-
QUESTÃO ERRADA
O controle para ser efetivo não necessita, necessariamente, de métodos sofisticados e informatizados.
-
Do meu ponto de vista;
Um dos princípios do CI é que possuir sistemas de CI que determinem e assegurem a observância das diretrizes e normas. Para isso, é necessário que os sistemas estejam amarrados (mecanismos robustos e capazes de confrontar dados).
Assim a simples existência de sistemas ou métodos de processamento de dados não garante o efetivo controle, se estes sistemas e métodos não estiverem interligados.
-
Avalio com dúvida a resposta por que do meu ponto de vista se um sistema sofisticado e informatizado foi implantando este deve ter todas as garantias de que atendem as normas para se manter um controle interno efetivo.
-
Mesmo com sofisticados sistemas, o controle interno alcança somente razoável segurança de que os objetivos da empresa serão atingidos. Há uma série de limitações que impedem o controle efetivo:
custo x benefício
conluio de empregados
eventos externos
-
vimos que, segundo a NBC TA 315, de modo geral, a TI beneficia o controle interno da entidade, mas também coloca riscos para o controle interno da entidade, incluindo, por exemplo acesso não autorizado a dados, que pode resultar em destruição ou modificações inadequadas de dados, incluindo o registro de transações não autorizadas ou inexistentes ou o registro incorreto de transações. Podem surgir riscos específicos quando múltiplos usuários têm acesso à base de dados comum.
Observem que também há interferência de pessoas nesse controle. Mesmo com sofisticados sistemas, o controle interno alcança somente razoável segurança de que os objetivos da empresa serão atingidos. Há uma série de limitações que impedem o controle efetivo, como a relação custo x benefício, conluio de empregados, eventos externos, etc.
Gabarito: ERRADO.