-
O projeto de desenvolvimento nacional não foi implementado no Brasil em virtude das DISFUNÇÕES da administração burocrática desse país.
-
Não gente... peraí !!!
O Projeto de Desenvolvimento Nacional FOI desenvolvido graças as ações da administração burocrática.
Segue link com explicações sobre BUROCRACIA e DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA - são coisas diferentes. E opniões de autores sobre o tema da questão.
http://books.google.com.br/books?id=gKOoQghSLzYC&pg=PA64&lpg=PA64&dq=%22O+projeto+de+desenvolvimento+nacional%22+BUROCRATICA&source=bl&ots=jHYq2bgtXh&sig=yWNamixYA3KUYl-diKCIOJV-jpU&hl=pt-PT&sa=X&ei=ApbfUcr4BMvE4AO24IHYDA&ved=0CDcQ6AEwAg#v=onepage&q=%22O%20projeto%20de%20desenvolvimento%20nacional%22%20BUROCRATICA&f=false
-
Galerinha, segue informação extraída do livro Livro Adm. Pública do grande Mestre Augustinho Paludo.
"É unânime entre os autores a ideia de que o projeto de desenvolvimento nacional só foi implantado graças ao empenho e a competência da burocracia brasileira."
Avante!!!
-
Vários "fatos contribuíram para o desprestígio da Administração Pública brasileira, não obstante o fato de que os administradadores públicos brasileiros são majoritariamente competentes, honestos e dotados de espírito público. Estas qualidades, que eles demonstraram desde os anos 1930, quando a Administração Pública profissional foi implantada no Brasil, foram um fator decisivo para o papel estratégico que o Estado desempenhou no desenvolvimento econômico brasileiro. A implantação da indústrica de base nos anos 1940 e 1950; o ajuste nos anos 1960; o desenvolvimento da infraestrutura e a instalaçao da indústria de bens de capital nos anos 1970; de novo o ajuste e a reforma financeira nos anos 1980; e a liberalização comercial, nos anos 1990, nao teriam sido possíveis se não fosse a competência e o espírito público da burocracia brasileira."
"É unânime entre os autores a ideia de que o projeto de desenvolvimento nacional somente foi implementado graças ao empenho e a competência da burocracia brasileira"
Paludo, Augustinho - p. 100, "Administracao Pública"
-
Como já foi dito a questão erra ao falar " não foi implementado no Brasil em virtude das ações da administração burocrática desse país.", na verdade ele foi implementado, vejam numa outra questão:
-
Burocracia não pode ser entendida como atraso ou lentidão, porque para Weber isso são as suas DISFUNÇÕES.
-
Vixi Guilherme...viajou total
-
Gente, é só eu que leio Augustinho peludo? LoL
-
Bruna Paz ,apenas um detalhe: as DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA foram observadas por Merton, fazendo referência aos estudos de Weber. Sobre as disfunções: "... ao estudar as conseqüências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, Merton7 notou também as consequências imprevistas (ou não desejadas) que levam à ineficiência e às imperfeições. A
essas consequências imprevistas, Merton deu o nome de disfunções da burocracia para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto.(...)"
Características da Burocracia
1. Caráter legal das normas
2. Caráter formai das comunicações
3. Divisão do trabalho
4. Impessoalidade no relacionamento
5. Hierarquização da autoridade
6. Rotinas e procedimentos .
7. Competência técnica e mérito
8. Especialização da administração ..
9. Profissionalização
Disfunções:
1. internalização das normas
2. Excesso de formalismo e papelório
3. Resistência a mudanças. ;
4. Despersonalização do relacionamento
5. Categorização do relacionamento
6. Super conformidade
7, Exibição de sinais de autoridade
8. Dificuldades com clientes
fonte: Administração geral e pública - Idalberto Chiavenato
-
Godzilla~ ZzZ
Morri aqui com o seu "PELUDO" UASUASUASUASUAS!!!!
-
Classificaram errado,é uma questão de historia ,não de administração geral
-
Sò você pensar como é o serviço da administração pública do nosso país, você ja mata a questão. haha
-
ERRADA. Modelo Burocrático no Brasil ( Era Vargas) - criação do DASP ( Departamento Administrativo do Serviço Público); que tinha como instrumentos a afirmação dos princípios do mérito, a centralização, a separação entre o público eo privado, a hierarquia, a impessoalidade, a rigidez e universalidade das regras e a especialização e qualificação dos servidores.
-
A década de 30 (Era Vargas) marcou a primeira reforma Administrativa no Brasil, introduzindo o modelo burocrático para combater as práticas patrimonialistas.
Esse período foi marcado pela instalação da indústria de base, pois a falta de uma indústria forte foi considerada como responsável pelo atraso no desenvolvimento nacional e pela pauta de exportações baseada principalmente na agricultura cujos produtos possuíam pouco valor agregado.
Datam do período desenvolvimentista a criação da CSN e da Petrobrás no governo de Vargas e também o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek que permitiu a instalação de multinacionais no Brasil como a Volkswagen.
-
Augustinho Peludo kkk...
Cara, questão de história! rsrs... Cespe sendo Cespe.
-
O Projeto de Desenvolvimento Nacional foi desenvolvido graças as ações da administração burocrática.