SóProvas


ID
911431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à microfilmagem, uma das técnicas modernas a
serviço dos arquivos, julgue os itens seguintes.

A microfilmagem traz economia aos arquivos, pois sua adoção tem menor custo que a manutenção do acervo em suporte de papel.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito...

    Pois uma das vantagens da microfilmagem é: armazenamento eficiente a um custo muito baixo por imagem.
  • "A microfilmagem traz economia aos arquivos, pois sua adoção tem menor custo que a manutenção do acervo em suporte de papel."
    Acho que o erro da questão está em afirmar que a ADOÇÃO (microfilmagem) tem menor custo que a MANUTENÇÃO (do acervo de papel).
    A microfilmagem traz economia, certo;
    pois tem um custo de manutenção menor que o de suporte de papel. A adoção em si tem um custo de implantação que a toda mudança é inerente. Foi esse o meu raciocínio. O que acham?

  • A técnica da microfilmagem é tratada pela Lei n° 5.433, de 08 de maio
    de 1968, e regulamentada pelo Decreto nº 1.799, de 30 de Janeiro de 1996.
    Essa prática surgiu  como solução para a falta de espaços nos arquivos,
    conseqüência do alto volume de produção de documentos. Assim, o principal
    objetivo da microfilmagem é a economia ou redução do espaço a ser ocupado
    pelo arquivo. Atualmente é utilizada em grande escala por bancos (que
    microfilmam cheques) e cartórios. Outras entidades a utilizam em pequena
    escala.
    Contudo a microfilmagem apresenta outras vantagens, como a facilidade
    na conservação dos documentos, a preservação dos originais e a manutenção
    do sigilo da informação. As desvantagens são o alto custo do processo e a
    dificuldade de comparar uma imagem microfilmada a outra
    .

    Prof. Mayko Gomes - Ponto dos concursos
  • Realmente, o racioncínio do colega acima esta certo, porque uma das desvantagens da microfilmagem é justamente o alto custo da implantação.
  • MICROFILMAGEM==> O Principal objetivo da microfilmagem é a economia ou redução do espaço a ser ocupado pelo arquivo (cerca de 98%!).

    O erro em minha concepção seria MENOR CUSTO.
  • O erro está em dizer que a adoção da microfilmagem tem menor custo ou um custo baixo. Na verdade para se adotar a microfilmagem é cara, mas a sua manutenção é barata em se comparando com os arquivos convencionais. 
  • O processo de microfilmagem tem custo elevado  , não é barato. 
  • Só para complementar o que os colegas já disseram acima, gostaria de adicionar um detalhe que ajuda a resolver muitas questões. A CESPE/UnB tem mania de fazer uma afirmação verdadeira e justificar com algo que não tem nada a ver com o que foi dito anteriormente. A microfilmagem realmente traz mais economia aos arquivos, mas por reduzir o espaço de armazenamento e não pelo custo (que é bem elevado).
    Questão: A microfilmagem traz economia aos arquivos, pois sua adoção tem menor custo que a manutenção do acervo em suporte de papel.
    A microfilmagem promove a economia de ESPAÇO, mas o seu custo de ADOÇÃO é bem elevado.
    Percebam que da forma que a questão está redigida até poderiamos entrar em um raciocínio e pensar: poxa, realmente a microfilmagem é muito mais econômica, pois se tivessemos um prédio de 20 andares lotado de papéis, seria bem mais barato manter esses documentos em microfilmes. Porém, não é essa a ideia de economia da microfilmagem. 
    Utilizando esse mesmo exemplo do prédio, notem que seria absurda a redução do espaço, muitos autores citam que a redução é de até 98%, agora imaginem o custo de transformar esse prédio lotado de papéis em fichas de microfilme.
    Espero que eu não tenha os confundido mais ainda. Mas não esqueçam de que é bem importante estar sempre atento à justificativa dada pela banca para um proposição inicialmente correta.

  • A questão relaciona MENOR CUSTO com MANUTENÇÃO e nao MENOR CUSTO DE ADOCÃO?

    MUITO MAL ELABORADA ESSA QUESTÃO


    NÃO ESQUECER!!!!!!

    A MICROFILMAGEM TEM ALTO CUSTO NO PROCESSO DE ADOÇÃO

    e BAIXO CUSTO NA MANUTENÇÃO
  • Vantagens e desvantagens da Microfilmagem:

    -Validade Legal = Possui mesmo valor legal que seu original;
    -Economia de ESPAÇO = redução do volume documental;
    -Durabilidade do suporte = os microfilmes tem expectativa de vida de aproximadamente 500 anos!;
    -Facilidade no acesso à informação = as dimensões reduzidas do microfilme permitem seu manuseio, catalogação e indexação mais eficiente;
    -Segurança na conservação do suporte = podem ser guardados em cofres de segurança, à salvo de evntuais sinistros;
    -Segurança na preservação do sigilo do documento = o microfilme dificulta o acesso não autorizado das informações, já que necessita de equipamento prórpio para que suas informações sejam visualizadas.

    Desvantagem = ALTO CUSTO DE PROCESSO!!!

    Fonte:Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini - Estratégia Concursos
  • Os objetivos da microfilmagem de documentos são, em geral, dois: 
    a) reduzir o seu volume; 
    b) garantir a sua durabilidade. 
    Qualquer determinação para microfilmar documentos deve ser baseada nos seguintes princípios: os documentos devem apresentar valor que justifique o custo dessa operação; o processo de microfilmagem é de alto custo, devendo-se, por isso, sopesar esse custo contra o da preservação dos documentos na forma original; e os documentos a serem microfilmados devem ter características físicas que se prestem à filmagem. 
  • Enunciado subjetivo. Embora seja de alto custo, ao implantar um arquivo para guarda de microformas, podemos economizar (o suficiente para reduzir os custos totais do arquivo), no aluguel do espaço físico para sua implantação, por exemplo.

    E agora José?

  • Quando da realização de um projeto de microfilmagem, também deve se levar em consideração os altos custos dos equipamentos, dos filmes, da manutenção de um sistema micrográfico e, sobretudo, dos recursos humanos necessários ao preparo da documentação.

     

    ERRADO
     

  • "o especialista francês Michel Duchein (1981) observa: "Na França, há alguns anos, realizou-se um estudo comparativo dos preços da microfilmagem de 100m lineares de documentos e da construção e instalação de um edificio para conservar os mesmos 100m de documentos. O estudo foi feito por duas equipes distintas: uma do Arquivo Nacional e outra de uma firma de material fotográfico. Cada equipe elaborou seu trabalho de modo totalmente independente. A equipe do Arquivo Nacional concluiu que a conservação dos documentos originais custaria três vezes menos do que sua microfilmagem e a equipe da firma de material fotográfico concluiu que a microfilmagem custaria cinco vezes mais do que a construção de um edifício".

     

    fonte: Arquivo: teoria e prática, Marilena Leite Paes, pag 156

     

    GAB: ERRADO

  • "comprar um marea é mais barato do que a manutenção de uma bicicleta"