-
As empresas que optaram pela adoção de uma Consultoria Interna de Recursos Humanos, quando estruturam bem o processo, passam a contar com um profissional de RH descentralizado e esse, por sua vez, atua de maneira sistêmica, integrando ações estratégicas da organização com a base, facilitando o fluxo de informações. As vantagens são muitas, garantem os especialistas e os dirigentes organizacionais que convivem com consultorias internas de RH afirmam que com uma atuação descentralizada, a área de RH acaba antecipando as necessidades do cliente interno, pois tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia dos colaboradores
Fonte:http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Entrevista/5750/quais-os-beneficios-de-uma-consultoria-interna-de-rh.html
-
Podemos considerar o modelo de Gestão de Pessoas como uma evolução da área de "Recursos Humanos", que por sua vez foi uma evolução do papel mecanicista do "Departamento Pessoal"
A área de recursos humanos vem passando por diversas transformações. No passado era representada pelo Departamento de Pessoal e os profissionais eram executores de tarefas rotineiras e burocráticas. Com as mudanças no cenário, os profissionais desta área passaram à execução de tarefas voltadas ao recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, cargos e salários. Nos tempos atuais, existe o desafio de que a área de RH deixe de ser simplesmente um centro de custos para transformar-se em um centro de lucro. Assim, muitas empresas, em busca de se adaptar às mudanças e ao cenário, estão passando muitas de suas atividades para especialistas em consultoria (CHIAVENATO, 1996).
-
Pessoal, é só colocar na kbça que o novo recursos humanos tem função de STAFF. Ou seja, sempre terá a função de dar assessoria, consultoria para prestar aos demais gestores da organização a devida orientação. Lema: O R.H É UMA RESPONSABILIDADE DE LINHA E UMA FUNÇÃO DE STAFF.
Bons estudos!
-
Oi Eva
Errei, tb, mas, nesta questão a "B", está mais completa e contundente com o período histórico.Também as palavras grifadas ajudaram a tornar a "B" a correta
o redução dos níveis hierárquicos nas empresas para tornar o processo de desenvolvimento de RH menos complexo.
-
c) redução dos níveis hierárquicos nas empresas para tornar o processo de desenvolvimento de RH menos complexo. - A reduçao dos níveis hierarquicos não é para tornar o processo menos complexo.
d) delegação da responsabilidade pela gestão dos recursos humanos para as chefias imediatas. - A responsabilidade é compartilhada. RH como staff e gerentes de linha decidindo.
e) transferência da gestão estratégica de pessoas para os níveis superiores de direção. - A gestão estratégica já é feita pela alta administração.
Gabarito B
Bons estudos
-
A máxima que ajuda a esclarecer:
"Gestão de Pessoas é responsabilidade de linha e função de staff."
-
Quanto mais faço questões da FCC, mais percebo que a interpretação do enunciado é o "caminho das pedras". O enunciado pede o enunciado da Gestão de Pessoas que se contrapõe (é essa a regência correta do verbo contrapor?? Risos...) à ARH.
Chiavenato ("Gestão de Pessoas", p. 19), traz uma tabela sobre "como era" (ARH) e o "agora" (GP). Segundo ele, A ARH era "departamentalizada funcionalmente e centralizada para toda a empresa". Hoje a GP (ou Gestão de Talentos) funciona como "gestão de talentos, descentralizada como consultoria interna"
-
A banca adota o posicionamento do eminente mestre Chiavenato, no qual se considera a Moderna Gestão de Recursos Humanos como uma responsabilidade de linha e função de staff. Nesse sentido, B e D fazem algum sentido, contudo a letra D peca ao considerar que o departamento de RH transfere toda sua responsabilidade para os gestores de linha.
A resposta mais adequada é, de fato, a letra B.
-
É importante mencionar que essa questão diz respeito sobre a mudança da Abordagem tradicional e operacional para a Abordagem moderna e estratégica. Uma das características da abordagem tradicional é a centralização das atividades e práticas executadas pela área de recursos humanos. Já na abordagem moderna percebe-se a necessidade de descentralizar as atividades práticas e operacionais de gestão de pessoas, agora de responsabilidade dos gerentes de linha. Desse modo, a gestão de pessoas atua estrategicamente. O grande lance é compreender que foi a descentralização que trouxe os principais paradigmas da gp: a função staff e a responsabilidade de linha. Com a descentralização, a gestão de pessoas pode dividir as funções, sendo cada gestor responsável pelo rh situados em seu próprio departamento ( responsabilidade de linha - administrativa) e , para que essa atividade seja eficaz, a área de gp passa a atuar como órgão de assessoria e consultoria ( função staff - estratégica), orientando os gestores em como administrar seus profissionais. Lembrando que, em relação a questão, as consultorias internas de gp ficam na função staff.
Fonte: Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim - Gestão de pessoas para concursos
-
Boa Alexandre, concordo contigo.
Responsabilidade de LINHA e função de STAFF.
A D também tem razão, porém não é delegada toda a responsabilidade.
GAB LETRA B. pensei um tempinho na alternativa, resolvi ir na mais plausível.
-
Segue uma relacionada:
QUESTÃO CERTA: A evolução dos conceitos e técnicas de administração de pessoas, também denominada gestão de recursos humanos, apresentou uma tendência à descentralização, notadamente com a discriminação de duas diferentes espécies de atuação: a função de staff, mantida na área de gerenciamento de RH, e a autoridade de linha, conferida a cada gestor em relação aos seus subordinados.
Resposta: Letra B