SóProvas


ID
911935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

A técnica de incidentes críticos é utilizada no processo de seleção para avaliar os candidatos durante as entrevistas situacionais.

Alternativas
Comentários
  •  Técnica dos incidentes críticos: supervisores fazem anotações sobre fatos e comportamentos das equipes, revelando características desejáveis – que melhoram o desempenho – e indesejáveis nos futuros contratados.

    Incidentes críticos

    O avaliador faz registros do chamado comportamento crítico do avaliado, ou seja, das atitudes extremas. Assim, toda vez que o funcionário realiza um trabalho – ou toma uma atitude – que pode ser considerado muito bom ou muito ruim, o superior faz o registro.

    São três fases de aplicação deste método:

    I. Observação sistemática, pelo supervisor imediato, do comportamento funcional do avaliado.

    II. Registro dos fatos excepcionais no desempenho do funcionário.

    III. Pesquisa de atitudes e do comportamento do funcionário analisado.

  • Errado,

    A Técnica de Incidentes Críticos é uma técnica aplicada antes da seleção, no momento em que a área de GP vai estabelecer os parâmetros/base para a seleção, requisitos e características desejadas. Portanto, não serve para avaliar os candidatos durante as entevistas, para isso existem outras técnicas.

    A Técnica de Incidentes críticos consiste no Gerente/Líder fazer anotações, através de observação de um cargo existente, das características e habilidades positivas (desejadas), que colaboram com o ótimo desempenho do cargo, e das habilidades negativas (indesejáveis) ,que são nocivas ao ótimo desempenho do cargo, e assim definir os parâmetros que o staff de GP deverá seguir para buscar um candidato para ocupar este cargo no futuro. É uma técnica subjetiva porque se baseia na opinião de um Gestor/Líder.

    Espero ter ajudado.

    Abraço, bons estudos...
  • Essa técnica é utilizada antes das entrevistas. Na realidade, é uma forma de colheita de informações sobre o cargo.

    Consiste na anotação sistemática e criteriosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos so fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um excelente ou péssimo desempenho no trabalho. Essa técnica visa a localizar as características desejáveis ( que melhoram o desempenho ) e as indesejáveis ( que pioram o desempenho ) que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros candidatos ao cargo. A técnica de incidentes críticos é subjetiva pelo fato de basear-se no arbítrio do gerente ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante. Mas constitui um excelente meio de colheita de dados a respoto de cargos cujo conteúdo depende basicamente das carcterísticas pessoais que o ocupante do cargo deverá possuir para um desempenho bem-sucedido.

    Chiavenato - Adm Geral e pública - Elsevier 2011

  • A técnica de incidentes críticos faz parte do processo APLICAR e não do processo agregar.
  • Analise dos incidentes críticos:é uma técnica que consiste
    em realizar um levantamento sobre os incidentes memoráveis
    (positivos e negativos) a respeito de algo. Na seleção de
    pessoal, se relaciona com o levantamento, pelos gerentes, de
    comportamentos que produziram resultados excelentes ou
    péssimos no exercício de um cargo, de modo que sejam
    identificadas as características desejáveis e as não desejáveis
    no candidato, servindo como base para a seleção de pessoal.
    Prof. Carlos Xavier
  • QUESTÃO: "A técnica de incidentes críticos é utilizada no processo de seleção para avaliar os candidatos durante as entrevistas situacionais." ERRADA!
        O erro da questão está em vermelho. Ao afirmar que a técnica de incidentes críticos é utilizada para tal coisa, o examinador quer saber se o candidato entendeu como funciona o processo de selecionar pessoas - mais precisamente, o seu início. É interessante e simples, vejam:  
        A seleção de pessoal é um sistema de comparação e escolha. Para tanto, ele deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar uma certa validade na comparação. O padrão ou critério de comparação e escolha deve ser extraído a partir de informações sobre o cargo a ser preenchido ou das competências desejadas. 
        Para tanto, existem formas para se fazer a colheita de informações sobre o cargo, vejam:
    1-           Descrição e análise do cargo(constituem o levantamento dos aspectos intrínsecos (conteúdo do cargo) e extrínsecos (requisitos
    que o cargo exige do seu ocupante) do cargo. Proporcionam informações a respeito dos requisitos e das características que o ocupante do
    cargo deverá possuir para ocupá-lo adequadamente);
    2-           Técnica dos incidentes críticos(consiste na anotação sistemática e criteriosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos
    os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um excelente ou péssimo desempenho no trabalho. Visa a localizar as características desejáveis e as indesejáveis que deverão ser investigadas no processo seletivo);
        Embora existam outras formas de colher informações sobre o cargo, não é o caso citá-las. Dentre as citadas, vimos que a técnica dos incidentes críticos é uma ferramenta de colheita de informações sobre o cargo; de forma que ela não é utilizada para avaliar candidatos, e sim para informar ao avaliador quais características os candidatos deverão ter, isto é, as qualidades necessárias para ocupar o cargo, ou melhor, informa ao avaliador quais competências (cha) o candidato deve ter que preencha os requisitos do cargo.
        Logo, a técnica de incidentes críticos faz parte do processo de seleção de pessoas (técnicas de colheitas de dados), no entanto, assim como já mencionado nos comentários dos outros colegas, é utilizada no início desse processo, é a base dele.
        Depois de colhida as informações, parte-se para o próximo passo: a partir das informações sobre o cargo a ser preenchido ou das competências a serem agregadas, o passo seguinte é a escolha das técnicas de seleção para conhecer, comparar e escolher os candidatos adequados. As técnicas de seleção são agrupadas em cinco categorias - entrevista, provas de conhecimento ou capacidade, testes psicológicos, teste de personalidade, técnicas de simulação [aqui já é outra etapa, que com certeza será explorada numa outra questão].

