SóProvas


ID
910600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os
itens que se seguem.

Em 1995, com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.

Alternativas
Comentários
  •   Olá pessoal ( GABARITO ERRADO):

     Segundo o PDRAE: " A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil."

    Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf


       

  • A meu ver o gabarito está correto, pois a questão está realmente ERRADA!!!!
    Na verdade a questão diz em ROMPIMENTO com a burocracia, e isso não é verdade, pois o que se busca combater é a disfunção burocrática. Na administração pública ainda dependemos de um certo grau de burocrácia, talvez por conta da do famigerado princípio da Legalidade que de certa forma limita a atuação dos gestores. Enfim o PDRAE não tentou romper com a burocracia, mas sim combater suas disfunções, por esse motivo a questão está errada.
  • "Com o passar do tempo, percebeu-se que a burocracia, se exacerbada em suas características,

    revela-se um modelo pouco flexível, inadequado em cenários dinâmicos, que

    exigem agilidade. A partir daí, é possível identificar diversas tentativas de desburocratizar

    a máquina: a criação do COSB (Comitê de Simplificação da Burocracia), da SEMOR

    (Secretaria de Modernização da Reforma Administrativa), o Decreto-Lei n2 200, de

    1967, o PND (Programa Nacional de Desburocratização) e ainda outros de menor vulto

    que, infelizmente, não tiveram o sucesso desejado. Até que em 1995, com a edição do

    plano diretor, começa a implantação, no Brasil, do chamado modelo gerencial."

    Chiavenato, Adm. Geral e Publica.

  • Outra questão ajuda a responder vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo Disciplina: Administração Pública

    A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país.

    GABARITO: CERTA.

  • Robson,

    A questão fala da tentativa de rompimento da RIGIDEZ burocrática e não do rompimento com o burocracia.

  • Não foi a 1° tentativa, antes disso outras já tinham ocorrido.

  • Complementando, houve alterações significativas implementadas no governo JK, como a descentralização administrativa. Houve a Lei nº 4.320/64, o Decreto-lei 200/67, durante a ditadura militar, além do enxugamento da máquina administrativa, abertura de mercados e criação do FNQ no governo Collor e devem ter existidos outras tentativas que não me recordo. Espero ter ajudado.

  • ERRADA

     Em 1995, com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)
    , (ERRO) houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.

    foi o decreto lei 200/67, onde houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.


  • A primeira tentativa de modernização foi no governo JK, com a criação  do COSB, conselho de simplificação burocrática, objetivava buscar meios de descentralizar os serviços públicos e com  a  criação da CEPA, conselho de ampliação administrativa, que objetivava assessorar o Congresso Nacional nas reformas administrativas.

    O Decreto lei 200/19967, foi criado depois no regime militar , portanto não foi a primeira tentativa de rompimento com o sistema burocrático, como alguns colegas afirmaram.

  • Errada , a primeira tentativa de romper com as práticas burocráticas implantadas na década de 30 foi com o DECRETO LEI NR 200/1967, que foi o primeiro modelo de prática gerencial na Administração pública brasileira com a descentralização dos órgãos / entidades através do surgimento da Administração Indireta.

  • Para o CESPE...O DEC LEI 200/67 foi a primeira tentativa e fracassou.

  • DEIXANDO A QUESTÃO CERTA:


    Em 1967, com o Decreto-Lei 200/67, houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.

  • Rumo à Administração Gerencial 
    Tendo em vista as inadequações do modelo, a administração burocrática implantada a partir de 30 sofreu sucessivas tentativas de reforma. Não obstante, as experiências se caracterizaram, em alguns casos, pela ênfase na extinção e criação de órgãos, e, em outros, pela constituição de estruturas paralelas visando alterar a rigidez burocrática. Na própria área da reforma administrativa esta última prática foi adotada, por exemplo, no Governo JK, com a criação de comissões especiais, como a Comissão de Estudos e Projetos Administrativos, objetivando a realização de estudos para simplificação dos processos administrativos e reformas ministeriais, e a Comissão de Simplificação Burocrática, que visava à elaboração de projetos direcionados para reformas globais e descentralização de serviços. 
    A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional. Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentração/descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle.

  • O Decreto-Lei n.200/1967 deu início para a criação de um Estado descentralizado e deburocratizado, porém ainda permitia contratar pessoal sem concurso público na adm. indireta.

  • A primeira tentativa foi o decreto lei 200/67

  • 1ª e 2ª tentativa : Dentro do governo militar ( 1964)

    1ª tentativa : DL/200/67

    2ª tentativa : PRND / 79 ( Programa Nacional de Desburocratização)

    O PDRAE foi no governo FHC / 95.

