-
Certo.
Segue trecho do Manual:
"A partir do final do século XVI, esse modo de tratamento indireto já estava em voga também para os ocupantes de certos cargos públicos. Vossa mercê evoluiu para vosmecê, e depois para o coloquial você. E o pronome vós, com o tempo, caiu em desuso. É dessa tradição que provém o atual emprego de pronomes de tratamento indireto como forma de dirigirmo-nos às autoridades civis, militares e eclesiásticas."
-
o português do Brasil, inúmeras pesquisas parecem indicar que o sistema de pronomes pessoais está passando por uma série de mudanças, correlacionadas sem dúvida a um processo de simplificação do paradigma das conjugações verbais. Entre as mudanças já realizadas ou em curso, pode-se citar a extinção do pronome vós e seus correspondentes vos e vosso, o emprego de uma categoria vazia na posição de objeto em paralelo com a perda do clítico acusativo, a crescente indistinção das marcas morfológicas de casos, a intercambialidade de formas tratamentais com referência à mesma pessoa gramatical, o uso de dele para desfazer a ambigüidade de seu, a tendência decisiva para a próclise, além de vários outros fenômenos de variação, como o caso de nós e a gente, para os quais ainda não há indícios satisfatórios de mudança.
-
Mas e o tratamento 'Vossa Excelência"?
-
Sério?????? "para dispensar tratamento respeitoso a pessoas de hierarquia superior"???? Como assim???
-
Concordo contigo Lara, não entendi como pode estar certa esta parte que fala "dispensar tratamento respeitoso a pessoas de hierarquia superior"
se alguém souber os motivos do porquê está certa nos informe
-
Fiquei na dúvida em relação ao sentido da palavra dispensar que tem sentido de Conceder dispensa a; isentar; prescindir de; distribuir.
Na atualidade, o pronome vós não é mais empregado em comunicações oficiais para dispensar(isentar ?) tratamento respeitoso a pessoas de hierarquia superior.
-
A questão informa que "na atualidade, o pronome vós não é mais empregado em comunicações oficiais para dispensar tratamento respeitoso a pessoas de hierarquia superior".
Há uma breve explicação no Manual de Redação Oficial: "O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem larga tradição na língua portuguesa. De acordo com Said Ali, após serem incorporados ao português os pronomes latinos tu e vos, “como tratamento direto da pessoa ou pessoas a quem se dirigia a palavra”, passou-se a empregar, como expediente linguístico de distinção e de respeito,a segunda pessoa do plural no tratamento de pessoas de hierarquia superior. (...) A partir do final do século XVI, esse modo de tratamento indireto já estava em voga também para os ocupantes de certos cargos públicos. Vossa mercê evoluiu para vosmecê, e depois para o coloquial você. E o pronome vós, com o tempo, caiu em desuso. É dessa tradição que provém o atual emprego de pronomes de tratamento indireto como forma de dirigirmo-nos às autoridades civis, militares e eclesiásticas".
O candidato pode, talvez, ficar confuso com o uso da palavra "dispensa". Esta palavra tem inúmeros significados, entre eles "desobrigar", "isentar", porém, ela também tem o sentido de "conferir, dar, distribuir". Neste caso, o uso da palavra tem o sentido de "dar tratamento respeitoso", o que torna a questão correta.
A resposta é correta.
-
segundo o Manual :
"
os pronomes latinos tu e vos, "como tratamento direto da pessoa ou pessoas a quem sedirigia a palavra", passou-se a empregar, como expediente lingüístico de distinção e de respeito, a segunda pessoa do plural no
tratamento de pessoas de hierarquia superior....." prossegue o autor
" tratamento indireto consistiu em fingir que se dirigia a palavra a um atributo ou
qualidade eminente da pessoa de categoria superior, e não a ela própria. Assim aproximavam-se os
vassalos de seu rei com o tratamento de vossa mercê, vossa senhoria (...); assim usou-se o
tratamento ducal de vossa excelência e adotaram-se na hierarquia eclesiástica vossa reverência,
vossa paternidade, vossa eminência, vossa santidade. "
Conclusão : Vós deixou de ser usado !
-
Olá, Thereza!
"Vossa Excelência" é pronome de tratamento e "vós" é pronome pessoal, aquele é usado em redação oficial, este não.
Abraço.
-
Fiquei em dúvida sobre esse "dispensar tratamento respeitoso a pessoas de hierarquia superior" fiquei sem entender nada depois dessa......e sinceramente os comentários dos professores sobre esse assunto têm deixado a desejar...
-
Para quem tem acesso restrito, segue o ponto chave do comentário da professora:
O candidato pode, talvez, ficar confuso com o uso da palavra "dispensa". Esta palavra tem inúmeros significados, entre eles "desobrigar", "isentar", porém, ela também tem o sentido de "conferir, dar, distribuir". Neste caso, o uso da palavra tem o sentido de "dar tratamento respeitoso", o que torna a questão correta.
-
O pronome "vós" caiu em desuso, sendo atualmente substituído por "vocês".
-
Deslealdade é o que define essa questão. Quantos candidatos saberiam que dispensar significava conferir, dar, distribuir? Quantos foram pelo sentido de dispensar, desobrigar, isentar? Se mate de estudar, decore um dicionário inteiro e mais outro para poder resolver questões do Cespe e talvez ainda não seja suficiente!
-
O cara que botou esse "dispenar", como diz Fernando Pestana, "não tem pai nem mãe".
-
Para mim o trecho " para dispensar tratamento respeitoso " deu a entender que o tratamento respeitoso é que foi dispensado e por isso não se usa mais o " vós "