SóProvas


ID
911863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.

A finalidade do controle, em qualquer instituição, é assegurar que os órgãos da instituição atuem em consonância com os princípios constitucionais, especialmente conforme os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência e eficiência.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. CONSTITUIÇÃO. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
  • Fiquei com um pé atrás quanto a "transparência", porém este princípio está intimamente ligado ao princípio da publicidade.

    PUBLICIDADE: "Este princípio, que também é explicitamente citado no art. 37 da Constituição Federal, preconiza, nos dizeres de Motta (2002, p. 112), a visibilidade dos atos da administração para viabilizar o exercício pleno do controle da parte da sociedade, contrariamente à visão segredista, que tende a dificultar o acesso a dados e documentos aos interessados e também a proclamar a desnecessidade de motivar os atos.


    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054742.PDF

    Prescreve este princípio o dever da Administração Pública de dar plena transparência de seus atos, exceto nos casos em que o sigilo se justifique por imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, exceção permitida na Constituição Federal, art. 5º, inciso XXXIII."


  • Em qualquer instituição é forçar a barrar.... talvez em qualquer instituição da administração direta e indireta. 

  • Em qualquer instituição é muita generalização...

  • Controle interno não tem só em empresas públicas, em QUALQUER é triste.

  • Errei por conta desse "qualquer"

    #Palhaçada

  • EM , QUALQUER INSTITUIÇÃO, está , claramento errado, pois organizações privadas NÃO TEM QUALQUER OBRIGAÇÃO DISSO.

    Descondiderem essa questão