SóProvas


ID
909967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a SAN (storage area network), julgue os itens a
seguir.

Uma SAN suporta protocolos ISCSI (Internet small computer system interface) e FCP (fibre channel protocol).

Alternativas
Comentários
  • Correto.  SANs podem ser implementadas utilizando interfaces, de diferentes tipos. Os protocolos suportados por SAN são os seguintes:

        FCP: Fibre Channel Protocol
        FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP
        IFCP: Internet Fibre Channel Protocol
        SCSI: Small Computer System Interface
        ISCSI: Internet Small Computer System Interface
        ISNS: Internet Storage Name Service
        SAS: Serial Attached SCSI

    Atualmente, Fibre Channel é o padrão utilizado na maioria das SANs. Fibre Channel é uma interface serial que possui uma alta largura de banda e permite que um grande número de dispositivos possam ser anexados a ela de uma vez. Os dispositivos Fibre Channel são conectados, principalmente, a um cabo de fibra ótica, mas pode ser utilizado também em cabos de cobre. As velocidades das SANs atuais vão até 2 Gb/s.

    A Fibre Channel pode se comunicar com vários protocolos diferentes, incluindo SCSI, e até mesmo IP. Os dispositivos do Fibre Channel são identificados por um número de ID fisicamente gravado denominado World Wide Name, análogo a um endereço de Ethernet MAC.
  • SAN– Storage Area Network – Tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso a dados, RAIS e outras funções). Essa controladora é ligada a um servidor por meio de uma interface dedicada (Fibre Channel, Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando iSCASI)). O servidor se encarrega de distribuir os dados para os clientes da rede.
    Podemos dizer, de forma simplificada, que SAN é uma rede dedicada ao armazenamento de dados, onde dispositivos armazenadores de discos (storages) são conectados aos servidores da rede
    Também podemos definir SAN como uma infraestrutura que permite que diversos servidores tenham acesso a discos externos de modo rápido e confiável.
    A principal diferença entre um SAN e um NAS é que o SAN comporta-se como fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente de forma transparente. É como se o SAN fosse um único HD de 100 TB no servidor. Diferente do NAS, que se comporta como um servidor de arquivos e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes. As SANs provêem alta disponibilidade e confiabilidade.
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    O Storage Area Network, é formado pelo isolamento do sistema de estocagem da rede, ou seja, cria-se uma rede apenas para o armazenamento, utilizando storages e servidores.

    Nesse sistema é possível destacar duas tecnologias:

    Fibre Channel: associada à rede de armazenamento que atua como via de alta velocidade, sendo que o sistema FC pode chegar até 16 Gbps sem configurações de maximização de velocidade. Nesse protocolo, os servidores são conectados aos equipamentos de armazenamento de modo direto, ou com a aplicação de Switches.

    Ethernet: a partir desse protocolo iSCSI, é possível empregar uma rede de menor custo para o armazenamento, conseguindo mesmo assim, altas velocidades, as quais podem alcançar a marca de 10 Gbps.

    .

    .

    http://www.infortrendbrasil.com.br/dicas/diferencas-entre-nas-das-e-san/

  • A SAN UTILIZA:

    • a tecnologia mais utilizida é a arquitetura fibre channel
    • comunicação em alta velocidade, uma uma vez que normalmente são requeridas janelas curtas para realização do backup
    • utilizam tambem o iSCSI (Internet Small Computer System Interface)
    • protocolo na camada de transporte em uma rede TCP/IP. Desenvolvido pela IBM, esse serviço permite que comandos SCSI sejam enviados através de uma rede LAN (Local Area Network), WAN (Wide Area Network) ou via internet.
    • Por tratar-se de um protocolo orientado a conexão, para que haja comunicação entre dois dispositivos é necessário instalar um iniciador iSCSI no  que "aponte" para um alvo de armazenamento válido disponível, também conhecido como LUN (logical unit number).
    • LUNs ou Logic Unit Numbers são essencialmente endereços previamente configurados em áreas de discos rígidos ou  (alvos) que o aplicativo iniciador iSCSI busca estabelecer a conectividade.
    • alternativa de baixo custa ao l
    • ao contrário do , não necessita de uma infraestrutura especializada e dedicada, podendo funcionar sobre uma rede IP convencional.

    fonte: meus resumos

  • SAN é um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada, geralmente baseada em Fibre Channel (FC). A SAN move os recursos de armazenamento da rede de usuário comum para uma rede independente e de alto desempenho. É uma rede completamente separada da rede dos usuários e com sua arquitetura pensada exclusivamente ao armazenamento de arquivos onde os servidores são que quem desempenham o papel de interface entre a rede de dados (Fibre Channel) e a rede dos usuários (Ethernet). Algumas particularidades da SAN: (1) Realiza pedido de acesso baseado em bloco; (2) opera em baixo nível; (3) utiliza iSCSI ou FC; (4) separada da LAN/Intranet; (5) rede de armazenamento de alto desempenho; (6) opera apenas com armazenamento de arquivos, ao contrário do NAS.

    Uma SAN não suporta o uso de cabeamento categoria 6 com protocolo ISCSI, por isso é necessária a utilização, nessa rede, de fibra óptica e protocolo FCIP (fibre channel over Internet protocol). (E)

    Uma das diferenças entre o NAS e o SAN é o fato de que o NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, enquanto o SAN fornece apenas armazenamento. (C)

    SAN é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho que se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, mesmo que possua um array com centenas de discos iSCSI. (C)

    A tecnologia SAN permite que haja consolidação de armazenamento e que este seja compartilhado por diversos servidores, mas não permite que as organizações conectem servidores e armazenamento geograficamente dispersos. (E)

    Em uma SAN, cada servidor possui um conjunto próprio de dispositivos de armazenamento. Os protocolos da SAN impedem que servidores acessem os dispositivos de outros servidores, garantindo, assim, a segurança das informações armazenadas. (E)

    Assim como outros mecanismos de armazenamento de dados em rede, a rede SAN acessa os dados em processos de alto nível. (E)

    Qualquer equívoco, pode me corrigir por favor