SóProvas


ID
911941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

Uma desvantagem do recrutamento externo é o não aproveitamento dos investimentos feitos em treinamento no âmbito da organização.

Alternativas
Comentários
  • só pra lembrar, a cespe tenta confundir muito o candidato em relação ao recrutamento e a seleção peço aos concurseiro pra nao dar mole, pra nao fica extenso colocarei so a parte do recrutamento.

    Recrutamento

    É o conjunto de técnicas e procedimentos que visa divulgar as oportunidades de emprego e procurar/atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização.


    Vantagens do Recrutamento Externo

    ? Agrega novas experiências e conhecimentos à organização.

    ? Renova a equipe de trabalho.

    ? Facilita a mudança do status quo.

    ? Aumenta o capital intelectual.

    . Desvantagens do Recrutamento Externo

    ? É, geralmente, mais demorado que o recrutamento interno.

    ? É mais caro – despesas com anúncios, jornais, empresas de recrutamento.

    ? Em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno.

    ? Reduz a fidelidade e a motivação interna ao oferecer oportunidades a estranhos.

  • Quer dizer que somente por causa do examatente escrito na teoria a situação colocada na assertiva se encontra errada?
    O CESPE é uma banca de decoreba então!!?
    Ora! Recrutamento interno ou externo, tanto faz, a partir do momento em que o candidato é selecionado e passa ao quadro efetivo da empresa, com certeza, sendo parte da cultura da organização, em algum momento, ele será TREINADO. Os investimentos feitos em treinamento no âmbito da organização SERÃO APROVEITADOS!
    A empresa irá TREINAR o selecionado ANTES ATÉ deste assmuir seu respectivo posto. 

  • Errei pq pensei q OS TREINAMENTOS COM OS GERENTES Q IRÃO ENTREVISTAR OS CANDIDATOS SERÃO APROVEITADOS...DE ALGUMA FORMA ALGUM TRENAMENTO SERÁ APROVEITADO. 
  • Pós e contras recrutamento externo.

    Pós:

    • Introduz sangue novo na organização;
    • Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades;
    • Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas.
    • Renova a cultura organizacional e enriquece com novas aspirações;
    • Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

    Contras:

    • Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização;
    • Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer a oportunidade a estranhos;
    • Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isso significa custos operacionais;
    • Exige esquema de socialização organizacional para os novos funcionários;
    • É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutameno interno.
  • Quer dizer que por causa da seleção externa os já contratos serão demitidos?? Só assim para não aproveitar os treinamentos, que são cursos com a finalidade de se aprender as atividades atuais das pessoas, e serão perdidos. Pra acertar essa questão só quem não conhece a teoria.
  • Escorrequei porque avaliei da seguinte maneira:

    Treinamento: ensinar a fazer direito para manter na mesma situação;
    Capacitação: Desenvolver novas habilidades.

    Me corrijam caso meu raciocínio esteja equivocado.

    Abraços
  • CERTO Mozart querido, acho que você se confundiu um pouco.
    O que a questão quer dizer é que, por exemplo, ao abrir vaga para contratação de um gerente se é feito o recrutamento externo, a organização terá que investir para treinar esse novo colaborador, para que ele se adapte à política da empresa e às atividades que são desenvolvidas.
    Se fosse feito o recrutamento interno, um vendedor que se candidatasse a vaga, por exemplo, já teria recebido o treinamento ao entrar na organização e com isso seria aproveitado os investimentos feitos anteriormente, precisando no máximo de um treinamento para realocá-lo no novo cargo.

    Espero que ajude a esclarecer ;-)
    Bons estudos!
  • Se elaborador tivesse sido claro, eu teria acertado a questão rs... Ele não especificou o tipo de treinamento e eu pensei em treinamentos como introdução em informática, institucionais, gestão de pessoas etc. Isso, mesmo que haja captação externa de funcionários ou gerentes, não será perdido, já que aquele conhecimento permanecerá retido na organização. 
  • Uma desvantagem do recrutamento externo é o não aproveitamento dos investimentos feitos em treinamento no âmbito da organização.  
     
    recrutamento externo  tem sim a vantagem de aproveitamento dos investimentos feitos em treinamento, porém a questão diz: nâmbito da organização.  O que não acontece com o recrutado externo, que ainda não recebeu os treinamentos da determinada organização.
  • Questão de difícil interpretação, o conceito do treinamento está intimamente ligado para as tarefas realizadas na atualidade, para o cargo que está sendo desempenhado, ao passo que o desenvolvimento visa o crescimento do individuo para o futuro, podendo esse ser na empresa atual ou não, vai depender de sua capacidade de manter os talentos. A questão peca porque nunca vi uma pessoa ser recrutada para o mesmo cargo em que ela já se encontra, apesar de concordar que o conhecimento dos treinamentos já recebidos, caso seja para executar uma função de supervisão da anteriormente executada, pode ajudar. Caso seja para uma nova área, dependerá de qual foi o tipo de treinamento.
  • Concordo com o colega abaixo... Cespe nos deixa a adivinhar o que o examinar está pensando... Triste

  • Gab.: Certo

    No entanto, discordo do entendimento do avaliador. Vejam que a questão aborda o tema de recrutamento (atração de candidatos), e tenho a impressão que ele gostaria de saber sobre o processo de recrutamento e seleção que é algo diferente. Recrutar internamente é buscar candidatos entre os colaboradores de uma empresa, isso pode ser feito através da intranet da empresa, banco de dados, quadros de aviso, etc. Ao passo que recrutar externamente é recorrer a outras fontes, tais como as agencias, jornais, revistas, etc. Ai me indago o que isso tem a ver com os investimentos com treinamento? Não dá para negar que de forma longinqua dá para fazer um link, mas isso é apelar, quero ver achar respaldo teórico.

  • Desvantagem:- É mais caro – despesas com anúncios, jornais, empresas de recrutamento.


    Sendo assim, ao investir em um recrutamento externo a possibilidade de investimento na própria instituição será escassa.

    Eu acertei por puro raciocínio lógico (apesar de não ser muito boa) se vou investir em algo externo, é  consequência, que deixarei de fazer esse investimento em algo que posso aprimorar mais, estando no alcance de minha gerencia.
  • Só porque eu recrutei externamente significa que o gasto com treinamento interno foi desperdício? Discordo. Quem foi treinado se tornou um profissional mais especializado independente de qualquer coisa. Conhecimento agregado nunca é desperdício.