-
"Segundo as normas ISO 9000 "processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas)."
Fonte: Augustinho vicente paludo - gestão pública.
Acredito que ela tenha uma visão sistêmica (abrangente) de gestão, e não departamentalizada (dividida).
Por isso, questão correta.
-
As normas ISO 9000 estão apoiadas em oito princípios: liderança, foco no cliente, envolvimento de pessoas, abordagem por processos, abordagem sistêmica, melhoria contínua e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
Fonte: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/a-certificacao-iso-90002000-como-estrategia-competitiva-nas-organizacoes/21107/
-
A gestão por processos está muito ligada à gestão da qualidade.
As normas ISO 9000:2000 tem como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas.
Existem 8 princípios de gestão da qualidade que devem ser seguidos para melhorar o desempenho: foco no cliente, lidernça, envolvimento de pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmcia, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
Assim sendo, o enfoque na gestão por processos é visto como um pilar da gestão da qualidade. Esse enfoque consiste na visão de uma empresa baseada em seus processos, e não baseada em seus departamentos (visão tradicional).
Livro do Rodrigo Rennó.
-
qual a justificativa da banca afinal para marcar ' certo' ? alguem sabe ?
Uma organizacao departamentalizada pode com certeza obter a ISO 9000 !!
'E muito subjetiva (sem fundamentacao objetiva) afirmar que a organizacao deve " evitar" departamentalizar-se.
J.
-
Correta
Existe uma diferença entre visão departamentalizada e visão processual. A ISO 9.000 constitui por uma visão processual e não departamental.
Acescentando: Uma empresa que adotar a ISO 9000 pode muito bem ser dividida em departamentos, mas a visão é processual (sistêmica) que une toda a cadeia de processos.
-
Num primeiro momento achei a questão estranha, mas está certinha!
Em momento algum a questão afirmou que a organização não pode ser departamentalizada. Afirmou que deve-se evitar adotar uma VISÃO departamentalizada. A gestão de processos pressupõe que a organização seja vista como um todo, uma vez os processos ligam-se diretamente ou indiretamente uns aos outros. Ao adotar a visão departamentalizada, um setor restringiria a análise de processos somente aos que lhe são de sua responsabilidade, sem levar em consideração as influências e efeitos que estes possam causar nos processos de outros departamentos. Basta lembrar que em uma organização, um departamento/setor é cliente ou fornecedor de outro.
O gabarito portanto é correto!
-
Segundo a norma ISO 9000:2005
"Princípios de Gestão da Qualidade
Princípio 1 – Organização Focada no Cliente
As organizações dependem de seus clientes e, portanto, deveriam entender as necessidades atuais e futuras, atender os requisitos e se esforçarem para exceder as expectativas dos seus clientes.
Princípio 2 – Liderança
Líderes estabelecem a unidade de propósitos e a direção da organização. Eles deveriam criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas possam se tornar plenamente envolvidas no alcance dos objetivos da organização.
Princípio 3 – Envolvimento de Pessoas
Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e o pleno envolvimento delas permite que suas capacidades sejam usadas para o benefício da organização.
Princípio 4 – Enfoque de Processo
Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e recursos relacionados são gerenciados como um processo.
Princípio 5 – Enfoque Sistêmico para a Gestão
Identificar, compreender e gerenciar um sistema de processos inter-relacionados para um dado objetivo melhora a eficácia e a eficiência da organização.
Princípio 6 – Melhoria Contínua
A melhoria contínua deveria ser um objetivo permanente na organização.
Princípio 7 – Enfoque Factual para a Tomada de Decisão
Decisões eficazes são baseadas em análises de dados e informações.
Princípio 8 – Relacionamento Mutuamente Benéfico com o Fornecedor
Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e um relacionamento mutuamente benéfico aumenta a capacidade de ambos criarem valor."
-
O objetivo da ISO é gerar um padrão internacional de qualidade. Por isso o processo é visto como algo sequencial, e sem barreiras. Exatamente o que propões a questão. Portanto a visão departamental, e rígida, não deve ser adotada!
-
As normas ISO 9000 foram disponibilizadas em 1987 e tinham como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas. Em 2000, foi lançada uma atualização, a ISO 9000:2000.
Conforme norma editada pela ABNT, existem oito princípios de gestão das qualidade que ser seguidos pelos gestores para melhorar o desempenho:
- Foco no cliente
- liderança
- envolvimento de pessoas
- abordagem de processo
- abordagem sistêmica para a gestão
- melhoria continua
- abordagem factual para tomada de decisão
- benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
A versão 2000 trouxe um foco maior nos processos.
Rodrigo Rennó
-
As Normas ISO são "Sistemas de Gestão da Qualidade".
E quando se fala em "Sistema" pressupõe-se a observância holística e global da empresa. O que é oposto à visão departamental.
Cada norma (9000; 9001; 9004; 10.005; 10.006; 19.011; etc.) trata de um assunto específico, indicado por seu respectivo "Título".
Vejamos:
ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário;
ISO 9001 - Requisitos;
ISO 9004 - Sucesso sustentado;
ISO 10.005 - Plano de Qualidade;
ISO 10.006 - Gestão de projetos;
ISO 19.011 - Auditoria em sistemas de gestão da qualidade;
-
Como a ISO 9000:2000 é baseada na gestão de processos, a visão não deve ser departamentalizada (estanque) da organização, mas sim uma visão sistêmicca, baseada nos processos!
-
AS NORMAS DE QUALIDADE ISO 9000 PRESSUPÕEM UMA ORGANIZAÇÃO QUE REALIZA A GESTÃO DE SEUS PROCESSOS COM FOCO NO CLIENTE, SENDO ESSA UMA LEITURA DOS OITO PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE QUE SUSTENTAM A REFERIDA NORMA:
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE DA ISO 9000:2000
1. ORGANIZAÇÃO FOCADA NO CLIENTE
2. LIDERANÇA
3. ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
4. ABORDAGEM POR PROCESSOS
5. ABORDAGEM SISTÊMICA PARA GERENCIAMENTO
6. MELHORIA CONTÍNUA
7. TOMADA DE DECISÕES BASEADA EM FATOS (ABORDAGEM FACTUAL)
8. RELACIONAMENTO COM FORNECEDOR MUTUAMENTE BENÉFICO
A VISÃO DEPARTAMENTALIZADA VAI DE ENCONTRO COM A VISÃO SISTÊMICA, QUE PROCURA, AO INVÉS DE DIVIDIR, GERENCIAR DE FORMA INTERDEPENDENTE. OU SEJA, ATRIBUIR RELAÇÃO DAS PARTES COM O TODO, TÍPICO DA GESTÃO POR PROCESSOS.
GABARITO CERTO
-
Adota visão sistêmica/holística.