SóProvas


ID
90946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A política externa dos EUA sofreu modificações profundas - e que
permanecem até hoje - a partir dos atentados terroristas às torres
do World Trade Center, em 11/9/2001. A respeito desse assunto,
julgue os itens subsequentes.

O fechamento da prisão de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama.

Alternativas
Comentários
  • Diante dos pedidos para pôr fim ao pesadelo de Guantánamo, símbolo dos excessos da luta antiterrorista de George W. Bush, Barack Obama se dedicará a esvaziar a prisão e acabar com os tribunais de exceção a partir do primeiro dia de seu mandato, como havia prometido na campanha eleitoral.O presidente eleito, que deve assinar a ordem de fechamento no dia 20 de janeiro, segundo a imprensa americana, também deve suspender o sistema judicial criado especialmente para os prisioneiros de Guantánamo.
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba. A base militar americana localizada na ilha foi transformada em prisão de suspeitos de terrorismo pelo governo anterior, de George W. Bush. O fechamento da prisão deve ocorrer em até um ano. Obama assinou também decreto que proíbe a tortura e métodos coercivos em interrogatórios de prisioneiros feitos pelos EUA.
  • Em janeiro de 2010, Obama anunciou que manteria em Guantánamo 50 dos detentos sem julgamento e por tempo indeterminado. Com isso, adiou de vez o fechamento da prisão por um prazo indefinido. O que ele fez foi banir a prática de tortura de prisioneiros, mas decidiu manter as comissões militares encarregadas de julgar esses presos por fora do sistema judicial dos EUA.
  • O fechamento da prisão de Guantanamo, onde acusados de terrorismo aguardam julgamento por tempo indeterminado, foi uma das promessas de campanha de Barack Obama. CORRETO!
  • Guantánamo deve ser fechada imediatamente, diz resolução da OEA

    Documento da Comissão Interamericana pede também que o governo americano permita visitação à base naval e entrevistas com detidos

    Por: Virginia Toledo, Rede Brasil Atual

    Publicado em 05/08/2011, 19:03

      A Comissão Interamericana deDireitos Humanos, entidade ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), aprovou nesta sexta-feira (5) uma resolução que pede ao governo dos Estados Unidos que resolvam "sem demora" a situação da Base Naval de Guantánamo, em Cuba. 
    A resolução requer o fechamento das instalações, a agilização dos julgamentos dos processos ou a liberação dos detidos no local.


    A resolução reitera que os Estados Unidos não atenderam às medidas cautelares deproteção ditadas pela Comissão Interamericana, ocasionando um dano "irreparável" aos direitos fundamentais das pessoas detidaem Guantánamo.

     

    A entidade pede que o governo norte-americano assegure o acesso às identidades dos presos, que já tiveram suas transferências aprovadas, e também que todos os detidos que estiveram na mesma situação tenham acesso a uma revisão adequada dadecisões que abordem as suas transferências a um outro país por meio de um órgão "independente e imparcial", descreve a resolução.

    No entanto, "os tribunais americanos costumam deixar o tema nas mãos do Poder Executivo, no qual este direito se torna ilusório", descreve a resolução.

    O órgão defensor da aplicação dos direitos humanos no continente considera importante que os Estados Unidos permitam visitar as instalações da prisão e entrevistar, sem restrições, a qualquer pessoa que se encontre detida.

     

    Segundo a entidade, o governo americano já havia feito convite para a visitação de Guantánamo, porém não permitiu qualquer tipo de questionamento aos presos, condição que a CIDH afirma não aceitar. Além disso, a manutenção do centro de National Geographic Channel divulga um documentário intitulado Inside Guantanamo sobre a prisão estadunidense na ilha cubana. Ex-guarda de Guantânamo detalha crimes cometidos em prisão, incluindo o transporte dos detentos em jaulas, abuso sexual cometido por médicos, variados tipos de torturas, espancamentos brutais que deixavam o chão encharcado de sangue, desrespeito às práticas religiosas (fazer o detento comer carne de porco ou assistir profanações do Alcorão) e detenção de crianças.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pris%C3%A3o_de_Guant%C3%A1namo