SóProvas


ID
911668
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento Estratégico tem como foco central

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "E".
    Não concordei com o gabarito, pois a letra "A"  é a única que fala em longo prazo.
    Os níveis de planejamento são (E)stratégico, (T)ático e (O)peracional, sendo longo, médio e curto prazo respectivamente.
    O primeiro é realizado pela cúpula, o segundo pelos gerentes intermediários e o terceiro pelo "chão da fábrica" quem faz/contrói.
    Cabe ao primeiro diante de informações externas e internas, achar soluções dos problemas, e ao segundo dentro do caminho escolhido a forma como implementá-lo e ao operacional realizar/construir.
    Dica tanto para planejamento quanto para controle o minemônico ETO, eu prefiro juntar a pergunta com a resposta PLAN.E.T.O
  • Olá pessoal ,

    Alguém poderia informar pq a letra A está errada??? Qual o erro ???

    Obrigada a todos e bons estudos.
  • Também quero saber, pois fiquei em dúvida com relação a alternativa A e E, mas acabei marcando a A. 

  • Oi pessoal! Acredito que a letra A está errada porque é bastante taxativa. Apesar de objetivar um plano de metas embasado, o planejamento estratégico não tem o poder de prever ocorrências futuras com impacto estratégico. Sendo algo complexo, que envolve desde a organização de missão, visão e valores de uma empresa, tal planejamento TAMBÉM busca conhecer os ambientes externo e interno e suas ameaças e deficiências. Segundo a professora Beth, do Renato Saraiva, a palavra-chave de Planejamento Estratégico é o que temos na letra E: alinhamento (sinergia). A questão pede o foco central do P.E., que é buscar alinhar toda a empresa com seu objetivo de longo prazo. Entendo assim. Espero ter ajudado! 
    • a) alcançar o potencial máximo da organização através do fortalecimento da capacidade de prever ocorrências futuras com impacto estratégico nas metas de longo prazo.
    • Também errei está questão, mas visualizei o erro. Quando ele informa de prever ocorrências com impacto NAS METAS DE LONGO PRAZO, me parece que as metas estão servindo do referência para alguem,possivelmento o tático.
    • b realizar metas organizacionais de longo alcance, através da priorização de enfrentamento das incertezas ambientais internas.
    • Realizar metas organizacionais, operacional
    •  c) capacitar os níveis diretivos superiores para enfrentar as incertezas ambientais externas.
    • ???????? Não sei o que dizer
    •  
    •  d) reduzir as incertezas em ambientes competitivos para alcançar resultados precisos no curto prazo.
    • operacional
    •  e) fortalecer a sinergia entre as capacidades efetivas da organização visando alcançar seu pleno potencial de ação num ambiente de incerteza sistêmica.
    • Aqui é mais abstrato, todas as visões são mais gerais
  • Planejamento estratégico

    Tratam de objetivos globais e amplos, da organização como um todo, e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento dos acionistas.)

  • Resposta: letra E.

    “O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo. Sua principal funciona­lidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. É um formato de planejamento que foca maior grau de interação com o ambiente, ou seja, tem em vista uma melhora na relação entre a organização e o ambiente externo no qual ela encontra-se inserida.
    ...
    O planejamento estratégico está sujeito a incertezas no que se refere aos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos. Acredito que isto fundamente o erro da letra A!!!.
    ...
    O planejamento estratégico é o mais amplo e abrangente da or­ganização... compreende o processo de formulação das estratégias que a organização utilizará para direcionar e fortalecer seu desempenho e sua posição competitiva ... a construção da estratégia é baseado na análise conjunta das forças e fraquezas internas à instituição, e das ameaças e oportunidades evidenciadas pelo ambiente externo. Estratégia é o caminho escolhido pela organização para alcançar seus objetivos ou superar algum desafio. Esse caminho deve ser condizente com as competências próprias de cada organização e deve balizar um comportamento global, compreensivo e sinérgico de todos os seus componentes. A estratégia deve estar alinhada com a missão e a visão, e corresponde a um conjunto de decisões definidas para orientar a execução das ações que possibilitarão o alcance dos objetivos fixados no plano.
    ...
    diagnóstico atual/institucional/estratégico define a realidade existente na organização. Nesse momento, busca-se analisar o ambiente interno da organização, com seus pontos fortes e fracos, e o ambiente externo com suas ameaças e oportunidades. A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.
    ...
    Regra geral, as organizações dão prioridade para os objetivos e estratégias que envolvem a combinação de pontos fortes e oportunidades, deixando em segundo plano as estratégias que abrangem as demais combinações. Os objetivos e estratégias devem explorar ao máximo as oportunidades em que a organização possui ponto forte, sem deixar de se defender das ameaças mais perigosas”.
     
    Portanto, além de estabelecer uma direção para a organização, é foco do planejamento estratégico fortalecer a sinergia entre as competências da organização (pontos fortes) com vistas a alcançar seu pleno potencial de ação (aproveitar as oportunidades) num ambiente de incerteza sistêmica.

    FONTE: http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/93-provaanalistatrt-pr2013-admpub-e-orcamentoafolrf.html
  • A resposta da questão tem com base uma das características do planejamento estratégico, que Chiavenato aponta como o fato de ser ele compreensivo. “Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.”
     
    Fonte:  Administração Geral e Pública
    Autor: Idalberto Chiavenato
  • Pessoal, o planejamento estratégico PRIMEIRAMENTE analisa o ambiente externo e suas incertezas e imprevisibilidades, para daí analisar o interior.

    A letra E é a única que fala de forma completa, sinergia significa uma energia maior entre as capacidades da organização visando alcançar seu plano potencial (interno) num ambiente (externo) de incerteza sistêmica.

    Ou seja na letra E ele fala do ambiente ( que sempre é externo) e do interno da organização.

