto que aprovou a atual estrutura organizacional do MTE é de 2004 e a prova é de 2010, o gabarito apresentado (Certo) encontra-se completamente equivocado.
  • Questão complicada!!

    Executar é diferente de Coordenar

    E SRTE (Regional) é diferente de DSST (Nacional)

     

    Art . 155- Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho:

    I - estabelecer, nos limites de sua competência, normas sobre a aplicação dos preceitos deste Capítulo, especialmente os referidos no art. 200;

    II - coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho;

    III - conhecer, em última instância, dos recursos, voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e medicina do trabalho.


ID
96907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é de
responsabilidade do órgão de âmbito nacional competente em
matéria de segurança e medicina do trabalho estabelecer normas
para a aplicação dos preceitos a respeito de segurança e medicina
do trabalho e coordenar a fiscalização e as atividades relacionadas
a essas atividades em todo o território nacional, inclusive
promovendo a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do
Trabalho. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

Uma empresa que cumpre os dispositivos da CLT referentes à segurança e à saúde no trabalho fica desobrigada de cumprir outras disposições, como as oriundas de convenções coletivas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • erradíssima, vide CLT 154 e NR 01. item 1.2.
  • CLT:

    Art . 154 - A observância, em todos os locais de trabalho, do disposto neste Capitulo, não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios em que se situem os respectivos estabelecimentos, bem como daquelas oriundas de convenções coletivas de trabalho.

    NR 01 - MTE:


    1.2 A observância das Normas Regulamentadoras - NR não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.


  • Questões on-line solicitadas.


  • Art . 154 - A observância, em todos os locais de trabalho, do disposto neste Capitulo, não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios em que se situem os respectivos estabelecimentos, bem como daquelas oriundas de convenções coletivas de trabalho.


ID
96910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é de
responsabilidade do órgão de âmbito nacional competente em
matéria de segurança e medicina do trabalho estabelecer normas
para a aplicação dos preceitos a respeito de segurança e medicina
do trabalho e coordenar a fiscalização e as atividades relacionadas
a essas atividades em todo o território nacional, inclusive
promovendo a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do
Trabalho. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

As superintendências regionais do trabalho e emprego têm a responsabilidade, nos limites de sua jurisdição, de promover a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • correto, de acordo com art. 156 da CLT e NR 01. item 1.4
  • CLT:

    Art. 156 - Compete especialmente às Delegacias Regionais do Trabalho (Atualmente: Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego), nos limites de sua jurisdição: 

    I - promover a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho; 

    II - adotar as medidas que se tornem exigíveis, em virtude das disposições deste Capítulo, determinando as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se façam necessárias; 

    III - impor as penalidades cabíveis por descumprimento das normas constantes deste Capítulo, nos termos do art. 201. 

  • Art . 156 - Compete especialmente às Delegacias Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdição: 

    I - promover a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho;

    II - adotar as medidas que se tornem exigíveis, em virtude das disposições deste Capítulo, determinando as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se façam necessárias;

    III - impor as penalidades cabíveis por descumprimento das normas constantes deste Capítulo, nos termos do art. 201.


ID
96913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é de
responsabilidade do órgão de âmbito nacional competente em
matéria de segurança e medicina do trabalho estabelecer normas
para a aplicação dos preceitos a respeito de segurança e medicina
do trabalho e coordenar a fiscalização e as atividades relacionadas
a essas atividades em todo o território nacional, inclusive
promovendo a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do
Trabalho. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

Segundo a CLT, nenhum estabelecimento pode iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Segundo a CLT, art. 160:
    "Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho."
  • Questão CORRETA

    Com base no Art. 160, do diploma consolidado, o qual reza que: "Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho"

    Vale frisar, contudo, que a NR 02, que regulamentou o artigo em tela, elenca, em seu item 2.3, a possibilidade de a empresa enviar ao MTE uma declaração das instalações do estabelecimento novo, restando assim desobrigada de solicitar a aludida inspeção e aguardar a emissão do CAI - Certificado de Aprovação de Instalações, senão vejamos:

    "2.3 - A empresa poderá encaminhar ao órgão regional do MTb uma declaração das instalações do estabelecimento novo, conforme modelo anexo, que poderá ser aceita pelo referido órgão, para fins de fiscalização, quando não for possível realizar a inspeção prévia antes de o estabelecimento iniciar suas atividades.
    [...]
    2.6 - A inspeção prévia e a declaração de instalações, referidas nos itens 2.1 e 2.3, constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenças do trabalho, razão pela qual o estabelecimento que não atender ao disposto naqueles itens fica sujeito ao impedimento de seu funcionamento, conforme estabelece o art. 160 da CLT, até que seja cumprida a exigência deste artigo."


     

    Abraço e bons estudos a todos!

  • Com base no Art. 160, do diploma consolidado, o qual reza que: "Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho"

    Vale frisar, contudo, que a NR 02, que regulamentou o artigo em tela, elenca, em seu item 2.3, a possibilidade de a empresa enviar ao MTE uma declaração das instalações do estabelecimento novo,
    restando assim desobrigada de solicitar a aludida inspeção e aguardar a emissão do CAI - Certificado de Aprovação de Instalações, senão vejamos:

    Permita-me amigo comentar essa parte iluminada do seu texto.
    Entendo que a empresa não se exime da obrigação de solicitar a inspeção por parte da SRTE. A regra é a inspeção prévia, a exceção é a declaração. 
    Essa declaração, na prática é quem esta "salvando" a SRTE, pois não há tempo hábil e muito menos efetivo proficional para atender a demanda de solicitações, haja visto a quantidade de estabelecimentos que surgem ou tem suas instalaçãoes alteradas.


  • Só para esclarecimentos sobre a NR 02:

    Caso a empresa encaminhe uma declaração ao órgão regional do MTE, não ficará desobrigada da inspeção prévia.
    O órgão do MTE não é obrigado a aceitar tal declaração e desobrigar a empresa da inspeção prévia. O MTE vai analisar
    as atividades da empresa e decidir se aceita ou não a declaração. Além disso, a declaração somente poderá ser enviada
    caso não seja possível a realização da inspeção prévia antes do estabelecimento iniciar suas atividades.

    NR 02 - 2.3 A empresa poderá encaminhar ao órgão regional do MTb uma declaração das instalações do
    estabelecimento novo, conforme modelo anexo, que poderá ser aceita ( não é obrigatório) pelo referido órgão,
    para fins de fiscalização, quando não for possível realizar a inspeção prévia antes de o estabelecimento iniciar
    suas atividades. (Alteração dada pela Portaria

    n.º 35, de 28/12/83).
     

    Resumindo:
    Regra geral:  É obrigatório a inspeção prévia por parte do órgão regional do MTE.
    Exceção:  quando não for possível realizar a inspeção prévia antes de o estabelecimento iniciar suas atividades.

  • Art . 160 - Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

    § 1º - Nova inspeção deverá ser feita quando ocorrer modificação substancial nas instalações, inclusive equipamentos, que a empresa fica obrigada a comunicar, prontamente, à Delegacia Regional do Trabalho.

    § 2º - É facultado às empresas solicitar prévia aprovação, pela Delegacia Regional do Trabalho, dos projetos de construção e respectivas instalações.

    Art . 161 - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 1º - As autoridades federais, estaduais e municipais darão imediato apoio às medidas determinadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º - Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

    § 4º - Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a terceiros.

    § 5º - O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente,      poderá levantar a interdição.

    § 6º - Durante a paralização dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.

  • Art. 160. Nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

  • Atualmente, a NR 02 encontra-se integralmente revogada.

     (REVOGADA)

    REVOGADA pela PORTARIA SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019, publicada no DOU de 31/07/2019.


ID
96916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

As empresas, em atendimento às normas regulamentadoras (NR), são obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho (SESMT), de acordo com a classificação segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • NR 04. 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. (104.001-4 / I2)
  • Penso que esta questao esta errada porque segundo o quadro II da NR 4 a empresa constitui SESMT em função do numero de empregados e grau de risco e nao natureza do risco conforme informa a questao.

  • 4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

    vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento,

    constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (Alterado pela Portaria SSMT

    n.º 33, de 27 de outubro de 1983)

  • Na norma diz Grau de Risco. Para mim, grau de risco é diferente de natureza de risco. O grau segue uma escala que aumenta ou diminui. Já natureza seria a origem, espécie, qualidade. Discordo de quem elaborou esse texto da questão. Dimensionamento de acordo com a gradação do risco x número total de empregados.
  • Saudações nobres colegas,

    Em que pese os conceitos entabulados na NR 04, creio que a fundamentação para o gabarito desta questão está disposta na alínea "a" do parágrafo único do art. 162 da CLT, senão vejamos:


     

    "Art. 162 -  As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.

