-
Deming enunciou, em 1989,os 14 princípios a que a gestão devia obedecer.
Segundo Deming a Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem.
Para corresponder ou exceder as expectativas dos clientes os gestores têm de compreender a importância das pesquisas junto dos consumidores , as teorias e o pensamento estatístico e a aplicação dos métodos estatísticos aos processos.
Nas definições extraídas dos seus escritos nota-se a ênfase posta nos métodos quantitativos, cujos resultados, aplicados aos produtos, resultará em:
grau previsível de uniformidade devido a uma reduzida variabilidade
custos menores
adequação ao mercado.
-
gestão da qualidade total ou Total Quality Management (TQM)
Em 1961, Armand V. Feigenbaum definia o TQM como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade...
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_qualidade
-
Questão ERRADA!
O movimento da gestão da qualidade foi impulsionado inicialmente no Japão com a influência de técnicos americanos, como Deming e Juran, nos anos 50 e 60 do século passado, após este país ter sua infraestrutura destruída na Segunda Guerra Mundial.
A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa. Walter Andrew Sherwart, físico, engenheiro e estatístico norte-americano, também conhecido como “Pai do controle estatístico de qualidade”, iniciou estudos sobre a qualidade nas indústrias e demais locais de produção. Desenvolveu o CEP: Controle Estatístico de Processo. Sherwart criou o Ciclo PDCA, que significa Plan, Do, Check e Action: o ciclo Deming da Qualidade.
O Japão foi o primeiro país a adotar a gerência de qualidade dos seus produtos e serviços, em inglês, Total Quality Management “TQM”, que significa Gestão da Qualidade Total (GQT). O surgimento se deu no período do fordismo e, no Japão, o toyotismo aplicou a nova técnica organizacional e conseguiu estabilizar a economia no pós-guerra. Ora, após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses estavam destruídos pelo efeito das bombas, tanto física, quanto moralmente.
Fonte: http://gestao-de-qualidade.info/ & Estratégia Concursos - Rodrigo Rennó!
-
COMPLEMENTANDO SOBRE AS 4 ERAS DA GESTÃO DA QUALIDADE:
A primeira era de gestão da qualidade, também chamada de era da inspeção(inspeção 100%), pode ser assim definida:
- Foco= O foco do sistema de gestão era o da verificação e acompanhamento "in loco" dos problemas de qualidade, o inspetor de qualidade era o responsável pela determinação da qualidade de um processo ou de um componente.
- Visão = A visão adotada pelos gestores da qualidade é a de que existem problemas, e os mesmos precisam ser resolvidos.
- Ênfase = A preocupação em termos de qualidade, estava diretamente ligada a uniformidade dos produtos, como dizia Ford, ?todos podem ter um carro Ford modelo T Preto?.
- Método = O Método utilizado para medir e acompanhar a qualidade, estava baseado em instrumentos de medição, trenas, paquímetros e calibres, ditavam as regras de produtos considerados com ou sem qualidade.
- Responsável = A responsabilidade por tudo que acontecia com a qualidade era do Departamento de Inspeção.
Se os primeiros passos foram dados no início do século, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção, a idéia era impedir que produtos defeituosos fossem enviados ao cliente, a solução dos problemas ainda não era o foco do processo.
-
A segunda era dos sistemas de gestão qualidade, foi chamada de era do controle estatístico da qualidade, onde o foco passou a ser a introdução de ferramentas estatísticas para o levantamento de informações a respeito do desempenho de produtos e processos, como segue:
- Foco= O foco da gestão da qualidade está no Controle de processos, produtos, componentes e operadores, que são controlados estatisticamente visando a manutenção e padrões de qualidade em tudo na organização.
- Visão= Embora novos procedimentos tenham sido incorporados ao dia-a-dia do processo produtivo, a visão do sistema ainda é o de que existem problemas e se existem precisam ser resolvidos.
- Ênfase= a principal mudança ocorrida nesta era diz respeito ao fato de que, percebeu-se a impossibilidade da realização da inspeção 100% no processo produtivo, o objetivo agora é a uniformidade de produtos com menos inspeções de processos.
