SóProvas


ID
912379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência a organização e processo decisório, julgue os
próximos itens.

As decisões do tipo não programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma para tratar de problemas que não foram resolvidos mediante a aplicação de soluções padronizadas.

Alternativas
Comentários
  • As decisões programadas fazem parte do de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam da mesma maneira. (MAXIMIANO, 2004, pag.112).

    Como relatado anteriormente às decisões programadas são baseadas no conhecimento formal que a organização já tem e que pode explorar, mediante as situações.

    As decisões não programadas se associam a não obtenção de normas estruturadas e formalizadas pela organização, podem vir a qualquer momento sem o objetivo específico ou definido pela mesma.

    Para Maximiano (2004).

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. (MAXIMIANO, 2004, p.112).

    Assim defini-se a diferença entre decisões programadas e não programadas que com a participação do gestor se faz definir os pontos que foram identificados colaborando para a tomada de decisão, mesmo que deixe a desejar em alguns pontos dos processos organizacionais.


    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-estrategico-e-processo-decisorio/64798/

     

  • A questão descritiva seria exatamente o quê?
  • Decisões não programadas, nao estruturadas ou Descritivas =>
    As decisões não programadas caracterizam-se, segundo Porto (2000, p. 23), “por resultarem de situações e/ou problemas inéditos ou não esperados, os quais geralmente representam decisões únicas e complexas, cujo resultado não se encontra previamente descrito”.
    Davis & Olson (1987) propõem dois modelos de tomada de decisão: modelos normativos ou prescritivos e modelos descritivos. O modelo normativo ou prescritivo é o que indica ao decisor como tomar uma classe de decisão, ou seja, como ele deveria tomar a decisão. Assume uma racionalidade completa do decisor, selecionando sempre a melhor alternativa. Por exemplo, a teoria dos jogos e a teoria da decisão estatística. O modelo descritivo descreve a maneira como se tomam as decisões atualmente, e provém do modelo descritivo de comportamento que diz que o decisor não está completamente informado sobre as alternativas, devendo examiná-las.
    Dessa forma, para Davis & Olson (1987), o modelo descritivo, tem as características evidenciadas por Simon (1970): de que o decisor não conhece todas as alternativas, nem todos os resultados ou conseqüências; faz uma exploração limitada para descobrir algumas poucas alternativas satisfatórias; toma uma decisão que satisfaça seu nível de aspiração.
    Fonte. http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/614.doc
  • Questão ambígua! Mesmo sabendo a Teoria, o que me derrubou nessa questão foi o português. Pode-se interpretar que a questão quis dizer que aplica-se soluções padronizadas para tratar de problemas não resolvidos. E decisões não programadas não se relacionam com soluções padronizadas. Duplo sentido, o Cespe divulga o gabarito que bem entender.
  • Não podemos esquecer temos dois tipos de decisões

    gerenciais: as programadas (estruturadas) e as não programadas (não

    estruturadas). As decisões programadas (estruturadas) caracterizam os

    problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e

    repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos.

    Assim, estas decisões são sempre semelhantes, sobre assuntos que já foram

    analisados antes, preexistentes. As decisões programadas (estruturadas)

    minimizam a necessidade de gerentes ou gestores exercitarem seus critérios

    para a tomada de decisão pelo fato do problema não ser novo. As decisões

    não programadas (não estruturadas) destinam-se àqueles problemas

    que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser

    singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. As

    decisões não-programadas demandam uma análise mais completa dos

    gerentes ou gestores pelo fato do problema ser novo, inesperado

    ou imprevisível; ou seja não há resposta ou solução pronta para

    determinada situação.

    FONTE:MARCELO CAMACHO(Ponto dos Concursos)

  • Questão correta.

    As decisões não programadas ou não estruturadas são necessárias em 

    situações em que as decisões programadas não conseguem resolver.


    São situações inesperadas, que a organização está enfrentando pela primeira 

    vez e que admitem diferentes formas de resolução, cada uma com suas 

    vantagens e desvantagens. 

    Fonte: PROFESSOR: ABELARDO NEVES, Ponto dos Concursos. 

  • Descritiva é o oposto de prescritiva ou normativa(receita de bolo, por exemplo), por isso pode ser chamada também de descritiva. 

  • Exatamente o que diz Maximiano,2004.

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma,para atacar problemas que soluções padronizadas não conseguem resolver.São situações novas,que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas,cada uma com suas vantagens.Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas,desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

  • GABARITO: CERTO 

     

    ''As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão. (Maximiano)''

  • A IDEIA É QUE A ORGANIZAÇÃO TENHA UM BANCO DE DADOS ONDE ELA COLOCA TODAS AS SUAS DECISÕES DECORRENTES DE DETERMINADOS PROBLEMAS. CASO VENHA SURGIR UM PROBLEMA QUE NUNCA OCORREU ANTES, É BEM PROVÁVEL QUE O GESTOR TERÁ QUE TOMAR UMA NOVA DECISÃO QUE NÃO ESTEJA EM SEU BANCO DE DADOS, OU SEJA, NÃO DECORRE DE DECISÕES PADRONIZADAS.

     

     

     

    ▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

     

     

     

    VENDO O LADO GRAMATICAL DA QUESTÃO, TEMOS AS SEGUINTES SITUAÇÕES:

     

    ''As decisões do tipo não programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma para tratar de problemas que não foram resolvidos mediante a aplicação de soluções padronizadas.'' CERTO

     

    ''As decisões do tipo não programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma para tratar de problemas que não foram resolvidos, mediante a aplicação de soluções padronizadas.'' REDAÇÃO AMBÍGUA!

     

    ''As decisões do tipo não programadas ou descritivas são aquelas preparadas uma a uma, mediante a aplicação de soluções padronizadas, para tratar de problemas que não foram resolvidos.'' ERRADO.

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • problema Novo= decisões Não programadas! 

     

  • Certo.

     

    Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles. Uma das formas de se ganhar efciência em uma empresa é relacionando essas “decisões padronizadas” a certos problemas rotineiros.

     

    Rennó

  • Questão de português. Rsrs

     

    Coloque uma vírgula depois de "resolvidos" e você vai enteder o que a questão realmente quer dizer. 

  • DECISÕES NÃO PROGRAMADAS SÃO SITUAÇÕES NOVAS QUE PADRÕES ORA DETERMINADOS NÃO CONSEGUEM RESOLVER.

  • CERTO

     

     

    COMPLEMENTANDO:

     

     

    (ANO: 2004 CESPE Órgão: SGA-DF)

     

    Se a maioria das decisões fosse programada, a vida dos gestores seria muito mais fácil. Mas eles tipicamente se defrontam com decisões não- programadas, isto é, aquelas que não possuem uma estrutura previamente comprovada em que se basear. (CERTO)

     

     

    Bons estudos!!!!!!!!

  • Quando padrões não servem para tomar uma decisão em determinado contexto, é preciso lançar mão de decisões não programadas, que são preparadas para um caso específico, devendo ser descritas a partir do momento em que a situação ocorre.

     

    by neto..

  • como tu vai descrever algo que não foi planejado ???

    pra mim, seria decisão programada