    Parágrafo único - As normas a que se refere este artigo estabelecerão:

    a) classificação das empresas segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades;"
     

    O problema é que a referida NR 04 diz que o dimensionamento do SESMT vincula-se à "gradação do risco" e ao "número total de empregados do estabelecimento" (item 4.2). Assim, a questão, se assim dispusesse, também estaria correta. Em todo o caso é uma questão muito maldosa a meu ver.

    Abraço.

  • Já é a segunda questão que respondo hoje que o CESPE utiliza a expressão " NATUREZA" DO RISCO  e não "gradação", como diz na NR-04.

    A primeira questão errei só por causa da terminologia, já na segunda acertei.

    Então é bom ficar ligado que pro CESPE:    GRADAÇÃO do risco = NATUREZA do risco.

     


ID
96919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Se uma instituição bancária possui comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) e tem contrato com 4 empresas prestadoras de serviço, então as contratadas estão desobrigadas de constituir CIPA, caso atuem na mesma edificação da contratante.

Alternativas
Comentários
  • A CIPA é por estabelecimento
    NR 05
    5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
  • NR-5

    5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante deverá, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integração e de participação de todos os trabalhadores em relação às decisões das CIPA existentes no estabelecimento.



ID
96922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

CIPA é o órgão técnico responsável pelas especificações dos equipamentos de proteção individual (EPI) da empresa, independentemente de haver ou não SESMT constituído nessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • CIPA = COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

    SESMT = SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA E EM MEDICINA DO TRABALHO 

  • Errado

     

    O treinamento sobre o uso, guarda e conservação do EPI é um treinamento técnico, e por esse motivo deverá ser ministrado por pessoal qualificado na área de segurança e medicina do trabalho, podendo, portanto, ser realizado pelos profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho). Entretanto, tal atribuição não pode ser consignada aos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), uma vez que estes, na maioria dos casos, não possuem qualificação em segurança e medicina do trabalho.

  • ERRADO

    ...CIPA .... NNÃÃOOOO..... SESMT....

  • Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

    Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários

  • A CIPA é uma Comissão e não órgão.


ID
96925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Considere que, durante o mandato da CIPA, um membro titular tenha sido substituído pelo suplente, com registro em ata. Nesse caso, o empregador não precisa comunicar essa ocorrência à unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.
    O item da NR-5 que previa a comunicação ao MTE foi alterado suprimindo tal exigência:

    5.31 A vacância definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, será suprida por suplente, obedecida a ordem de colocação decrescente que consta na ata de eleição, devendo os motivos ser registrados em ata de reunião. (Alterado pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011)

ID
96928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito dos órgãos internos de segurança das empresas e da
legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá constituir SESMT centralizado, tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 04:




    4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o
    subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Acredito que a resposta é SESMT comum
    NR 4
    4.14 As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    4.14.1 A manutenção desses Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverá ser feita pelas empresas usuárias, que participarão das despesas em proporção ao número de empregados de cada uma. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
    4.14.2 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho previstos no item 4.14 deverão ser dimensionados em função do somatório dos empregados das empresas participantes, obedecendo ao disposto nos Quadros I e II e no subitem 4.2, desta NR. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983)
  • Pessoal, na verdade, o erro da questão não está na primeira sentença, mas na segunda.

    De fato, o item 4.2.5 diz:

    Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal (...)

    Só que as atividades bancárias (código K 64) colocam as respectivas empresas no nível de risco 1.

    Como tal, de acordo com o item 4.2.5.1, o dimensionamento dos serviços (...) obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos (...)

    O enunciado sugere que o dimensionamento seria feito com base no somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados, o que só se aplica a empresas nível 2 em diante.

    Eis o erro do enunciado! 
  • Perfeita a análise do colega acima.
  • Pessoal, o comentário da Carolina está correto.

    Uma coisa é SESMT CENTRALIZADO, outra é o SESMT COMUM. A banca tentou, aqui, promover a confusão dos termos.

    Um requisito para o SESMT CENTRALIZADO é que os estabelecimentos não estejam entre si, a um raio de mais de 5.000m (5km). Como o enunciado trata de uma instituição bancária com estabelecimentos no estado, podemos inferir que não estão na mesma cidade, muito menos todos os estabelecimentos dentro de um raio de 5km.

    Cabe, na interpretação da questão, o SESMT comum:

    4.5.1. Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas não se enquadrarem no Quadro II, anexo, mas que pelo número total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, deverá ser constituído um serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comum
  • Acredito que não seja o caso de SESMT comum pq não se trata de contratação de empresas mas sim de um mesmo banco com vários estabelecimentos.
  • Acredito que há um erro na questão considerando o item da NR 4:

    4.2.5 Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II,
    anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em
    Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de
    empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro
    II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.

  • De fato, é possível a constituição do SESMT centralizado nesse caso, visto que os estabelecimentos estão no mesmo estado e, isoladamente, não necessitam de constituir SESMT próprio.Todavia, o somatório dos empregados dos estabelecimentos difere em função do grau de risco. Explico: se a empresa é de grau 1(banco, por exemplo) o dimensionamento dos SESMT considera o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número de empregados e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos(percebam que deveria ser calculado dessa forma). Já se a empresa for de graus 2,3 ou 4, o dimensionamento dos SESMT considera o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos. Percebam que,na questão, tomou-se como base o somatório dos números de empregados de todos os estabelecimentos, que é o calculo para estabelecimentos de graus 2,3 e 4. Todavia,o banco possui grau de risco 1, e , por isso, o erro.

  • Mesmo que não percebesse o erro entre COMUM e CENTRALIZADO, Banco é grau de risco 1, para CENTRALIZADO grau de risco 1 o SESMT é dimensionado usando-se o número de empregados do maior estabelecimento mais a média dos demais e não tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados como diz a afirmação. Então mesmo sem perceber a pegadinha, dava para marcar errado.

  • Conforme item 4.2.5 da NR 04, a empresa DEVERÁ constituir SESMT centralizado no caso em tela. O examinador, todavia, utiliza o vocábulo PODERÁ, tornando a assertiva errada. 

    4.2.5. Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR SERÁ FEITO através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho CENTRALIZADOS em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.  

    Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição PODERÁ constituir SESMT centralizado, tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.

  • 4.2.3 A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem 4.2.2. (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 

  • Considere que uma instituição bancária possua 5 unidades no mesmo estado e, isoladamente, cada uma esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá constituir SESMT centralizado, (tomando o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos como a quantidade de empregados.) ERRADO.

    4.2.5 Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II, anexo, o cumprimento desta NR será feito através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem 4.2.2.

    4.2.5.1 Para as empresas enquadradas no grau de risco 1 o dimensionamento dos serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, (considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior número e a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos, devendo todos os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, assim constituídos, cumprirem tempo integral. RESPOSTA)


ID
96931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Para a elaboração de PPRA, o ruído gerado pelo sistema de resfriamento de um computador (cooler) é considerado agente físico.

Alternativas
Comentários
  • item 9.1.5.1 NR 9 - Consideram-se agentes fisicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais comoruído, vibrações, pressoes anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações nao ionizantes, bem como o infra-som e ultra-som.

  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!

  • Certo, mas que cooler é esse hein! É um helicoptero? kkk


ID
96934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Os fungos, organismos conhecidos como agentes de degradação que produzem mofo, são classificados como agentes químicos.

Alternativas
Comentários
  • Por serem seres vivos, os fungos são considerados agentes biológicos, logo a questão deve ser considerada errada.
  • 9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,
    tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não
    ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo
    pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da
    atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  • Errado

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!

  • "9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros."


ID
96937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

A determinação e a localização das fontes geradoras de calor em uma gráfica fazem parte da fase de reconhecimento dos riscos ambientais para a elaboração do PPRA.

Alternativas
Comentários
  • NR 9 item 9.3.3 b) O reconhecimento dos riscos ambientais devera conter a determinação e localização das possiveis fontes geradoras.

  • 9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a) a sua identificação;
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;
    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;
    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;
    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do
    trabalho;
    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;
    h) a descrição das medidas de controle já existentes.
  • Certo

     

    Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações já existentes que possam causar dano à saúde do trabalhador. O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

     

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo de exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.

     

    Avante!!!

     

  • Certo.

    9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

    a) a sua identificação;

    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;

    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho;

    g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

    h) a descrição das medidas de controle já existentes.


ID
96940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Quando há necessidade de se dimensionar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, deve ser realizada a avaliação qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • errado. a resposta correta é quantitativa (dimensionamento da exposição)
  • Trata-se das etapas  do PPRA item 9.3.1 NR 9 . Um professor me disse uma vez que:

    somente as letras e) monitoramento da exposição aos riscos e f) registro e divulgação dos dados, sao fases quantitativas, sendo portanto a letra c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores, uma fase qualitativa ( o que vai de encontro com o gabarito da questao) mas faz sentido ja que para avaliar a exposição dos trabalhadores nao é necessario fazer nenhuma "medição" ( chave da palavra quantitativa)  Mas sera que a palavra dimensionar  quer dizer saber quantos trabalhadores estao expostos ao risco e o CESPE entende que isso é quantificar?