  • Tô vendo muita gente dizendo que a primeira tentativa de desburocratização foi com o decreto lei 200/67. Estão equivocados, amigos. A partir da saída de Getúlio Vargas em seu segundo governo no Brasil, a burocratização começou a dar espaço para a flexibilização. Exemplo que corrobora esse entendimento é a criação do COSB (Comissão de Simplificação Burocrática), instituido no governo do nosso querido JK (1956 - 1961). Como podemos observar, houve tentativas de desburocratização um pouco antes do famoso decreto 200/67. 

    Espero ter ajudado! Bons estudos, negada! Ieii..

  •  

    A primeira tentativa foi com o decreto lei 200/67.

  • A PRIMEIRA TENTATIVA FOI DOS MILITARES

  • MEUS AMIGOS, A PRIMEIRA TENTATIVA  COM JK EM 1954, CARATERIZADA PELA INTERVENÇÃO DO  ESTADO NA ECONÔMIA  ATRAVÉS DO PLANO DE METAS, DESTAQUE TB PARA A CRIAÇÃO DAS  COMISSÕES ESPECIAIS ,PARA A MODERNIZAÇÃO ,  TOCANDO PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO NO PAIS.

    ESPERO TER  AJUDADO.

  • A primeira tentativa foi no regime militar em 1967 com o DL 200 

  • Com o decreto lei 200/67 houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 30 do século passado.

  • A PRIMEIRA TENTATIVA NÃO FOI COM O DECRETO DE 67 MAS SIM COM O GOVERNO JK QUE CRIOU-SE ESTRUTURAS MAIS FLEXÍVEIS E COMPATÍVEIS COM O "PLANO DE METAS" NA ADM INDIRETA, O GOVERNO DE JK(1956) FOI A PRIMEIRA TENTATIVA E O DECRETO/67 FOI A SEGUNDA TENTATIVA.

  • Tassia Rocha, você está equivocada.

     

    Apesar de sua explanação sobre o plano de metas do governo JK estar corretíssima, o DL200/67 é sim considerado o marco inicial da tentativa de rompimento da rigidez burocrática com a premissa de tornar gerencial o estado brasileiro.

  • O Governo JK não chegou a fazer uma reforma porque ele não extinguiu nada na adminitração central por medo de causar conflito, razão pela qual ele não é o marco inicial da administração gerencial no Brasil. O governo JK apenas estimulou práticas de descentralização com a administração paralela, mas foi apenas isso: um estímulo, não chegou a ser uma reforma. A reforma veio com o DL 200/67 e por isso ele é considerado o marco inicial da adminitração gerencial no Brasil, administração essa que já se inicia na fase de consumerism. 

  • Reforma da década de 1967 – DL200 =  Foi CONSIDERADA MARCO INICIAL COMO tentativa de superar a rigidez burocrática

     

     

  • Gabarito: Errada. Boa questão, básica mas instrutiva. A questão que a colega Isabela se referiu é a : Q342352.

  • Foi em  1967, com o Decreto-Lei 200/67

    A primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática  aconteceu

  • Tenho uma dúvida: O Departamento administrativo de serviço público de 1936 não foi o primeiro com o objetivo de modernizar a administração pública, depois seguiria com o DL 200/67 com objetivo de solucionar a centralização excessiva ? 

  • Thaissa, pelo contrário. O departamento administrativo do serviço público de 1936 tinha como premissa justamente o contrário, ou seja, a implementação de técnicas altamente burocráticas. A primeira inovação em termos gerencialistas veio por meio do DL 200/67 que só veio a ter força em 1995 pelo PDRAE.

  • Em 1967, com o Decreto-Lei 200, houve a primeira tentativa de rompimento da rigidez burocrática instituída na década de 1930.

  • A primeira tentativa foi em 67.

  • 12 – (CESPE – TCE-RS – OCE – 2013) A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n.o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país.

    Muitos autores consideram a reforma do DL 200 de 1967 como o primeiro passo para a implementação do modelo gerencial no país. O Cespe mesmo já considerou esta afirmativa como correta.

    Font. Alfacon

    Prof. Lucas neto

    Quem fecha os olhos e planeja intriga, ao morder os lábios, já praticou o mal.

  • ERRADO

    1967

  • GABARITO: ERRADO

    Outra do CESPE responde a essa questão:

    Q342352 A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país (CERTO)

  • A primeira tentativa de rompimento com a rigidez burocrática foi dada pelo Decreto-Lei n.° 200 de 25 de fevereiro de 1967, o qual estabelece as diretrizes para a Reforma Administrativa e a disposição da Administração Federal.

    Dessa forma, a afirmativa em questão está errada ao afirmar que foi a primeira tentativa de rompimento com a rigidez burocrática o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).


    Gabarito do Professor: ERRADO.