        
  • A técnica de incidentes críticos pode ser usada para Obtenção de informações sobre o cargo e também para avaliação de desempenho

    Cuidado para não misturar

    Obtenção de informações sobre o cargo


    1) Descrição e análise do cargo:é o levantamento do conteúdo do cargo e dos requisitos que o cargo exige do ocupante(fatores de especificação).

    2) Aplicação da técnica dos incidentes críticos:consiste em os chefes diretos anotar sistemática e criteriosamente os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram melhor ou pior desempenho no trabalho.

    3) Requisição de empregado:consiste em verificar os dados na requisição do empregado, que foram preenchidos pelo chefe direto e especificam os requisitos e as características que o candidato ao cargo deverá ter.

    4) Análise do cargo no mercado:se for um cargo novo, sobre o qual a empresa não tem nenhuma definição inicial, nem mesmo o chefe direto, pode-se verificar em empresas semelhantes cargos comparáveis, seu conteúdo, os requisitos e as características dos seus ocupantes.

    5) Hipótese de trabalho:se nenhuma das alternativas anteriores puder ser utilizada, pode ser empregada uma hipótese de trabalho, que é uma precisão aproximada do conteúdo do cargo e o que ele exige de seu ocupante (requisitos e características necessárias), com o simulação inicial

    Métodos tradicionais de avaliação de desempenhos 


    1) Escalas gráficas

    2) Escolha forçada

    3) Pesquisa de campo

    4) Incidentes críticos

    5) Lista de verificação


    Fonte: Idalberto Chiavenato; Gestão de Pessoas 

  • Aqui a falta de criatividade da doutrina, acaba confundindo os candidatos...


    Existem 2 casos de incidentes críticos:

    - Técnica de incidentes críticos: conforme mencionado, segundo Chiavenato, é uma técnica de colheita de informações sobre o cargo, e, portanto, anterior a seleção dos candidatos.

    - Incidentes críticos como método de avaliação de desempenho: aqui os pontos excelentes e péssimos são utilizados para avaliar os funcionários que já estão na empresa, e não durante um processo de seleção!

    Sendo assim, não há nenhuma citação dos autores da utilização dos incidentes críticos (sentido amplo) durante o processo de seleção, embora, pela lógica, fosse completamente plausível!

  • A técnica de incidentes críticos é utilizada no processo de seleção para avaliar os candidatos durante as entrevistas situacionais. (Errado)

    A TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS é uma das ferramentas de seleção, porém nada tem a ver com entrevistas situacionais.

    O primeiro passo para a realização do processo seletivo ocorre por meio do perfil profissiográfico, baseado na coleta de informações sobre o cargo, que pode ser adquirida pelos seguintes procedimentos:

    -Descrição e análise do cargo: a descrição é o levantamento dos aspectos intrínsecos e a análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos (conhecimentos, habilidades, aptidões exigidas para o ocupante do cargo).

    -TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.

    -Requisição de pessoal: formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo.