     

  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS):

    (...)

    9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;
    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;
    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

    (...)

  • Errado

     

    A avaliação QUANTITATIVA deverá ser realizada sempre que necessária para:

     

    a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento;

    b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;

    c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

     

    Avante!!!

  • Q U A N T I T A T I V A


ID
96943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Se comprovada pelo empregador a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva, podem ser adotadas medidas de caráter administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO:

    NR 09 - 9.3.5.4

    Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes (...) deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia:

    a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho


    Bons estudos!

  • Percebemos claramente através deste íten da NR9 que o PPRA baseado apenas em EPIs é precário. Na verdade o EPI deve ser a última alternativa a ser utilizado pela empresa.

    A prioridade será sempre as Medidas de Proteção Coletiva. Agora quando estas:

    - Não forem viáveis tecnicamente;
    - quando não forem suficientes;
    - ou estão em fase de estudo, planejamento ou implantação;
    - Caráter complementar ou emergencial

    Nestas situações listadas acima, a empresa poderá fazer uso de outras alternativas, a saber:

    1° Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    E por último, a utilização dos EPIs.
  • Questão com dubia interpretação, pelo fato de que a literalidade da NR diz que "...deverão..." e o gabarito aceita como correto "...podem ser adotadas..."

    Bons estudos
  • Certo

     

    No caso de inviabilidade de adoção de medidas de controle na fonte geradora ou na trajetória, devem ser adotadas medidas administrativas ou de organização organização do trabalho. Somente caso tais ações não ofereçam proteção efetiva, deverão então ser adotadas medidas que afetam diretamente o trabalhador, ou seja, a obrigatoriedade de uso de equipamento de proteção individual (EPI).

     

    Avante!!!

     

     

  • Sei que a Cespe é maldosa, mas dessa vez ela se superou! :D

  • É possivel instalar 2 SO sim,,más não é possível usa-los simultaneamente, a não ser que seja em uma maquina virtual.


ID
96946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos
existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua
natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são
capazes de causar danos à saúde do trabalhador. A respeito de
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na
NR 9, e acerca de higiene do trabalho, julgue próximos itens.

Os dados de PPRA devem ser mantidos em arquivos adequados por um período mínimo de dois anos.

Alternativas
Comentários
  • errado. sao 20 anos. nr 09. item 9.3.8.2
  • 20 anos. Item 9.3.8.2 NR 9.

  • Errado

    A forma de registro do PPRA pode ser eletrônica ou a empresa pode optar por ter cópias impressas arquivadas. Lembrando que o documento deve estar disponível no estabelecimento para ser apresentado à fiscalização. No tocante à manutenção dos dados, a própria NR9 se encarregou de definir que estes deverão ser mantidos por um período de vinte anos. A contagem desse prazo inicia-se com a inserção dos dados no programa.

     

    Avante!!!


ID
96949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta
segunda-feira, antes do Natal 2009, durante um incêndio em uma
residência em São Sebastião, no litoral paulista. De acordo com
informações da Polícia Militar, o fogo começou com um curtocircuito
na rede elétrica, que pode ter sido causado pelas luzes da
árvore de Natal. Alguns cômodos da casa foram atingidos pelas
chamas. As duas pessoas que estavam no local sofreram
queimaduras. Uma delas sofreu queimaduras leves e a outra, de
segundo grau, no corpo e no rosto, e está internada no Pronto
Socorro da cidade.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir a
respeito da legislação de segurança e de noções de primeiros
socorros.

A partir do texto, é correto inferir que uma das vítimas sofreu queimadura de terceiro grau.

Alternativas
Comentários
  • Uma o o próprio texto já diz que sofreu queimaduras de segundo grau, sendo que a outra sofreu queimaduras leves, ou seja, de primeiro grau.

    Classificação das queimaduras:

    Quanto a profundidade, uma queimadura pode ser superficial (1º grau), parcial (2º grau) ou em toda sua espessura (3º grau). Além da profundidade, uma queimadura é tanto mais grave quanto maior for a superfície do corpo acometida.


    Características de uma queimadura do 1º grau: 
    · vermelhidão de leve a intensa
    · a pele fica branca quando pressionamos o local
    · não há bolhas
    · presença de ardor e aumento da sensibilidade por 2 dias
    · de 3 a 7 dias pode haver a perda da pele como peeling

    Características de uma queimadura do 2º grau:
    · formam-se bolhas
    · ardor intenso
    · área fica sensível ao frio e ao vento

    Características de uma queimadura do 3º grau:
    · ocorre destruição da pele 
    · cor variável
    · superfície seca
    · exposição de tecido gorduroso
    · pouca dor pois as terminações nervosas foram destruídas

  • Boa, valeu!!!

ID
96952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta
segunda-feira, antes do Natal 2009, durante um incêndio em uma
residência em São Sebastião, no litoral paulista. De acordo com
informações da Polícia Militar, o fogo começou com um curtocircuito
na rede elétrica, que pode ter sido causado pelas luzes da
árvore de Natal. Alguns cômodos da casa foram atingidos pelas
chamas. As duas pessoas que estavam no local sofreram
queimaduras. Uma delas sofreu queimaduras leves e a outra, de
segundo grau, no corpo e no rosto, e está internada no Pronto
Socorro da cidade.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir a
respeito da legislação de segurança e de noções de primeiros
socorros.

A exposição a ambientes quentes e queimaduras podem provocar hiperemia.

Alternativas
Comentários
  • Hiperemia= superabundância de sangue em qualquer parte do corpo.
  • As queimaduras de primeiro grau são superficiais e as lesões restringem-se a epiderme, as manifestações clínicas são HIPEREMIA local, quadro doloroso pronunciado pelo fato das terminações nervosas encontrarem-se intactas, ausência de bolhas ou exsudato e apresenta alterações na estabilidade hemodinâmica do paciente. Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/pathology/1742113-queimaduras/
  • No popular - vermelhidão localizada 

ID
96955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta
segunda-feira, antes do Natal 2009, durante um incêndio em uma
residência em São Sebastião, no litoral paulista. De acordo com
informações da Polícia Militar, o fogo começou com um curtocircuito
na rede elétrica, que pode ter sido causado pelas luzes da
árvore de Natal. Alguns cômodos da casa foram atingidos pelas
chamas. As duas pessoas que estavam no local sofreram
queimaduras. Uma delas sofreu queimaduras leves e a outra, de
segundo grau, no corpo e no rosto, e está internada no Pronto
Socorro da cidade.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir a
respeito da legislação de segurança e de noções de primeiros
socorros.

A exigência de segurança em eletricidade prevista na NR 10 não é aplicável à situação de instalação de enfeites de Natal no prédio de uma instituição bancária, por se tratar de instalação temporária.

Alternativas
Comentários
  • Errada!A provisoriedade da instalação não intefere na obrigatoriedade de observância das normas de segurança do trabalho.É enfatizado na NR10 que TODAS intervenções de trabalhadores em instalações elétricas devem ser precedidas de medidas preventivas contra o risco de choques elétricos e outros riscos adicionais, mediante técnicas análise de risco.
  • ERRADO

    Segundo a NR 10:

    10.2.8.1 Em todos os serviços executados em 
    instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

    Bons estudos!

ID
96958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada desta
segunda-feira, antes do Natal 2009, durante um incêndio em uma
residência em São Sebastião, no litoral paulista. De acordo com
informações da Polícia Militar, o fogo começou com um curtocircuito
na rede elétrica, que pode ter sido causado pelas luzes da
árvore de Natal. Alguns cômodos da casa foram atingidos pelas
chamas. As duas pessoas que estavam no local sofreram
queimaduras. Uma delas sofreu queimaduras leves e a outra, de
segundo grau, no corpo e no rosto, e está internada no Pronto
Socorro da cidade.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir a
respeito da legislação de segurança e de noções de primeiros
socorros.

Se as vítimas do incêndio em questão ficarem com sequelas na pele, então elas ficarão com incapacidade permanente total para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. As lesões permanentes na pele não impossibilitam a pessoa de trabalhar.

    Segundo a definição da NBR 14280/2001:

    2.9.3 incapacidade permanente total: Perda total da capacidade de trabalho, em caráter permanente, sem morte.
    NOTA - Causam essa incapacidade as lesões que, não provocando a morte, impossibilitam o acidentado, permanentemente, de trabalhar ou da qual decorre a perda total do uso ou a perda propriamente dita, entre outras, as de:
    a) ambos os olhos;
    b) um olho e uma das mãos ou um olho e um pé; ou
    c) ambas as mãos ou ambos os pés ou uma das mãos e um pé.

