SóProvas


ID
909970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a SAN (storage area network), julgue os itens a
seguir.

Uma HBA (host bus adapter) fibre channel é capaz de conectar dispositivos externos a um computador. Quando um servidor necessita se comunicar com uma storage e com switches fibre channel, esse tipo de recurso é utilizado em uma SAN.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Os principais componentes de hardware das  SANs são: Servidor de discos:
    Servidores de discos, também chamados de storages ou frames, são dispositivos que armazenam discos compartilhados pelos hosts da rede. Eles possuem, em geral, diversas áreas diferentes, com esquemas de RAID diferentes ou discos específicos para a realização de espelhamentos para backup, os chamados BCV (business continuance volumes). Os BCVs facilitam muito tanto o backup quanto a restauração dos dados. O seu conteúdo é sincronizado com o conteúdo do disco principal, até que se faça uma quebra do sincronismo, o chamado split. Neste momento, o BCV guarda uma imagem do disco antes do split, e pode ser usado para backup, enquanto o servidor continua trabalhando, sem impactos na produção. Este procedimento pode ser feito com a freqüência mais conveniente para o usuário e, em muitos casos, o BCV é utilizado também para restauração de dados perdidos, que é muito mais rápido do que acessar fitas de backup.
    Muitos storages, além de discos, possuem também uma espécie de processador e memórias nvram e/ou flash, onde é armazenado o firmware do equipamento. Hubs; Switches:
    Switches fibre channel são bem mais complexos que os hubs, tanto em seu projeto quanto em funcionalidade. Enquanto os hubs são apenas um concentrador de cabos para um segmento compartilhado, um switch é um dispositivo de rápido roteamento dos dados e possui uma taxa de transferência de dados exclusiva para cada porta. As taxas de transferência variam bastante dependendo do switch, que vêm evoluindo rapidamente. Atualmente, a velocidade máxima está em 400 MB/s para cada porta.
    Enquanto os hubs não participam de atividades no nível do protocolo Fibre Channel, os switches participam ativamente, tanto para fornecer serviços quanto para supervisionar o fluxo de frames entre a origem e o destino. Bridges Fibre Channel-SCSI;
    As chamadas bridges em uma SAN são equipamentos que realizam a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Isto permite a manutenção dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel. HBA (Host Bus Adapter):
    Uma HBA é um dispositivo capaz de conectar dispositivos externos a um servidor. Por exemplo: para conectarmos um disco SCSI a um micro (barramento interno PCI), será necessário utilizar uma HBA SCSI-PCI. No caso da SAN, é necessário instalar em todos os servidores participantes dela uma HBA Fibre Channel, que se encarregará de fazer as conversões dos diferentes meios internos e externos ao servidor.
    As HBAs FC possuem, ainda, uma espécie de processador (um chip) capaz de fazer a conversão de protocolos para poupar a CPU do servidor deste trabalho.
  • Muito bom o comentário do colega acima.
    Seguem algumas considerações para complemento:
    - Uma HBA (Host-bus-adapter) em uma SAN é como se fosse uma placa de rede em uma rede ethernet normal. Geralmente há HBAs com 1 ou 2 portas de fibra ótica (HBA single, HBA Dual). 
    - Pode-se conectar diretamente um storage à placa HBA de um servidor(point-to-point), mas essa topologia já está entrando em desuso. Ou pode-se conectar a HBA do servidor a um switch fiber channel (Switched fabric), topologia mais utilizada e recomendada.
    - Atualmente, já foram lançados switches 8Gb/s (Brocade DCX, por exemplo)