SóProvas


ID
911674
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma organização que atua num ambiente competitivo, em constante mudança, e que necessita se adaptar e inovar constantemente seus processos, o tipo de departamentalização mais adequado é o

Alternativas
Comentários
  • Gabariito D

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ(matricial): A Departamentalização de matriz é 
    semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da 
    Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de 
    linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do 
    administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando 
    a impressão de uma matriz. 
     
    A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente 
    às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização 
    de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os 
    cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou 
    programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de 
    construção complexos
     
    Vantagens: Permitem comunicação aberta e coordenação de atividades entre os 
    especialistas funcionais relevantes. Capacita a organização a responder
    rapidamente à mudança. São abordagens orientadas para a tecnologia. 
     
    Desvantagens: Pode haver choques resultantes das prioridades. 
  • Gabarito: D  

    “Departamentalização matricial” é um tipo híbrido que na maioria das vezes combina o tipo projetos com o funcional. Cada equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias.

    Fonte: professor Rafael Barbosa (Vestcon)

    A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.
    É a forma mais utilizada, principalmente nas grandes organizações, pois em cada parte da organização tem a estrutura que melhor se adapta ás tarefas executadas em cada departamento.
    Constitui uma das maneiras mais humanas participativas e flexíveis, pois depende intensamente da colaboração entre muitas pessoas diferentes. Enfatiza a interdependência entre os departamentos, proporcionando oportunidades de delegação, maior contribuição pessoal e participação na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia.

    VANTAGENS
    Maior estabilidade tanto para a empresa, como para os funcionários; Maior segurança na execução das tarefas e no relacionamento de pessoas; Especialização nas atividades desenvolvidas; Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho; Coordenação de equipe de forma mais adequada e coerente; Permite a integração e desenvolvimento entre funcionários; Facilidade em conhecer os fatores e os problemas locais; Permite maior flexibilidade; Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade; Melhor atendimento ao cliente e cumprimento dos prazos; Uso adequado dos vários recursos; Facilidade na coordenação dos resultados. DESVANTAGENS
    Insegurança das pessoas, desde que a empresa tenha grande crescimento e conseqüente aumento da complexidade; A comunicação deficiente, isso porque as decisões são normalmente centralizadas nos níveis mais elevados da empresa; Baixa adaptabilidade; Preocupação estritamente voltada para uma área deixando de lado outras partes; Pode provocar problemas humanos de temores e ansiedades; Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades e treinamento; Podem existir dificuldades na coordenação do pessoal; Conflitos de interesse entre chefes funcionais e os chefes divisionais, devido a dupla subordinação.  

  • a) Por processos: muito utilizada em indústrias, é a quebra do produto em partes sequenciais, de que se vão ocupar as pessoas encarregadas de sua manutenção e montagem. Como fator positivo, procura extrair vantagens econômicas oferecidas pelo processo, sendo importante ressaltar que sua estrutura organizacional é muito influenciada pelos avanços tecnológicos. A desvantagem relevante refere-se à falta de flexibilidade e adaptação a mudanças.

    b) Por área geográfica: é geralmente utilizada por empresas que abrangem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É especialmente atrativa para empresas de larga escala, com atividades física ou geograficamente dispersas. Pode apresentar as seguintes vantagens: fixa responsabilidade por local ou região, facilitando a avaliação; possibilita maior ajuste às condições locais ou regionais; e costuma ser ideal para firmas de varejo. Como desvantagem, pode-se destacar o enfraquecimento da especialização, bem como todo o planejamento, a execução e o controle da organização.

    c) Por clientes: possui a estrutura totalmente centrada na satisfação do cliente. É comum em lojas de departamentos que visam um público determinado. Uma desvantagem é estar mais voltada para o cliente do que para si mesma, pois, assim, as outras atividades da empresa se tornam secundárias e sacrificam outros objetivos, como lucro e produtividade. As vantagens consistem na predisposição que a organização tem para atender os clientes e permitir concentrar conhecimentos sobre as diferentes exigências dos canais mercadológicos.

    d) Matricial: já comentada pelos colegas

    e) Funcional: é modelo de grande parte das estruturas organizacionais e é utilizada para organizar atividades empresariais, ajustando-se bem ao princípio da especialização e favorecendo o controle exercido pela alta direção da empresa. Formada pelo somatório das atividades semelhantes, e de acordo com os objetivos da organização, suas vantagens consistem em adequar-se às atividades continuadas, rotineiras, estabelecidas no longo prazo e na maior utilização de pessoas especializadas e recursos. Como desvantagem, pode-se destacar que a departamentalização funcional é contraindicada para circunstâncias de cooperação interdepartamental muito pequena e ambientais imprevisveis e mutáveis.

    Fonte: Professor Anderson Lopes
  • Estrutura matricial: 

     

    - sobreposição de 2 estruturas organizacionais, operando simultaneamente;

    - potencializa as vantanges das duas estruturas

    - autoridade dual (contrariando Fayol na unidade de comando)

    - desenvolve projetos complexos

    - custo elevado e alta dependência de tecnologia

  • GABARITO D

    Departamentalização Matricial- combina geralmente a departamentalização funcional com a de produtos ou de projetos.

    Vantagens:

    Maior versatilidade e otimização dos recursos;

    Forma efetiva conseguir resultados ou resolver problemas mais complexos;

    Orientada para resultados;

    Maior grau de especialização;

    Desvantagens:

    Conflito linha/projeto;

    Duplicidade de autoridade e comando;

    Fonte:Giovanna Carranza