ID
96961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

O acidente do pedreiro não é considerado acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Acidentes de trabalho são aqueles que acontecem no exercício do trabalho prestado à empresa e que provocam lesões corporais ou perturbações funcionais que podem resultar em morte ou na perda ou em redução, permanente ou temporária, das capacidades físicas ou mentais do trabalhador. São considerados acidentes de trabalho: * Doenças profissionais provocadas pelo trabalho. Ex: problemas de coluna, audição, visão etc; * Doenças causadas pelas condições de trabalho. Ex.: dermatoses causadas por cal e cimento ou problemas de respiração causadas pela inalação de poeira etc.; * Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho; * Acidentes que acontecem em viagens à serviço da empresa; * Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
  • Cabe citar as deinições da NBR 14280/2001:

    2.1 acidente do trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.
    NOTAS
    1 O acidente inclui tanto ocorrências que podem ser identificadas em relação a um momento determinado, quanto ocorrências ou exposições contínuas ou intermitentes, que só podem ser identificadas em termos de período de tempo provável. A lesão pessoal inclui tanto lesões traumáticas e doenças, quanto efeitos prejudiciais mentais, neurológicos ou sistêmicos, resultantes de exposições ou circunstâncias verificadas na vigência do exercício do trabalho.
    2 No período destinado a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

    2.2 acidente sem lesão: Acidente que não causa lesão pessoal.

    2.3 acidente de trajeto: Acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do empregado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho.
    NOTA - Entende-se como percurso o trajeto da residência ou do local de refeição para o trabalho ou deste para aqueles, independentemente do meio de locomoção, sem alteração ou interrupção por motivo pessoal, do percurso do empregado. Não havendo limite de prazo estipulado para que o empregado atinja o local de residência, refeição ou de trabalho, deve ser observado o tempo necessário compatível com a distância percorrida e o meio de locomoção utilizado.

    2.4 acidente impessoal: Acidente cuja caracterização independe de existir acidentado, não podendo ser considerado como causador direto da lesão pessoal.
    NOTA - Há sempre um acidente pessoal entre o acidente impessoal e a lesão.

    2.4.1 acidente inicial: Acidente impessoal desencadeador de um ou mais acidentes.
  • Pode ser considerado como acidente de trajeto

  • ACIDENTE DE TRAJETO


ID
96964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

O tempo de afastamento do pintor deve ser custeado pelo empregador.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Os afastamentos de trabalhadores por até 15 dias são custeados pelo empregador. A partir do 16º dia, fica por conta do INSS.


    Bons estudos!

ID
96967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Para efeito da legislação previdenciária, considera-se que o eletricista sofreu acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • São considerados acidentes de trabalho: * Doenças profissionais provocadas pelo trabalho. Ex: problemas de coluna, audição, visão etc; * Doenças causadas pelas condições de trabalho. Ex.: dermatoses causadas por cal e cimento ou problemas de respiração causadas pela inalação de poeira etc.; * Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho; * Acidentes que acontecem em viagens à serviço da empresa; * Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
  • O artigo 19 da Lei n. 8.213/91 conceitua o acidente do trabalho como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 da mesma Lei, que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, causando a morte, a perda ou a redução – permanente ou temporária – da capacidade para o trabalho.
    De acordo com o artigo 20 do mencionado dispositivo legal, são também considerados acidentes do trabalho: a) doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social; b) doença do trabalho, assim considerada a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da mesma relação mencionada na doença profissional.
    Por fim, o artigo 21 do já citado diploma legal equipara uma série de outras circunstâncias a acidente do trabalho, tais como a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício da atividade e o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do horário e local de trabalho.

  • GABARITO (C)   
  • Lei 8213

    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa

  • PARTE DO ENUNCIADO: um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o carro, sofrendo torção no pé esquerdo;

     

    Para efeito da legislação previdenciária, considera-se que o eletricista sofreu acidente de trabalho. CERTO

    _________________________________________________________________________________________________

    LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

    Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:

    a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;

     

     

     

     

  • Gabarito:"Certo"

    Lei 8.213/91, art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei: IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho: a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;


ID
96970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Os acidentes de trabalho não provocam efeitos psicológicos nos empregados não acidentados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.
    Você vê seu colega realizando o mesmo trabalho que você e o mesmo sofre um acidente que quase o mata ou o deixa com sequelas, você não irá ficar pensando: será que não vai acontecer comigo?
  • Gabarito:"Errado"

    Complementando...

    A convenção nº 155 da OIT regulamenta a segurança e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho. 


ID
96973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Com a contratação do técnico de segurança, a empresa estava cumprindo as determinações da NR 4, a respeito da SESMT.

Alternativas
Comentários
  • A jornada de trabalho do técnico é de 8 horas item 4.8. NR04
  • Apenas corrigindo a redação do colega acima em que empregou, de forma equivocada, o pronome relativo "onde". Esse somente pode ser utilizado ao fazer referência a lugar (fictício ou real). 
  • USO DA PALAVRA ONDE ( Professor Pascoale )

    O professor Pasquale fala de um assunto que é muito comum em abordagens oficiais da língua, o uso da palavra onde

    É chamada a atenção para dois pontos: 
    1º- A palavra onde indica lugar, lugar físico e, portanto, não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar não 
    esteja presente. 
    - Não se deve confundir onde com aonde. O a da palavra aonde é a preposição a que se acrescenta e que indica 
    movimento, destino. O aonde só pode ser usado quando na expressão existir a idéia de destino. 

    Ex: Ir a algum lugar. 
    Chegar a algum lugar. 
    Levar alguém a algum lugar. 
    Dirigir-se a algum lugar. 

    Não se pode usar aonde com o verbo morar. 
    Ex: Aonde você mora? Errado. O certo é “Onde você mora ?”/ “Em que lugar você mora?” 

    Me parece que o colega usou corretamente a palavra "Onde". O local a que ele se refere é a NR-4. Lugar real. 

  • O número de empregados informado é 123 e considerando o grau de risco 3 (Instalações elétricas, hidráulicas e outras instalações em construções) a empresa, conforme Quadro II da NR-04, deveria ter contratado um TST antes de iniciar a obra e o mesmo deveria atuar integralmente, ou seja, 8h/dia.
  • Com a contratação do técnico de segurança por tempo parcial (de apenas 3 horas por dia), a empresa, segundo as determinações da NR4, não estava em cumprimento da legislação. Segundo a NR4,  empresa é obrigada a manter o técnico de segurança por trabalho permanente de 8 horas diárias, assim como está especificado no Quadro II da NR4.

    Alternativa correta: ERRADO

  • Gabarito: Errado

    Tempo parcial só é permitido para os integrantes de nível superior.


ID
96976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Os acidentes da empresa contratada não devem fazer parte dos dados estatísticos da empresa contratante.

Alternativas
Comentários
  • ela deve fazer parte da empresa contratada.

    só imaginar que em uma construção civil, a contratada tem que fazer o PCMAT, caso tenha acima de 20 funcionários, independente da contrante ter ou não essa obrigação, cabe a contratante apenas auxiliar de forma solidária


ID
96979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

Os exames admissionais devem ser custeados pelo empregador.

Alternativas
Comentários
  • Art. 168 da CLT  
    Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho:

     I - a admissão; 

     II - na demissão;

     III - periodicamente.

  • Gabarito: Certo 7.3.1. Compete ao empregador: b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

ID
96982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

A empresa contratada tem o direito de indicar um membro para a CIPA da contratante.

Alternativas
Comentários
  • Compete aos empregados:1. eleger seus representantes na CIPA;2. indicar à CIPA e ao SESMT situações de risco e apresentar sugestões para melhoria das condições de trabalho;3. observar as recomendações, quanto à prevenção de acidentes, transmitidas pelos membros da CIPA. CIPA:Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  • As cipas devem atuar em conjunto, mas são distintas
  • A questão está errada, porém a resposta está um pouco além do referido pelos colegas.Em primeiro lugar, como se trata de serviços relacionados à reforma e manutenção predial, as disposições relacionadas à constituição da CIPA devem ser retiradas da NR18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil).Depois, como os serviços superam 180 dias, é obrigatória a constituição de CIPA pela empresa de manutenção (não se podendo falar em Cipa provisória).Ainda, como o canteiro de trabalho tem mais de 70 trabalhadores, é necessário a organização de uma CIPA no estabelecimento (sequer pode ser a Cipa centralizada da empresa).Por fim, a indicação de um representante para a Cipa do contratante só é exigida quando as especificações acima não forem atingidas.
  • Pessoal,acredito que a Nr 5 que dispoe sobre a Cipa não dispoe desse procedimento dito na questao...vejam a íntegra das "contratantes e contratadas" da NR 5



    DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS 
    5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para 
    fins de aplicação desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. 
     
    5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da 
    empresa contratante deverá, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de 
    integração e de participação de todos os trabalhadores em relação às decisões das CIPA existentes no 
    estabelecimento. 
     