  • a letra A esta errada pois Metas se referem a curto prazo! A meta e' voltado ao operacional e os indicadores irao possibilitar acompanhar as metas

  • Entendo que o erro do item A seja esse: "capacidade de prever ocorrências futuras". Ninguém prevê nada, entre as diversas escolas do pensamento estratégico, não há referência a escola "Mãe Diná".

    Esse argumento já foi levantado no início do tópico, a ideia não é repetir, apenas reforçar a tese devido as controvérsias levantadas.

  • O erro da alternativa A está exatamente no trecho que diz " capacidade de prever ocorrências futuras" como disse nosso colega Juliano. Vejamos então o ponto de vista de Idalberto Chiavenato sobre o assunto: " A função de planejamento nas organizações sempre foi a de reduzir a incerteza sobre o futuro e o ambiente. Agora, a nova função do planejamento é aceitar a incerteza tal como ela é e se apresenta. Não dá para brigar com ela. E o que se busca hoje nas organizações para desafiar a incerteza é a criatividade e a inovação."  Fonte: Processos Administrativos, Idalberto Chiavenato, pg 127.

  • Errei a questão e resolvi pesquisar e li o livro do Idalberto C. Adm. Geral e Pública p.348.

    Planejamento estratégico

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação

    através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões

    básicas, como: por que a organização existe, o.que ela-faz e como faz. O resultado

    do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de

    três a cinco anos.

    O planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais.

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação â organização a um

    ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente

    de tarefa. Portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se

    defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em

    dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas

    às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o

    longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas

    atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar

    para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do

    futuro do que daqueles de hoje.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma

    totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos

    de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta

    CAMPUS CapítuSo 30 - Planejamento 349

    estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e

    sistêmico.

    4. 0 planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Dada a diversidade

    dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento

    oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha

    a todos.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como

    está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento

    constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar.-se a um

    ambiente complexo, competitivo e mutável.

    O planejamento estratégico se assenta sobre três parâmetros: a visão do futuro, os

    fatores ambientais externos e os fatores organizacionais interiios. Começa com a construção

    do consenso sobre o futuro que se deseja: é a visão que descreve o mundo em

    um estado ideal. A partir daí examinam-se as condições externas do ambiente e as condições

    internas da organização.


  • Pessoal, é claro e evidente que o Planejamento estratégico visa a reduzir as incertezas e imprevisões; E não garante ou prevê ocorrências futuras. Ao meu ver - isso deixa a letra 'A' errada.


    Espero ter ajudado.

  • Entendo que o erro do item A seja esse: "capacidade de prever ocorrências futuras". 

    O planejamento está relacionado com o ambiente interno (controlável) e com o ambiente externo (incontrolável). Como a empresa poderá prever algo que não detém o controle? Absurdo! Ademais, se o planejamento pudesse prever o futuro, nenhuma organização iria falir, não é mesmo?

  • Letra A) Errada. A abordagem contemporânea do Planejamento Estratégico deixa de focar na previsão das incertezas para atuar na construção de estruturas sinérgicas e desenvolver ações que reduzam a entropia organizacional, desenvolvam competências e preparem a organização para superar desafios.Importa observarmos que, para a maioria dos doutrinadores atuais, prever as ocorrências futuras é, sob o aspecto prático, menos importante que estar preparado para lidar com tais ocorrências. Como única certeza no mundo globalizado é a mudança, fortalecer suas competências e criar planos de contingência é mais útil que efetuar previsões.


    Letra B) Errada. Não obstante o Planejamento Estratégico voltar suas atenções para metas organizacionais de longo alcance, o enfrentamento das incertezas ambientais internas é tarefa mais intimamente ligada aos planos táticos e operacionais.

    Letra C) Errada. A capacitação dos diversos níveis organizacionais é tarefa das gerências intermediárias (e operacionais em casos específicos).

    Letra D) Errada. Como o Planejamento estratégico é voltado para metas de longo prazo, orientadas e desenvolvidas no ambiente externo da organização, não há coerência em tentar reduzir as incertezas nesses cenários, principalmente se forem competitivos. Ademais, resultados precisos no curto prazo são metas dos níveis operacionais da organização.

    Letra E) Gabarito. Criar sinergia, prepara-se e adequar-se às incertezas criadas pelos ambientes externos, dinâmicos e imprevisíveis são, inequivocamente, ações desenvolvidas nos níveis estratégicos.

    Fonte: http://facebook.com/admfederal
  • a)alcançar o potencial máximo - o verbo está no sentido de execução. Na verdade o certo é planejar para alcançar o potencial máximo. (outro erro da questão)

  • a) "prever"

    b) ambiente interno não é "incerto"

    c) capacitação não é foco do Plan Estra

    d) "curto prazo"

    e) CERTO - resposta mais completa

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO -- > sinergia, metas, longo prazo

  • "capacidade de prever ocorrências futuras" ERRADA. O planejamento estratégico lida com a incerteza...

  • Dá vontade de abaixar as calças e pisar nelas

  • Planejamento não é previsão. Não tem nada a ver com bola de cristal, com mãe Diná e esse tipo de coisa.

  • LETRA A - ERRADA - esse não é o foco do planejamento estratégico. As ocorrências futuras e a incerteza sempre estarão presentes no ambiente organizacional. O planejamento estratégico tem como foco central a ação de orientar e reorientar os negócios da empresa buscando definir o melhor caminho a ser seguido pela organização.
    tecconcursos

    GAB LETRA E

  • Gabarito: letra E.

    Questão já cobrada pela FCC.
     

    Ano: 2011     Banca: FCC     Órgão: TRF - 1ª REGIÃO     Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    Uma característica essencial do planejamento estratégico é

    b) potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.