- Método = as ferramentas e técnicas estatísticas estabelecem o nível de tolerâncias para as atividades, operações componentes.
- Responsável= a responsabilidade pelo desempenho da qualidade passa a ser dividida enter o departamento de fabricação e o departamento de engenharia.
A grande responsável pelo sugimento do controle estatístico de processo (CEP), foi a produção em massa. A partir do momento em que praticamente todos os produtos e serviços passam a ser produzidos em grandes escalas, o CEP foi a primeira ferramenta a disposição dos gestores do processo produtivo, que auxiliou na garantia da qualidade, nesta era surge o departamento de controle da qualidade.
-
A terceria era da gestão da qualidade, ficou conhecida como a era da garantia da qualidade. A mudança está no entendimento de que a qualidade deve ser pensada como uma filosofia de gestão.
Ser competitivo e manter um bom desempenho é o grande desafio enfrentado pelas organizações, principalmente porque as empresas são afetados negativamente em termos de qualidade e produtividade por uma série de motivos. Dentre eles destacam-se:
a) deficiências e falta de capacitação dos recursos humanos;
b) modelos gerenciais ultrapassados, que não geram motivação e pela falta de liderança na condução dos processos empresariais;
c) tomada de decisões que não são sustentadas adequadamente por fatos e dados e por uma visão objetiva do futuro do negócio; e
d) posturas e atitudes que não induzem à melhoria contínua, faltando bom senso, senso crítico e visão sistêmica dos processos.
A era da garantia da qualidade, que pode ser descrita da seguinte forma:
- Foco= o foco desta era está na coordenação dos esforços de todos na organização em busca da qualidade.
- Visão = a visão desta era está na pro-ação, em vez da reação aos problemas detectados, o problema a ser resolvido é visto como uma oportunidade de melhoria, quanto mais aproveitamos as oportunidades, maior o resultado para a organização.
- Ênfase = a ênfase está em toda a cadeia de fabricação do produto ao mercado, clientes e fornecedores são chamados a participar do processo de melhorias nos produtos e serviços da organização, a qualidade não é mais pensada apenas do ponto de vista interno da organização.
- Método = O método de trabalho consiste em criar programas e sistemas da qualidade, siglas como TQC (total quality control) e GQT (gestão pela qualidade total) agora fazem parte do dia-a-dia da empresa.
- Responsável = A responsabilidade é de todos os departamentos e alta administração superficialmente, falta nesta era a consciência de que a qualidade é estratégica para a organização.
-
ENFIM...
Na década de 80, a gestão estratégica considera como fundamentais as variáveis técnicas, a informação e desenvolvimento das novas tecnologias, as variáveis econômicas, as mudanças sócio-culturais, psicológicas e políticas, passaram a ser fundamentais e começaram a determinar uma mudança no estilo gerencial das empresas. Tem também, como seu interesse básico, o impacto estratégico da qualidade nos consumidores e no mercado, com vistas à sobrevivência das empresas, levando-se em consideração a sociedade competitiva atual.
Desta forma estamos chegando a quarta era de gestão dos sistemas da qualidade, a era da gestão da qualidade total(Gestão Estratégica da qualidade), que pode ser descrita como:
- Foco = Nesta era a qualidade é vista como um elemento de impacto estratégico. Elementos como missão, visão e valores são integrados a gestão da qualidade, os programas de qualidade agora são chamados de sistemas integrados de gestão da qualidade.
- Visão = A visão geral dos negócios, estabelece a qualidade como um diferencial competitivo a ser alcançado. A qualidade agora é obrigação não mais necessidade.
- Ênfase = A ênfase adotada está na análise ambiental, as necessidades do mercado e do cliente são determinadas via estudos do ambiente do negócio.
- Método = o método para elaboração dos programas de qualidade estão relacionados com o planejamento estratégico, com os objetivos dos negócios e suas visões de futuro, a mobilização para a qualidade vem de cima.
- Responsável = A responsabilidade pela qualidade é de todos os departamentos e da alta administração fortemente.
