SóProvas


ID
912352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente a serviços públicos.

É permitido ao Estado delegar a prestação de determinados serviços públicos a particulares, competindo-lhe, todavia, o controle sobre sua execução.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.
    A delegação de serviço público pode se dar através da concessão, permissão ou autorização. 
    CF: Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

    Para a autorização não é necessário licitação, podendo ser feita por ato.

    Bons estudos!
  • Olá pessoal,  o art. 3o  Lei  8987 ratifica o gabarito CORRETO:
    Art.3º:  As concessões e permissões sujeitar-se-ão à fiscalização pelo poder concedente responsável pela delegação, com a cooperação dos usuários ( Esta parte final do artigo dispõe sobre o CONTROLE SOCIAL)
    Espero ter contribuído.A dificuldade é para todos..Continuem firmes. 
  • Lembrando que existem dois tipos de delegação: por Outorga (transfere a execução e a titularidade) e por Colaboração (transfere a execução, não a titularidade).

    No caso em tela temos a delegação por Colaboração, já que o serviço está sob os cuidados de particulares. Se fosse por Outorga, teríamos como agente delegatário a Adm Indireta.

  • O fato do Concedente poder contratar terceiros para fiscalizar (ou seja, um certo controle sobre a execução) justifica esta questão?

    Alguem sabe o Art da Lei 8.987/95 que fala isto, ou estou ficando doida de tanto fazer questão?

    Obrigada!

  • A administração - como poder concedente - pode controlar a execução, com fundamento no poder hierárquico, como também, poderá aplicar sanções com fundamento no poder disciplinar. 


    O controle ora comentado é o controle interno, podendo haver, concomitantemente, o controle externo por parte por exemplo dos usuários.  

    Havendo necessidade o poder concedente poderá outorgar a uma autarquia, por exemplo - agência reguladora - para um controle mais apurado em relação ao serviço prestado, a fiscalização da concessionária  ;)
  • O Estado delega o serviços públicos a particulares e controla sua execução?

  • Na delegação de serviços públicos,  o Estado delega, apenas, a execução do seriço. A titularidade é sempre do Estado.

  • CERTO

     

    Trata-se da descentralização por delegação ou por colaboração, na qual apenas a execução de determinado seerviço público é transferida a particulares, que irão explorar este serviço, em próprio nome, por conta própria e risco, sujeitos à fiscalização do Estado.

  • Certo

    Após a descentralização por delegação dos serviços públicos, cabe ao próprio Estado, através do Poder Disciplinar, a fiscalização da execução.

  • Correta

    O controle da prestação dos serviços públicos se submete aos controles tradicionais da atividade administrativa, derivados do poder de autotutela e da tutela administrativa (esta no caso de prestação por entidades da administração indireta).

    A fiscalização do poder concedente deve ocorrer com a cooperação dos usuários. Nesse sentido, a Lei 9.074/1995 determina que, em cada modalidade de serviço público, o poder concedente estabeleça “forma de participação dos usuários na fiscalização e torne disponível ao público, periodicamente, relatório sobre os serviços prestados”.

    Fonte: Prof. Erick Alves | Direção Concursos