-
ERRADA
Essa é função Descrição
Aquisição é a passagem dos arquivos tranferidos e recolhidos
-
Errada!
A aquisição de documentos compreende:
Contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo; cabe ao arquivista estabelecer as regras e procedimentos para assegurar que o acervo recebido é completo, confiável e autêntico e, desta forma, lhe conferir o máximo de credibilidade como evidência, testemunha do contexto de sua criação e fonte de informação; esta função, mais evidente nos arquivos permanentes [...] SANTOS (2008:179).
fonte: SANTOS, Vanderlei Batista dos (org.), INNARELLI, Humberto Celeste, SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. Arquivística: temas contemporâneos. Distrito Federal: SENAC, 2008
-
Na realidade é PRODUÇÃO de documento, e não aquisição!
-
O arquivista, ao sugerir formas de elaboração de documentos, atua na função arquivística denominada aquisição.
Errado.
Ao sugerir formas de elaboração de documentos, esta se falando da fase de produção de documentos, que por sua vez, rerefe-re ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Na fase de produção de documentos, deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais.
-
Sugerir formas de elaboração de documentos --> criação/produção
Transferência e recolhimento --> aquisição