    5.48 A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, deverão implementar, de forma 
    integrada, medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a 
    garantir o mesmo nível de proteção em matéria de segurança e saúde a todos os trabalhadores do estabelecimento 
     
    5.49 A empresa contratante adotará medidas necessárias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os 
    designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informações sobre os riscos 
    presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteção adequadas. 
     
    5.50 A empresa contratante adotará as providências necessárias para acompanhar o cumprimento pelas empresas 
    contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurança e saúde no trabalho. 

ID
96985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de manutenção, com 123 empregados sob
regime CLT, foi contratada por cinco meses para serviços de
ampliação de uma agência bancária. No segundo mês de atividade,
foram registrados os seguintes eventos: um pedreiro sofreu queda
de motocicleta quando se dirigia para o trabalho e ficou afastado
das atividades por 8 dias; um pintor teve seu olho direito atingido
por poeiras quando lixava a parede e ficou afastado das atividades
por 2 dias; um eletricista, após o expediente, a pedido da empresa
contratada, transportou bobinas de cabos elétricos da loja para o
carro, sofrendo torção no pé esquerdo; um técnico de segurança do
trabalho foi contratado por tempo parcial (3 horas por dia) durante
dois meses para inspeção na obra; todos os empregados foram
submetidos a exames admissionais.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes,
com base na legislação de segurança.

A interdição total da obra poderá ser declarada pela secretaria regional do trabalho e emprego local, se a decisão for fundamentada em laudos técnicos de irregularidades.

Alternativas
Comentários
  • A obra é embargada e uma máquina é interditada 

  • NR 3 Embargo ou Interdição
     
    A DRT ou DTM que poderá interditar ou embargar.
     
    3.2) A interdição importará na paralisação total o parcial do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento.
    3.3) O embargo importara na paralisação total ou parcial da Obra.
  • NO caso o item estaria todo correto se nao fosse a palavra Interdição. Quando se referir a uma OBRA, a palavra é embargar, mais se for referente à uma maquina, setor de serviço aí sim a palavra é interdição. Uma pegadinha, portanto,é necessário prestar bastante atenção! :D
  • Acho que ainda há mais um equívoco! O embargo de uma obra ou a interdição de um setor, equipamento... pode ser feito pela SRTE- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e não pela "secretaria regional do trabalho e emprego local", como escrito na questão. É preciso atenção!
  • somente o se embarga, canteiro, setor, estabelecimento, maquina, frente de trabalho etc...sempre se interdita

  • ERRADO.

    Interdição NNNÂÂOOOOO. EMBARGO......

  • A DRT ou DTM que poderá interditar ou embargar.
     
    3.2) A interdição importará na paralisação total o parcial do estabelecimento, setor de serviço, maquina ou equipamento.
    3.3) O emBARgo importara na paralisação total ou parcial da oBRA.

  • Art . 161 - O Delegado Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão, tomada com a brevidade que a ocorrência exigir, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de infortúnios de trabalho.

    § 1º - As autoridades federais, estaduais e municipais darão imediato apoio às medidas determinadas pelo Delegado Regional do Trabalho.

    § 2º - A interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente da inspeção do trabalho ou por entidade sindical.

    § 3º - Da decisão do Delegado Regional do Trabalho poderão os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, ao qual será facultado dar efeito suspensivo ao recurso.

    § 4º - Responderá por desobediência, além das medidas penais cabíveis, quem, após determinada a interdição ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilização de máquina ou equipamento, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqüência, resultarem danos a terceiros.

    § 5º - O Delegado Regional do Trabalho, independente de recurso, e após laudo técnico do serviço competente, poderá levantar a interdição.

    § 6º - Durante a paralização dos serviços, em decorrência da interdição ou embargo, os empregados receberão os salários como se estivessem em efetivo exercício.


ID
96988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

Para evitar distração ou fadiga do trabalhador, a aplicação de cores no ambiente de trabalho deve ser a mais reduzida possível.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NR 26

    26.1.4 O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador
    .

ID
96991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

Segundo a referida legislação, as bombas de incêndio devem ser pintadas na cor vermelha.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    NR 26

    26.1.5.2 Vermelho.

    O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).

    É empregado para identificar: 
    - caixa de alarme de incêndio; 
    - hidrantes; 
    - bombas de incêndio; 
    - sirenes de alarme de incêndio; 
    - caixas com cobertores para abafar chamas; 
    - extintores e sua localização; 
    - indicações de extintores (visível a distância, dentro da área de uso do extintor); 
    - localização de mangueiras de incêndio (a cor deve ser usada no carretel, suporte, moldura da caixa ou nicho); 
    - baldes de areia ou água, para extinção de incêndio; 
    - tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água; 
    - transporte com equipamentos de combate a incêndio; 
    - portas de saídas de emergência; 
    - rede de água para incêndio (sprinklers); 
    - mangueira de acetileno (solda oxiacetilênica).

  • COMPLEMENTANDO O QUE O THIAGO ALVES ESCREVEU:

     

    26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar
    tubulações empregadas para a condução de líquidos
    e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas
    técnicas oficiais
    .
     

     

    De acordo com NBR 6493 de 1994


    http://gsea.com.br/normasabnt/NBR7195_Cores_para_seguranca.pdf

     

    4 Condições gerais

     

    3.1.1 Vermelha

    3.1.1.1 É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência. Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.

    3.1.1.2 A cor vermelha não deve ser usada para assinalar perigo.

    3.1.1.3 A cor vermelha também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas, etc., e em botões interruptores para paradas de emergência.

    3.1.1.4 Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a de oxigênio de cor verde).

  • Como a questão pede de acordo com NR-26 está desatualizada.


ID
96994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

Se as canalizações de água potável de uma empresa estiverem pintadas na cor amarela, não há desconformidade com a legislação.

Alternativas
Comentários
  • Norma Regulamentadora NR-26Cor na segurança do trabalho.Amarelo:Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:-partes baixas de escadas portáteis;-corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;-espelhos de degraus de escadas;-bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter corrimões;-bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente;-faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento;-meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção;-paredes de fundo de corredores sem saída;-vigas colocadas a baixa altura;-cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;-equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes, vagonetes, reboques, etc.;-fundos de letreiros e avisos de advertência;-pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar;-cavaletes, porteiras e lanças de cancelas;-bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto);comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco;-pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.
  • Resposta: ERRADO, porque desconformidade em pintar canalizações de água POTÁVEL de amarelo.
    O que diz a NR 26 sobre canalizações de ÁGUA:
    26.1.5.2 Vermelho
    - rede de água para incêndio (sprinklers);
    - tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água;

    26.1.5.7 Verde.
    - canalizações de água;


    26.3.1 Obrigatoriamente, a canalização de água potável deverá ser diferenciada das demais.

  • Questão desatualizada!
  • A NR 26 foi atualizada em 2011

    (Redação dada pela Portaria SIT n.º 229, de 24 de maio de 2011)
    26.1 Cor na segurança do trabalho
    26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
    26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
    26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
    26.1.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
  • Para tubulações industriais utiliza-se a NBR 6493/1994:

  • estamos em 2019 ainda cai cores, citando nr 26, e tem nego desde 2013 ai falando em desatualização, ao ler a NR, verás que ela cita NT, o que permite validações fora da NR.

  • Azul, segundo a NBR 6493

ID
96997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a aplicação do código de cores prevista na NR 26,
que trata de sinalização de segurança, do Ministério do Trabalho e
Emprego, julgue os itens subsequentes.

A exigência da NR 26 não está sendo atendida se os eletrodutos de uma empresa estiverem pintados na cor preta.

Alternativas
Comentários
  • certo. a cor preta deve ser usada para canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. item 26.1.5.5. NR 26
  • Não está sendo atendida!.....corretoConforme a NR-26: eletrodutos devem ser pintados de Cinza Escuro. (cinza claro é para canalizações em vácuo)Preto é utilizado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. ex: óleo lubrificante, asfalto, alcatrão,...O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.
  • A questão está desatualizada.
  • Cores Padrão de Tubulações

    Cores

    Prediais

    Industriais

    Vermelho

    Incêndio

    Combate - Incêndio

    Verde

    Água Fria

    Água Fria

    Amarelo

    Gás

    Gases Não Liquefeitos

    Laranja

    Água quente

    Ácido

    Marrom

    Águas pluviais

    vaga

    Branco

    Ar comprimido

    Vapor

    Cinza Claro

    -

    Vácuo

    Cinza Escuro

    Eletricidade

    Eletrodutos

    Lilás

    -

    Àlcalis

    Azul

    -

    Ar comprimido

    Preto

    Esgoto

    Inflamáveis e Combustíveis de Alta Viscosidade

    Alumínio

    -

    Gases Liquefeitos e Combustíveis de Baixa Viscosidade



ID
97000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a equipamento de proteção
individual (EPI), dispositivo ou produto destinado à proteção da
saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.

