SóProvas


ID
912151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito das normas internacionais para o exercício profissional
da auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

O auditor interno em consultoria ou no gerenciamento de riscos deve limitar suas funções ao estabelecimento ou melhoria dos processos, devendo abster-se de cumprir o papel de gerenciador efetivo dos riscos da organização.

Alternativas
Comentários
  • auditor deve manter a imparcialidade
  • O principal gerenciador efetivo dos riscos da organização é a Administração e não o auditor interno. Este apenas auxilia a Administração no cumprimento dos objetivos da organização.
  • A propriedade do gerenciamento de riscos é uma atividade que pode compromter a independencia e a objetividade da atividade da auditoria interna. A terceirização poderia ser uma solução para esse problema.

  • Gabarito: CORRETO

    De acordo com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Intern, vide abaixo item 2120.3, os auditores internos devem abster-se de assumir qualquer responsabilidade da administração de efetivamente gerenciar os riscos.

    2120 – Gerenciamento de riscos

    A atividade de auditoria interna deve avaliar a eficácia e contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos quanto à:

    •             Os objetivos da organização dão suporte e estão alinhados com a missão da organização;

    •             Os riscos significativos são identificados e avaliados;

    •             Respostas apropriadas aos riscos são selecionadas de forma a alinhar os riscos com o apetite de risco da organização; e

    •             Informações de riscos relevantes são capturadas e comunicadas de forma oportuna através da organização, permitindo que colaboradores, administração e conselho cumpram com suas responsabilidades.

    2120.C3 – Os auditores internos devem abster-se de assumir qualquer responsabilidade da administração de efetivamente gerenciar os riscos.