-
Gabarito Errado
Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais
importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos
originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não
podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. Os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor
quando em seu conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento
de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados,
acrescidos de forma indevida ou misturados com os de outras pessoas ou
instituições). Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de
“fundo arquivístico”.
-
Princípio da territorialidade: os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Este local pode ser nacional, regional e institucional (dentro de uma organização).
-
Não entendi onde está o erro... pq de certa forma quando se respeita os fundos se respeita também o território. Alguém pode esclarecer melhor o erro?
-
Entendo que houve uma inversão na "ordem" dos princípios, onde, na verdade, o Princípio da Territorialidade decorre do Princípio da Procedência ou de Respeito aos Fundos.
-
Louise Fernandes foi a única que explicou de fato a questão. Os outros comentários são acessórios: explicam os conceitos isoladamente, mas não dizem o porquê da questão estar errada. Obrigado Louise.
-
Caros colegas...
Vi um comentário na questão Q308582 que pode ser de ajuda.
Segue:
"Por Territorialidade entende-se a abrangência territorial do documento. Os poderes de pertença, onde foi produzido e/ou recebido (nacional, regional, institucional). Já por Proveniência o respeito à sua separação por pessoa, setor, divisão, departamento e instituição de origem com o objetivo de facilitar o acesso, a consulta e o manuseio para acelerar o processo."
Espero ter ajudado.
Força e Perseverança!
-
Como já foi dito a questão está errada, acredito que o examinador inverteu a ordem dos princípios, uma outra questão ajuda a responder, vejam:
-
O princípio da territoriedade está ligado ao direito de propriedade dos documentos, ou seja, a quem os documentos pertencem. Vejam a definição: "segundo esse princípio, os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele PERTENCER"
Já o princípio de respeito aos fundos está relacionado ao contexto de produção e acumulação de documentos. Segundo esse princípio, os documentos produzidos pela entidade X não devem ser misturados aos produzidos pela entidade Y, independente de quem tenha o direito sobre esses arquivos.Por exemplo, no Arquivo Nacional são reunidos documentos de diversas instituições públicas do poder executivo. Todos esses documentos são públicos e, portanto, pertencem ao governo, mesmo dono. Porém, o arquivo do Ministério das Relações Exteriores não devem ser misturados com os do Ministério da Educação, por respeito ao princípio de respeito aos fundos.
Portanto, os dois princípios são distintos e um não depende do outro, na verdade, eles se complementam.
-
O princípio de territorialidade é a base para a elaboração e aplicação do princípio de respeito aos fundos. ERRADA
OK, já entendi que territorialidade é base para o respeito aos fundos, porém, não encontrei nada em meus materiais e na internet que afirme que o contrário é verdadeiro. O comentário mais votado, o da Louise, diz que "houve uma inversão na "ordem" dos princípios, onde, na verdade, o Princípio da Territorialidade decorre do Princípio da Procedência ou de Respeito aos Fundos".
Alguém poderia me citar uma fonte que confirme isso?O CESPE, em resposta a um recurso, afirmou que "O princípio arquivístico, fundamental para a organização dos
documentos, é o princípio de da Proveniência ou RESPEITO AOS FUNDOS".
Seria isso? O princípio do respeito aos fundo é a base para todos os outros princípios?
-
Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou documentos arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.
GABARITO: ERRADO.
http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf
-
O comentário da Louise foi exato. Na verdade a base do Princípio da Territorialidade é o Princípio da Proveniência (ou Respeito aos Fundos), uma vez que aquele mantém a mesma filosofia de organização ao se curvar às origens de formação do documento produzido naquela base territorial. O principio da Territorialidade se curva ao da Proveniência. É, digamos, uma ramificação ou uma especialização do princípio da Proveniência.
-
O princípio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem permanecer o mais próximo possível do seu local de produção, pois além de fontes de informações sobre a instituição, também é fonte de informação sobre o local, a comunidade e a sociedade onde a instituição está atuando.
O princípio do Respeito aos Fundos, ou Proveniência, determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instituição diferente, sob pena de perder seu caráter informativo. Em outras palavras, este princípio é limitador, um apontador para quais documentos pertencem ou não a determinado arquivo.
Pelos conceitos e aplicações acima, podemos concluir que esses dois princípios não possuem uma relação direta de atuação ou conceituação, e, portanto, não podem ser um a base para aplicação de outro.
Gabarito do professor: Errado