SóProvas


ID
912112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nos procedimentos de emprego de amostragem em
auditoria, julgue os itens a seguir.

Um auditor deve se ater aos aspectos quantitativos dos desvios amostrais obtidos nas amostragens estatísticas, uma vez que os desvios causados por aspectos qualitativos são pouco relevantes para a auditoria.

Alternativas
Comentários
  •  É preciso observar os aspectos quantitativos E qualitativos. Veja a questão do CESPE abaixo (gabarito Certo):


    O risco de amostragem está relacionado, entre outras hipóteses, com a possibilidade de que uma amostra tenha sido selecionada com base em critérios estatísticos corretos (ASPECTOS QUANTITATIVOS OK), mas que não é adequada para representar a população (ASPECTOS QUANTITATIVOS APRESENTAM FALHAS).

  • Errada.

    NBC TA ESTRUTURACONCEITUAL ESTRUTURACONCEITUAL PARA TRABALHOS DEASSEGURAÇÃO

    Materialidade

    47. Amaterialidade é importante quando o auditor independente determina a natureza,a época e a extensão dos procedimentos de obtenção de evidência e quando eledetermina se a informação sobre o objeto está isenta de distorção. Aoconsiderar a materialidade, o auditor independente compreende e avalia quaisfatores podem influenciar as decisões dos usuários previstos. Por exemplo,quando os critérios identificados permitirem variações na apresentação da informaçãosobre o objeto, o auditor independente considera como a apresentação adotada podeinfluenciar as decisões dos usuários previstos. A materialidade éconsiderada no contexto de fatores quantitativos e qualitativos,como a magnitude relativa, a natureza e a extensão dos efeitos desses fatoresna avaliação ou na mensuração do objeto e os interesses dos usuários previstos.A determinação da materialidade e a importância relativa de fatores quantitativos e qualitativos em determinado trabalhosão assuntos que envolvem o julgamento

    profissional doauditor independente.


  • William Boynton e outros ensinam que, ao avaliar os resultados da amostragem aplicada a testes de controles, o auditor considera não só os aspectos quantitativos, mas também qualitativos de desvios, para determinar a sua natureza e causas. Desvios podem resultar de fatores tais como: um empregado novo, um empregado em férias, inadequado entendimento de instruções, incompetência, falta de cuidado e violação intencional. O auditor deve procurar determinar se as falhas de controle foram intencionais, o que poderia ser um indício de fraude. Outra consideração é se as falhas foram aleatórias ou sistemáticas.


    Fonte: Marcelo Aragão

  • Fontenele 2013,

    "

    A opinião do auditor deve informar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em

    todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Essa

    avaliação deve incluir a consideração dos aspectos qualitativos das práticas contábeis da

    entidade, incluindo indicadores de possível tendenciosidade nos julgamentos da

    administração.

    "


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


  • Tudo que possa comprometer a fidedignidade (não importa se é valor ou classificação) de uma afirmação é relevante para a auditoria, caso seja material. Por exemplo: um ativo não circulante registrado na contabilidade como ativo circulante altera de forma significativa o capital circulante líquido (AC–PC) apesar de não alterar o valor do ativo total. Quantitativamente o ativo total não foi alterado, mas fora alterado qualitativamente. Essa distorção qualitativa pode ser relevante a ponto de influenciar o julgamento dos usuários das demonstrações contábeis. 

    Resposta errado.

  • Poder ter um número pequeno e ter relevância grande , logo , mesmo na estatistica deve-se atentar para a qualidade.