Colega Flávia, você esta equivocada quanto ao primeiro verbo da primeira sentença, eis que se deve ter atençao pois o verbo "tratar" possui varias transitividades, observe:
verbo "tratar" como transitivo indireto (significando versar; ser a razão ou a temática de algo):
A palestra trata do alcoolismo.
Neste entendimento a particula "se" acoplada a verbos Transitivos indiretos fazem com que ela se torne um índice de indeterminaçao do sujeito, motivo pelo qual o verbo deve permanecer na 3ª pessoa do singular conforme consta na assertiva (embora se trate) pois não há sujeito para ele concordar. Desta forma, na letra "A", o primeiro verbo esta correto; errado esta a conjugaçao de "houveram", conforme você bem explicou!
Em mesmo sentido, na lição de Domingos Paschoal Cegaila, o verbo tratar concorda obrigatoriamente na terceira pessoa do singular, mesmo que o termo ou expressão seguinte esteja no plural: a) "Trata-se de tarefas que exigem habilidade"; b) "Na verdade, tratava-se de fenômenospouco conhecidos na época"; c) "Durante o encontro dos dois líderes políticos, tratou-se de problemas que afligem as populações pobres"; d) "Não se trata de advogados, minha senhora; trata-se de provas".
Reitere-se, que, quando usado na terceira pessoa com o pronome se, não vai para b plural tal verbo na passiva, "ainda que o objeto no plural esteja".
Assim, o plural de "Trata-se de um bom negócio" há de ser "Trata-se de bons negócios", e não "Tratam-se de bons negócios".
Fonte: http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI108478,81042-Tratarse+de