    -Análise do cargo no mercado: pesquisa de mercado feita em empresas semelhantes, com cargos que possam ser comparados.

    -Hipótese de trabalho: previsão aproximada do conteúdo do cargo. É utilizada quando nenhuma das alternativas anteriores serve, como nos casos dos cargos novos e que nunca foram pensados.



  •  Técnica dos incidentes críticos

    Anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho. Identifica as características que melhoram ou pioram o desempenho.

    Prof Andréia Ribas

  • Técnica de incidentes críticos: 

    A Técnica e subjetiva pelo fato de basear-se no arbítrio do gerente ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante.

  • Anotação criteriosa e sistemática - Fatos e Comportamento > Desempenho - Excelente/Péssimo

  • Errado.

    Técnica dos incidentes críticos: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem um excelente ou péssimo desempenho. É uma das técnicas para colheita de informações sobre o cargo. Não é utilizada em entrevistas.

  • Método dos Incidentes Críticos


  • Existe, SIM, a "Técnica dos Incidente Críticos (TIC)" no processo de agregar pessoas!! O erro da questão está em "... processo de seleção (certo seria "aplicar") para avaliar os candidatos durante as entrevistas situacionais". Já que no processo de agregar a TIC não é usada para avaliar candidatos, mas para "coletar informações sobre o cargo". (CHIAVENATO, p. 139)

  • O MÉTODO DOS INCIDENTES CRÍTICOS NÃO É UMA FERRAMENTA PARA AVALIÇÃO DO CANDIDATO. ESSA TÉCNICA VISA LOCALIZAR AS CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS (QUE MELHORAM O DESEMPENHO) E AS INDESEJÁVEIS (QUE PIORAM O DESEMPENHO) QUE DEVERÃO SER INVESTIGADAS NO PROCESSO SELETIVO DOS FUTUROS CANDIDATOS AO CARGO. A TÉCNICA DE INCIDENTES CRÍTICOS É SUBJETIVA  PELO FATO DE BASEAR-SE NO ARBÍTRIO DO GERENTE OU DE SUA EQUIPE DE TRABALHO, QUANDO APONTA AS CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS E INDESEJÁVEIS DO FUTURO OCUPANTE. MAS CONSTITUI UM EXCELENTE MEIO DE COLHEITA DE DADOS A RESPEITO DE CARGOS CUJO CONTEÚDO DEPENDE BASICAMENTE DAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS QUE O OCUPANTE DO CARGO DEVERÁ POSSUIR PARA UM DESEMPENHO BEM-SUCEDIDO.

    A TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS TAMBÉM PODE SER UTILIZADA NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Bases para Seleção: para que ocorra a seleção é necessário que se preencha alguns requisitos para que
    a escolha do profissional atenda às necessidades da organização.

    Incidentes críticos: anotação dos chefes sobre os fatos e comportamentos que produzam melhor
    ou pior desempenho;

  • Gabarito: errado.

    Vejamos outras questões do CESPE sobre a técnica de incidentes críticos.


    Ano: 2018     Banca: CESPE     Órgão: EBSERH     Prova: Analista Administrativo - Qualquer Nível Superior
    Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
    A técnica dos incidentes críticos é uma forma de seleção de pessoas em que desempenhos excelentes e(ou) péssimos são sistematicamente analisados, permitindo a identificação de aspectos desejáveis ou indesejáveis, que são usados como base de comparação na busca por futuros candidatos.
    Gabarito: certo.


    Ano: 2008     Banca: CESPE     Órgão: TJ-DFT     Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
    Considere-se que uma organização queira avaliar características correspondentes a desempenhos altamente negativos de seus empregados em função de uma atividade que venha apresentando muitas falhas. Nessa situação, a organização pode utilizar o método dos incidentes críticos.
    Gabarito: certo.

  • Gab: ERRADO

    O método dos incidentes críticos avalia desempenho. Seja este positivo ou negativo!

    Método dos Incidentes Críticos: é simples e de fácil aplicação, consiste, basicamente, em avaliar uma pessoa com base em suas características críticas desejáveis e indesejáveis. Ou seja, se avaliássemos um vendedor, por exemplo, teríamos um aspecto crítico positivo (a comunicação), e o crítico negativo (a falta de equilíbrio emocional).

    Essa técnica preza pelo aparecimento de um ponto positivo e um negativo, nunca 1 só. Portanto, acaba sendo um tanto tendencioso!

    Rennó 2013.