Entre os EPIs para proteção dos membros superiores, incluemse: luva de segurança, para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes; creme protetor; manga de segurança, para proteção do braço e do antebraço contra choques elétricos; braçadeira de segurança, para proteção do antebraço contra agentes cortantes; e dedeira de segurança, para proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI)/ ANEXO I - LISTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

    (...)

    F - EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES
    F.1 - Luva
    a) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes;
    b) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes;
    c) luva de segurança para proteção das mãos contra choques elétricos;
    d) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes térmicos;
    e) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes biológicos;
    f) luva de segurança para proteção das mãos contra agentes químicos;
    g) luva de segurança para proteção das mãos contra vibrações;
    h) luva de segurança para proteção das mãos contra radiações ionizantes.
    F.2 - Creme protetor
    a) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos, de acordo com a
    Portaria SSST n.º 26, de 29/12/1994.
    F.3 - Manga
    a) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra choques elétricos;
    b) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra agentes abrasivos e escoriantes;
    c) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra agentes cortantes e perfurantes.
    d) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra umidade proveniente de operações com uso de
    água;
    e) manga de segurança para proteção do braço e do antebraço contra agentes térmicos.
    F.4 - Braçadeira
    a) braçadeira de segurança para proteção do antebraço contra agentes cortantes.
    F.5 - Dedeira
    a) dedeira de segurança para proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes.

    (...)

  • Creme é um EPI? WOW


ID
97003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a equipamento de proteção
individual (EPI), dispositivo ou produto destinado à proteção da
saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.

Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe a funcionário designado recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI):

    (...)

    6.5.1. Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador.

    (...)

  • 6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco,
    mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e
    trabalhadores usuários. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)

    O texto da NR 06 mudou.....
  • sgundo nr 6 - 6.5.1 "Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco,
    mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e
    trabalhadores usuários."

    Então nesta situação, a qual não há CIPA, o empregador é quem escolhe o EPI e não o funcionário.
  • Então, na verdade, o item está errado??

    alguém sabe gabarito definitivo? Pq o CESPE está dando como item certo..
  • O edital dessa prova saiu antes da mudança na NR6, então na época da prova essa questão estaria correta (como foi no gabarito). Porém hoje em dia, essa questão seria dada como errada!

    eis a 'nova' redação(desde dezembro de 2010) sobre quem recomenda o EPI adequado:

    6.5 Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, ouvida a 
    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI 
    adequado ao risco existente em determinada atividade. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)
     
         6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco
         mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e 
         trabalhadores usuários. (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)

    Portanto a partir de dezembro de 2010, quem deve recomendar é o SESMT, sendo ouvida a CIPA e os trabalhadores. E nas empresas que não possuem o SESMT, cabe ao próprio empregador diretamente escolher o EPI adequado, orientado por profissional habilitado e ouvindo a CIPA

ID
97006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a equipamento de proteção
individual (EPI), dispositivo ou produto destinado à proteção da
saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.

O empregador tem a responsabilidade de fornecer ao trabalhador somente EPI aprovado pelo órgão nacional competente, de orientar e treinar o funcionário quanto ao uso adequado, à guarda e à conservação do equipamento e, quando danificado ou extraviado, substituí-lo imediatamente, além de responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI e exigir o seu uso pelo trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-06 (EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI):

    (...)

    6.6.1. Cabe ao empregador quanto ao EPI :
    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
    b) exigir seu uso;
    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
    h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

    (...)

  • A guarda e a conservação dos equipamentos não são responsabilidades do EMPREGADOR e sim do EMPREGADO então a resposta esta ERRADA.
  • A guarda e a conservação dos equipamentos não são responsabilidades do EMPREGADOR e sim do EMPREGADO então a resposta esta ERRADA.(2)
  • Galera,

    a questão está CORRETA.

    item 6.6.1. Cabe ao EMPREGADOR:

    d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação

    item 6.7.1. Cabe ao EMPREGADO:

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação










     

  • Pessoal!
    O gabarito da questão está errado!
    Cabe ao EMPREGADOR orientar e treinar o trabalhador para que guarde e conserve o EPI. Tanto é assim que a NR fala da competência do EMPREGADO na guarda e conservação do EPI. Portanto, não será  o Empregador que vai guardar e manter em estado de conservação para uso no dia seguinte. O Empregador entrega o EPI ao empregado, sob cautela, para que este use, guarde e conserve o EPI.
  • Perfeito o raciocínio do colega Milson! Porém para essa questão o que vai contar é o texto da norma, como citado pelo colega Marcio:
    item 6.6.1. Cabe ao EMPREGADOR:
    d) Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação
    item 6.7.1. Cabe ao EMPREGADO:
    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação
  • Eu errei a questão, ai qndo li de novo e vi os comentários, entendi.

    Na verdade ela é de difícil compreensão, ainda se ler rápido, pode ficar ambíguo o entendimento.
    O empregador ORIENTA qnto a guarda e conservação que é OBRIGAÇÃO do empregado fazê-lo. As vírgulas confundem, mas leiam de novo.

    -..de orientar e treinar o funcionário quanto ao uso adequado, à guarda e à conservação do equipamento ..

    Está correto =/
  • galera ta ruim no português ein!!! o loco, para achar essa questão errada o problema nem é saber a NR e sim o português, olha o "a com crase, verbo elíptico.

  • 6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

    a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

    b) exigir seu uso;

    c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de

    segurança e saúde no trabalho;

    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

    e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,

    g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

    h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema

    eletrônico.

    OBS: Atentar para o item d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; e não confundir com a obrigação do Empregado item 6.7.1. b) responsabilizar-se pela guarda e conservação.

    Ou seja, é obrigação do trabalhador (empregado) guardar e conservar o EPI, mas a obrigação de orienta-lo como fazer isso adequadamente é do empregado.

    Portanto a alternativa está CORRETA.


ID
97009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Doenças do trabalho são aquelas adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si.

Alternativas
Comentários
  • Doenças do trabalho são adquiridas em condições especiais de realização do trabalho. o texto refere-se às doenças profissionais.
  • NBR 14280 : Doença do trabalho: doença decorrente do exercicio continuado ou intermitente de atividade laborativa capaz de provocar lesao por ação mediata. Doença profissional : doença causada pelo exercicio de uma atividade específica constante de relação oficial.

  • A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
    Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.
    Ressalte-se que ambas são aplicadas aos casos de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. 

    Fonte:http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/295815/qual-a-diferenca-entre-doenca-profissional-e-doenca-do-trabalho-katy-brianezi

  • Para facilitar a associação de forma simplificada:

    As DOENÇAS OCUPACIONAIS compreendem dois tipos de doenças: 

    1-DOENÇAS DO TRABALHO e

    2-DOENÇAS PROFISSIONAIS.

    1- As doenças do TRABALHO são desencadeadas pelo exercício da atividade em um ambiente de trabalho (equipamentos, instalações...) não adequado.
    2- As doenças PROFISSIONAIS são desencadeadas pelo exercício da profissão em si (digitar, levantar peso...).







ID
97012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Ruído, vibrações e variações térmicas são exemplos de riscos físicos que afetam o trabalhador no desenvolvimento de suas tarefas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-09 (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS)

    (...)

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

    (...)

  • fara o trt 16?
  • Certa

     

    AGENTES AMBIENTAIS:

    a) biológicos: bactérias, fungos, parasitas, protozoários, bacilos, vírus, dentre outros.

    b) físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, infrasson, ultrassom.

    c) químicos: exemplos: Manganês, Cloro, Chumbo que podem se apresentar na forma de poeira, fumos, névoa, neblina, gases ou vapores.

     

    Avante!!!


ID
97015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Acidente de trabalho é aquele sofrido pelo trabalhador quando realiza para uma empresa serviço que provoca lesão corporal, a exemplo de um corte na pele ou a perda de um membro, ou perturbação funcional, como a perda da visão provocada por uma pancada na cabeça.

Alternativas
Comentários
  • lei 8213/91 art 19.

  • Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

     

    Consideram-se, também, como acidente do trabalho:

    • A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;

    • Acidente típico, que é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;

    • Acidente de trajeto, que é aquele que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele, considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

  • Discordo da questão.

     " realiza para a empresa serviço que provoca lesão corporal.." 

    Que serviço é esse que provoca lesão ? ( Tipo UFC mesmo)

    O serviço de fato não provoca lesão.
    O acidente é um acontecimento inesperado e pressupõe que algo deu errado na execução do serviço.
     
    Talvez ela pudesse ser reescrita da seguinte maneira: 

    Acidente de trabalho é aquele sofrido pelo trabalhador quando realiza para uma empresa serviço que venha a ocasionar lesão corporal...