FONTE: http://marketingfuturo.com/evolucao-da-qualidade-historico-dos-sistemas-de-gestao-da-qualidade/
Peço desculpas por todos os comentários. Sei que ficou grande e cansativo. Mas, entendo que foi preciso para o bom entendimento da questão, revisão e um bom desempenho de questões futuras. Bons estudos!
Deixo-lhes a minha paz, a minha paz vos dou - Jesus Cristo!
-
o gabarito é ERRADO
http://www.cespe.unb.br/concursos/TELEBRAS_13/arquivos/TELEBRAS13_013_26.pdf
QUESTÃO 66
http://www.cespe.unb.br/concursos/TELEBRAS_13/arquivos/Gab_definitivo_TELEBRAS13_013_26.PDF
-
Tiago, não entende mal meu comentário, mas acho desnecessário comentários tão grandes como estes. Acredito que a maioria nem lê ou então procura por algo mais sucinto. Quem quer mesmo aprender e saber mais sobre o assunto vai correr atrás por conta própria. As vezes o entendimento vem mais rápido por algo mais direto e objetivo.
-
"A gestão da qualidade não é advinda do controle estatístico. Ela buscou justamente superar esta visão de controle realizado apenas no final do processo produtivo e trouxe uma nova visão do que é qualidade, não mais conformidade ao projeto, mas sim SATISFAÇÃO AO CLIENTE, por isso não é sinônimo de uniformidade"
-
Complementando....
Iniciou-se com a expansão da indústria, início do século XX, e a invenção da inspeção em massa. MAXIMIANO
-
QUALIDADE É SINÔNIMO DE SATISFAÇÃO. LEMBRE-SE QUE ESTAMOS EM UM MUNDO DOMINADO PELA DIVERSIDADE! DIVERSIDADE DA TECNOLOGIA, DOS TIPOS DO AMBIENTE, DAS PESSOAS... LOGO, PARA SATISFAZER OS CLIENTES DEVEMOS SAIR DA LINHA DE UNIFORMIDADE.
EX.: FORD PERDEU O MERCADO POR NÃO ADERIR À DIVERSIDADE. EM SUA INSDUSTRIA, SÓ SE PRODUZIA CARROS DE COR PRETA, POR CONTA DO CUSTO DA PRODUÇÃO E DO TEMPO DA SECAGEM. ENQUANTO NA CONCORRÊNCIA ERA POSSÍVEL O CRITÉRIO DE OPÇÕES DE ESCOLHAS QUANTO À COR DO AUTOMÔVEL...
GABARITO ERRADO
Dica para a vida: Não só para os produtos e serviços, mas também para o modo como pensarmos e consideramos as coisas deve se adeir a esta abordagem, senão nos tornaremos seres atrasados, retrógrados, convencionais e conservadores.
-
Gabarito Errado.
Embora a gestão da qualidade seja divida em quatro grandes eras (inpeção, controle estatístico, garantia da qualidade e qualidade total), as primeiras discussões sobre a qualidade iniciaram-se após a introdução da produção em massa e a industrialização no século XIX. Nesse período cresceu o volume da produção e passou a ser necessário o controle da qualidade.
Logo, a questão erra ao afirmar que o método estatístico foi o primeiro estágio da qualidade e erra também ao afirmar que tais discussões iniciaram-se nos anos 80.
fonte: facebook.com/admfederal
-
Evolução da gestão da qualidade:
1900 - Era da inspeção ( início do período industrial );
1930 - Era do controle estatístico; ( aqui está! )
1950 - Era da garantia da qualidade;
1970 - Era da gestão total da qualidade.
*** Portanto, o controle estatístico da qualidade não iniciou na década de 80, como diz a questão.
--
Gabarito: errado
-
GABARITO ERRADO.
A gestão da qualidade não advém do controle estatístico dos processos.
-
ERRADO
A gestão da qualidade busca atingir níveis de excelência organizacional, utilizando para esse fim os meios adequados para que sejam atingidos, da melhor maneira possível, os resultados desejados, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes.
-
gestao qualidade demanda melhoramento constante, jamais uniformidade de decisoes e condutas.