SóProvas


ID
912553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à classificação das contas contábeis do plano de contas
aplicado ao setor público, segundo a natureza das informações que
evidenciam, julgue os itens subsecutivos.

As contas com informações de natureza patrimonial processam e evidenciam os atos de gestão cujos efeitos podem produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Se atentem a "podem produzir" ... neste caso, seria o sistema de compensação, vejamos pois os conceitos:

    Sistema Patrimonial: São as operações que alteram a situação patrimonial do Ente governamental. É através desse sistema que elaboramos o Balanço Patrimonial, onde se demonstra a estática patrimonial, ou, em outras palavras, a “fotografia” do patrimônio em determinado momento. 

    Sistema de Compensação (ou Sistema Compensado): Registra os atos potenciais que poderão modificar a situação patrimonial do ente governamental. Não a modificam no instante do ato praticado, mas poderão a vir modificá-lo no futuro. O registro no patrimônio serve como forma de determinar as responsabilidades dos agentes que interagem com a Administração Pública. 
  • Errado.

    De acordo com a NBCT 16.6: As contas do subsistema de COMPENSAÇÃO registram/ processam/ evidenciam os ATOS DE GESTÃO cujos efeitos possam produzir manifestações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. (Atos administrativos potenciais)
  • Pegadinha muito boa do CESPE.
    As contas patrimoniais processam e evidenciam os FATOS (e não atos) cujos efeitos PRODUZEM (e não podem vir a produzir) modifações no patrimônio.
    O conceito trazido pela assertiva é das contas do compensado.
  • Pessoal,

    Assertiva errada.

    NBCT 16.2

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: 
    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária; 
    (b) Financeiro – registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no início e final do período; 
    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; 
    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública; 
    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
  • Atentem para o fato, que o subsistema financeiro não existe mais, passando a valer apenas, conforme especifica o MCASP:
    -Subsistema Patrimonial;
    -Subsistema Orçamentário;
    -Subsistema de Custos;
    -Subsistema de Compensação
  • As contas com informações de natureza patrimonial processam e evidenciam os FATOS de gestão cujos efeitos podem produzir modificações no patrimônio de entidade do setor público.