    Ou então ficou faltando vírgula em algum lugar ai..
  • Corte na pele? depende da profundiade. Corte mínimo que não afasta o trabalhador não é AT
  • Luis, acredito que vc se equivocou, pois o fato de haver afastamento ou não não é determinante para a caracterização de acidente de trabalho. De acordo com a NBR 14280, existe até cálculo específico para se chegar à taxa de frequência de acidentes sem afastamento. Ou seja, acidentes sem afastamento tb constituem ocorrências significativas a serem consideradas para a análise e prevenção de riscos.
  • achei esse segundo exemplo, muito fraco para uma pertubação funcional... teria tantos outros melhores para citar, ficou mais para uma lesão corporal do que uma pertubação funcional... do jeito que ta, ficou tipo, caiu um martelo na cabeça da pessoa, obrigatoriamente ela vai ter pertubação funcional. não que eu ache o exemplo errado, só acho que pegou um exemplo bem fraco.


ID
97018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

Insalubridade é a exposição do trabalhador, dentro do limite de tolerância, a um agente nocivo à sua saúde, quando exercendo atividade na empresa.

Alternativas
Comentários
  • exposição acima do limite de tolerância e não dentro do limite de tolerância.
  • NR 15, Artigo 189 da CLT:
    Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
  • , dentro do limite de tolerância,(erro)

    Acima dos limites de tolerância  (Correto)


ID
97021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de
medidas preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, visando
à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acerca
desse assunto, julgue os itens a seguir.

A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades normais.

Alternativas
Comentários
  • engessar os dois braços.


ID
97024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

CIPA é uma comissão composta exclusivamente por representantes dos empregados que tem a missão de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.

Alternativas
Comentários
  • a CIPA é composta por representantes dos empregados e do empregador...
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é, segundo a legislação brasileira, uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador
  • DA ORGANIZAÇÃO


     5.6 A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.


ID
97027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

O objetivo do mapa de riscos é reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e a divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Alternativas
Comentários
  • ANEXO IV, do antigo texto da NR 5, que trata do Mapa de Riscos:

    Anexo IV - MAPA DE RISCOS

    1. O Mapa de Riscos tem como objetivos:

    a) reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa;

    b) possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.


    FONTE:
    http://www.trabalhoseguro.com/NR/mapa_de_riscos.html
     


ID
97030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

O PCMSO estabelece o controle de saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e o obriga à realização de exames médicos admissionais, de mudança de função ou de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de exame médico periódico.

Alternativas
Comentários
  • Obrigatoriedade: mudança de função, admissional, demissional, periódico e de retorno ao trabalho...
  • 7.4.1. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
     
    a)       admissional; (107.008-8 / I3)
    b)       periódico; (107.009-6 / I3)
    c)       de retorno ao trabalho; (107.010-0 / I3)
    d)       de mudança de função; (107.011-8 / I3)
    e)       demissional. (107.012-6 / I3)
     
    7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:
     
    a)       avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; (107.013-4 / I1)
    b)       exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos. (107.014-2 / I1)
  • Não custa acrescentar o artigo da CLT que trata do assunto:
     

    Art. 168 - Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas (já expedidas na NR7) pelo Ministério do Trabalho:

            I - a admissão;

            II - na demissão;

     

            III - periodicamente.
    (...)

  • é o tipo de questão que se tivesse errada, teria a justificativa, devido as exceções dos exames de função, onde não altera o risco, não havendo necessidade de novos exames, mesmo mudando a função, e no caso de retorno, onde o retorno abaixo de 30 dias, não tem a necessidade de outro exame.


ID
97033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no item 9.1.1 da NR 9.

  • Segue: 9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de 
    todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de 
    Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da 
    antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que 
    venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos 
    naturais.
  • Certo.

    9.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

  • GOSTEI


ID
97036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de
medidas adotadas para a minimização dos acidentes de trabalho e
das doenças ocupacionais, bem como para proteger a capacidade de
trabalho e a integridade do trabalhador. A esse respeito, julgue os
seguintes itens.

Aterramento elétrico, sistema de enclausuramento, para-raios e equipamentos de proteção contra incêndio são equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Alternativas
Comentários
  • CERTO ( EQUIPAMENTOS PARA PROTEGER A COLETIVIDADE)

  • Certo.

    A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.


ID
97039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Classe A quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios etc.

Alternativas
Comentários
  • Incêndio classe A é o que ocorre em combustíveis sólidos que queimam na superfície e em profundidade e que deixam resíduos. ex: madeira, papel, tecido.

ID
97042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Fogo classe B ocorre em materiais considerados inflamáveis, tais como óleo, graxa, verniz, tinta e gasolina, que queimam somente em sua superfície, sem deixar resíduos.

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DE INCÊNDIOSClasse A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

ID
97045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Classe C são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeiras, papel, fibra etc.

Alternativas
Comentários
  • Classe C: equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios etc
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.9 Classes de fogo.
    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:
    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;
    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
    23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    (...)


ID
97048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

Elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio e titânio, podem causar fogo classe D.

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DE INCÊNDIO
    O incêndio caracteriza-se pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem cinco classes de incêndio, indentificadas pelas letras A,B,C,D e K.
     
     
     
    Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha.
     
    Classe B - Ocorre quando a queima acontece e líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.
     
    Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
     
    Classe D - Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.
     
    Classe K - Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.

     


ID
97051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A proteção Contra Incêndios estabelece as medidas que devem
dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da
integridade física dos trabalhadores. Sobre esse assunto, julgue
quanto as Classes de fogo.

A água nunca deve ser empregada no combate aos fogos classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina; nem nos de classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; ou nos de classe D.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.10.4 A água nunca será empregada: (Alterado pela Portaria SIT n.º 24, de 09 de outubro de 2001)
    a) nos fogos da Classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de neblina;
    b) nos fogos da Classe C, salvo quando se tratar de água pulverizada; e
    c) nos fogos da Classe D.

    (...)

  • A NR 23 foi atualizada em 06/05/2011 e não constam mais essas disposições.

    Vejam:

    23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação 
    estadual e as normas técnicas aplicáveis.
    23.1.1 O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:
    a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
    b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
    c) dispositivos de alarme existentes.
    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

ID
97054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho não necessitam estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

Alternativas
Comentários
  • Errada!Literalidade de disposição da NR17 (Ergonomia) contraria a assertiva:"17.4.1. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado."

ID
97057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia, deve ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado para proporcionar boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR - 17:



    17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:
     
    a) ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e
    operação, evitando movimentação freqüente do pescoço e fadiga visual;
     
    b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou
    de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

ID
97060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Os riscos ergonômicos não fazem parte dos aspectos a serem considerados para a elaboração do mapa de riscos.

Alternativas
Comentários
  • O mapa de riscos é um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores da empresa. Trata-se de identificar situações e locais potencialmente perigosos. Os tipos de risco são agrupados em 5 grupos, classificados pelas cores: vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada gurpo corresponde a um tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.

  • PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

     


ID
97063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

O empregador fica obrigado a realizar, periodicamente, a avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, com base no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.

Alternativas
Comentários
  • Errada.A NR17 orienta-se em direção exatamente contrária:"17.6.4 - o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie."

ID
97066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A palavra ergonomia vem de duas palavras gregas: ergon, que
significa trabalho, e nomos, que significa leis. Hoje em dia, a
palavra é usada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que
se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à
tarefa. A esse respeito, julgue os itens de 104 a 108.

Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo dessas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, a fim de não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR - 17:



    17.2.5. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
  • É importante observarmos que embora a NR-17 contenha uma proteção genérica do trabalhador, no que se refere ao transporte de cargas, ela NÃO determina qual o peso MÁXIMO a ser transportado.

    Já a CLT determina:

    Trabalhadores do sexo masculino: 60kg

    Art . 198 - É de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

    Trabalhadoras do sexo feminino e menores: 25 KG

    Art. 390 - Ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional.
     

ID
97069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

Na umectação, um método usado na indústria de cerâmica, as peças de cerâmica são molhadas para evitar a emanação de poeira quando da sua manipulação.

Alternativas
Comentários
  •  Umectação

    É um antigo método usado na industria cerâmica inglesa, permanecendo até os dias de hoje, em que as peças de cerâmica são molhadas, evitando-se a emanação de poeira quando da sua manipulação.

    Exemplo: perfuração de minas, britadores , moinhos , etc.


ID
97072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

A ventilação geral diluidora consiste em insuflar o ar no ambiente ocupacional, ou em exaurir o ar desse ambiente, ou ambos, a fim de promover uma redução na concentração de poluentes nocivos.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a parte de "exaurir o ar desse ambiente".
  • Está corretíssima!
    A ventilação geral é mecânica o ar pode ser insuflado(pressão positiva) ou exaurido (pressão negativa) para o ambiente externo
  • Ventilação Geral Diluidora - combina a ventilação e a exaustão mecânica, proporcionando uma troca de ar constante, um fluxo laminar suave e ambiente limpo.


