-
Gabarito certo
GESTÃO DE DOCUMENTOS
Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de
procedimentos e operações técnicas à sua produção,
tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e
intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para
guarda permanente.
-
Resposta: (Certo)
Justificativa:
Em verdade, o arquivamento intermediário é um dos componentes da fase de avaliação de um programa de gestão de documentos. É na avaliação que são estabelecidos os prazos de guarda para os documentos, nas fases corrente e intermediária, e é dada a destinação.
Pelo que foi exposto, majoritariamente, os autores consideram a fase de destinação ligada à fase de avaliação, de tal forma que seriam uma única fase (Avaliação-Destinação). A CESPE adota este entendimento majoritário, desta forma, quando a referida banca utilizar a expressão destinação, estará se referindo também à avaliação.
-
CERTO. Na questão “Arquivamento intermediário” esta sendo colocado como substituto de TRANFÊRENCIA que é atividade da fase DESTINAÇÃO.
Fases da gestão:
PRODUÇÃO
UTILIZAÇÃO
AVALIAÇÃO/DESTINACÃO
Na DESTINAÇÃO temos as seguintes atividades: análise, seleção, eliminação, recolhimento e TRANSFERÊNCIA.
obs:1
Temos DESTINAÇÃO nas fases CORRENTE e INTERMEDIÁRIA.
obs:2
Na CORRENTE é possível todas as atividades da DESTINAÇÃO.
Na INTERMEDIÁRIA exceto a TRANSFERÊNCIA (pois essa só ocorre da fase corrente para a intermediária).
-
A gestão de documentos possui três fases básicas :
PRODUÇÃO - CORRENTE
UTILIZAÇÃO - CORRENTE E INTERMEDIÁRIO
DESTINAÇÃO : INTERMEDIÁRIO
-
Gab. C
(ANEEL/2010 – UnB/Cespe) Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos, julgue o próximo item. O arquivamento intermediário dos documentos propicia economia de espaço físico e dos recursos humanos e materiais. Resposta: CERTO.
Os documentos são produzidos e recebidos nos setores (que cumprem funções de arquivos correntes) constantemente. Logo, o acervo nos setores vai crescendo. Por isso, depois de um certo tempo, os documentos são transferidos aos arquivos intermediários, liberando espaço nos setores e evitando o acúmulo dos documentos. Por não haver “acumulação”, não será preciso aumentar os recursos humanos e materiais nos arquivos correntes.
--------
Fonte: VALENTINI, Renato; Arquivologia para Concursos
-
Fases
P---rodução (FASE CORRENTE)
U---tilização de doc (FASE CORRENTE / INTERMEDIÁRIA)
D---estinação (FASE INTERMEDIÁRIA)