-
Item certo
Vejo esta questão mais relacionada com o princípio da proveniência, porque
um documento de arquivo possui muito mais valor quando inserido em seu conjunto do que fora dele (caráter orgânico). Os documentos são unidos pela sua origem ou
proveniência, que tem como principal suporte utilizado o papel e principal gênero o textual (também estudaremos
mais adiante).
Alguém poderia completar o raciocínio por gentileza?
-
Certa.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Bons estudos!
Abraço.
-
Não entendi qual o complemento que você precisa, colega Eduardo Andrade. Se você ainda tiver alguma dúvida, posso tentar ajudar se você explicar melhor ;)
Essa característica de inter-relacionamento que a questão fala é definida por Luciana Duranti como "a relação que o documento arquivístico possui com outros documentos representantes da mesma transação ou assunto."
Tenho anotado no caderno mas não anotei em qual obra, especificamente, esse conceito está. Se alguém souber, por favor, disponibilize. :)
-
o inter-relacionamento é o fator de organicidade dos documentos de arquivo.
Resposta: certa
-
inter-relacionalidade
Os documentos estabelecem relação entre si e com as atividades que o geraram. O documento de arquivo deve ser entendido como peça de todo orgânico e não como elemento isolado de um contexto.
-
GABARITO CERTO.
Os documentos devem apresentar inter-relacionamento. Logo, os documentos devem ser realizados dentro deste conjunto, deste contexto.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.