ID
97075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

Para a classificação dos sistemas de ventilação, é preciso levar em conta a finalidade a que se destinam. Dessa forma, os objetivos da ventilação são: ventilação para manutenção do conforto térmico, ventilação para manutenção da saúde e segurança do homem e ventilação para conservação de materiais e equipametos.

Alternativas
Comentários
  • objetivo sempre deixar o ambiente salubre

  • Como ventilação industrial entende-se o processo de retirar ou fornecer ar por

    meios naturais ou mecânicos de, ou para, um recinto fechado. O processo de ventilação

    têm por finalidade a limpeza e o controle das condições do ar, para que homens e

    máquinas convivam num mesmo recinto sem prejuízo de ambas as partes.

  • Para classificar os sistemas de ventilação é necessário levar em consideração a finalidade a que se destinam. As finalidades da ventilação podem então ser:

    a) Ventilação para a manutenção do conforto térmico,

    - ela restabelece as condições atmosféricas num ambiente alterado pela

    presença do homem

    - refrigera o ambiente no verão

    - aquece o ambiente no inverno

    b) Ventilação para a manutenção da saúde e segurança do homem,

    - reduz concentrações no ar de gases, vapores, aerodispersóides em geral,

    nocivos ao homem, até que baixe a níveis compatíveis com a saúde;

    - mantém concentrações de gases, vapores e poeiras, inflamáveis ou explosivos

    fora das faixas de inflamabilidade ou explosividade,

    c) Ventilação para a conservação de materiais e equipamentos

    - reduz o aquecimento de motores elétricos, máquinas, armazéns ventilados com

    o fim de evitar deterioração.


ID
97078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

A ventilação, empregada para qualquer finalidade, pode ser classificada nos tipos natural, geral, geral para conforto térmico, geral diluidora e local exaustora.

Alternativas
Comentários
  • vou dividir de uma forma melhor para vocês entenderem e ter como anotação

    1 - VENTILAÇÃO NATURAL

    2 - VENTILAÇÃO GERAL (MECÂNICA)

    2.1 - VENTILAÇÃO GERAL PARA CONFORTO TÉRMICO

    2.2. - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA

    2.2.1 - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA POR INSUFLAMENTO

    2.2.2 - VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA POR EXAUSTÃO

    3 VENTILAÇÃO LOCAL EXAUSTORA.


ID
97081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da ventilação industrial, a
principal medida efetiva de controle para ambientes de trabalho
prejudiciais ao ser humano.

No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases e vapores, para reduzir o risco de doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos e vapores.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 

    Perfeito o conceito utilizado pela banca. Contribuindo para o entendimento, vamos a alguns exemplos:
    Evitar a dispersão: a utilização de coletores próximos as fontes de agentes, exemplo na galvanoplastia em que é indicado a utilização de captores próximo a fonte de produção de fumos. 
    Diluir a concentração: com a utilização de uma ventilação geral ou uma local exaustora se consegue reduzir a concentração de agentes no ambiente. Exemplo em um setor de soldas, se indica a instalação de exaustores próximos ao trabalhador e também ventilação geral para evitar a concentração de fumos. 

ID
97084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de emergência devem ser fechadas pelo lado externo, fora do horário de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.

    (...)

  • 23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.

    (...)

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.
  • De acordo com a nova redação dada pela portaria SIT 221/2011
    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
    23.3 As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
    23.4 Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

ID
97087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correto, conforme o item 23.3.1 da NR 23
  • Questão desatualizada. NR 23 não possui mais esse texto.

  • DESATUALIZADA

  • CORRETA, conforme a NR. ao citar normas técnicas vigentes, ela aborda TODAS NT DO CORPO DE BOMBEIROS E NBR.

    de desatualizado só ta a pessoa.


ID
97090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

Em comunicações internas, é permitido o uso de portas verticais, de enrolar e giratórias.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS):

    (...)

    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas.

    (...)

  • Questão desatualizada.

  • As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho


ID
97093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, sendo proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista.

Alternativas
Comentários
  •                                                     23.3.5
    As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
  • Questão desatualizada conforme NR-23.

    23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se
    encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.


ID
97096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca das portas utilizadas na proteção contra incêndios, julgue
itens a seguir.

Durante as horas de trabalho, as portas poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente a partir do interior do estabelecimento ou do local de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  NR-23

    23.3 Portas.
    23.3.1 As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho. (123.010-7 / I2)
    23.3.2 As portas verticais, as de enrolar e as giratórias não serão permitidas em comunicações internas. (123.011-5 / I3)
    23.3.3 Todas as portas de batente, tanto as de saída como as de comunicações internas, devem:
    a) abrir no sentido da saída; (123.012-3 / I2)
    b) situar-se de tal modo que, ao se abrirem, não impeçam as vias de passagem. (123.013-1 / I2)
    23.3.4 As portas que conduzem às escadas devem ser dispostas de maneira a não diminuírem a largura efetiva dessas escadas. (123.014-0 / I2)
    23.3.5 As portas de saída devem ser dispostas de maneira a serem visíveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstáculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. (123.015-8 / I2)
    23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. (123.016-6 / I2)
    23.3.7 Durante as horas de trabalho, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. (123.017-4 / I2)
    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho. (123.018-2 / I3)

     

  • Novo texto da NR 23:

    23.5 As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.


ID
97099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das cores que devem ser usadas nos
locais de trabalho para prevenção de acidentes.

O verde é a cor que caracteriza segurança.

Alternativas
Comentários
  • O verde é a cor que caracteriza "segurança".Deverá ser empregado para identificar:-canalizações de água;-caixas de equipamento de socorro de urgência;-caixas contendo máscaras contra gases;-chuveiros de segurança;-macas;-fontes lavadoras de olhos;-quadros para exposição de cartazes, boletins, avisos de segurança, etc.;-porta de entrada de salas de curativos de urgência;-localização de EPI; caixas contendo EPI;-emblemas de segurança;-dispositivos de segurança;-mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica).
  • Questão desatualizada. A NR 26 foi atualizada em 2011 e dela não constam mais especificações quanto às cores.
    Vejam:
    26.1 Cor na segurança do trabalho
     
    26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
     
    26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
     
    26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
     
    26.1.4 O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
     

ID
97102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das cores que devem ser usadas nos
locais de trabalho para prevenção de acidentes.

Quando do uso e da movimentação de equipamentos que estão em serviço, o amarelo é utilizado para indicar Cuidado!.

Alternativas
Comentários
  • Item 26.1.5.3 Amarelo.

    Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.
    O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:
    - partes baixas de escadas portáteis;
    - corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;
    - espelhos de degraus de escadas;
    - bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter
    corrimões;
    - bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente;
    - faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento;
    - meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção;
    - paredes de fundo de corredores sem saída;
    - vigas colocadas a baixa altura;
    - cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;
    - equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes,
    vagonetes, reboques, etc.;
    - fundos de letreiros e avisos de advertência;
    - pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar;
    - cavaletes, porteiras e lanças de cancelas;
    - bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto);
    - comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco;
    - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.
    Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a
    visibilidade da sinalização.
  • 26.1.5.6 Azul. (126.007-3 / I2)
    O azul será utilizado para indicar "Cuidado!", ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço.
    Fonte: 
    http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr26.htm

  • 26.1.5.3 Amarelo.


    Em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.


    O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:


    - partes baixas de escadas portáteis;
    - corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco;
    - espelhos de degraus de escadas;
    - bordas desguarnecidos de aberturas no solo (poços, entradas subterrâneas, etc.) e de plataformas que não possam ter
    corrimões;
    - bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente;
    - faixas no piso da entrada de elevadores e plataformas de carregamento;
    - meios-fios, onde haja necessidade de chamar atenção;
    - paredes de fundo de corredores sem saída;
    - vigas colocadas a baixa altura;
    - cabines, caçambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras, etc.;
    - equipamentos de transporte e manipulação de material, tais como empilhadeiras, tratores industriais, pontes-rolantes,
    vagonetes, reboques, etc.;
    - fundos de letreiros e avisos de advertência;
    - pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos em que se possa esbarrar;
    - cavaletes, porteiras e lanças de cancelas;
    - bandeiras como sinal de advertência (combinado ao preto);
    - comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco;
    - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas.
    Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a
    visibilidade da sinalização.

  • Desatualizada..NR 26 não trás mais mais essa classificação (atualização Portaria MTE n.º 704, de 28 de maio de 2015)

  •  Está correta de acordo com a NBR-7195,porém em relação à NR-26 desatualizada.

    3.1.3 Amarela
    É a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, por
    exemplo, em:

    l) equipamentos de transporte e movimentação de
    materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes
    rolantes, pórticos, guindastes, vagões e vago-netes
    de uso industrial, reboques, etc., inclusive suas
    cabines, caçambas e torre.