SóProvas


ID
912772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere ao reconhecimento, à mensuração e à classificação dos elementos que compõem o balanço patrimonial de uma companhia aberta, julgue os itens seguintes.

Os direitos a receber em longo prazo devem ser avaliados pelos seus valores presentes, calculados com base em taxa de desconto igual à taxa de juros da transação, na data de origem. Essa taxa de desconto sofre alterações ao longo da vigência desses direitos, conforme o valor assumido pela taxa de juros de mercado, em períodos subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos integrantes do Ativo e do Passivo decorrentes de operações de longo prazo ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos desses elementos em suas datas originais.
  • Colega Carlos, qual a fonte dessa informação que você trouxe?

  • A fonte da informação que o colega Carlos trouxe é o CPC 12 item 21

  • Pesquisando no CPC 12, - Edição 2012, Página 336, Achei o que seria a Justificativa para que a assertiva esteja ERRADA.


    "No caso de aplicação da técnica de ajuste a valor presente, passado o primeiro ano, o reconhecimento da receita financeira deve respeitar a taxa de juros da transação na data de sua origem (ou seja, 10% ao ano), independentemente da taxa de juros de mercado em períodos subseqüentes. Assim, depois de um ano, o valor das contas a receber, para fins de registros contábeis, será de $ 6.830 mil, independentemente de variações da taxa de juros no mercado." Grifei e Sublinhei. 


    Ou Seja, o Erro esta em dizer que: "Essa taxa de desconto sofre alterações ao longo da vigência desses direitos, conforme o valor assumido pela taxa de juros de mercado, em períodos subsequentes". 


    Aconselho que pesquisem na internet e leiam o exemplo dado pelo CPC.

    Espero ter ajudado. 


  • O erro está aqui:

    "Essa taxa de desconto sofre alterações ao longo da vigência desses direitos..."

    Um vez estabelecida no início da operação, a taxa de desconto para a operação não se altera mais. 

    Um abraço

    Luciano 

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?348484-Ajuste-a-Valor-Presente
  • Não é a taxa que sofre alteração, mas sim o valor.

  • A taxa acordade entre instituição financeira na realização da operação de crédito deverá ser mantida, não se alterando, ou seja, pré-fixada, onde, quando trazemos os valor da dívida ao valor presente, usaremos a mesma taxa para calcularmos o saldo remanescente.

  • Ainda no CPC 12 - Ajuste a Valor Presente, encontramos transcrita parte da questão, mas referindo-se não ao "valor presente", mas, sim, ao "valor justo":


    "Dessa forma, embora no momento inicial o valor presente e o valor justo de uma operação sejam normalmente iguais, com o passar do tempo esses valores não guardam, necessariamente, nenhum tipo de relação.

    Enquanto o valor presente tem relação com a taxa de juros específica intrínseca do contrato, considerando as condições na data de sua origem, o valor justo pode sofrer alterações com o passar do tempo em decorrência de condições do mercado (taxas de juros e outros fatores), que apenas devem ser consideradas nos casos em que for aplicável o reconhecimento de um saldo pelo seu valor justo."

  • ·         JUROS PRÉ-FIXADOS:

     

    o    Quando o valor dos juros já é conhecido no momento da aplicação (juros pré-fixados), devemos incluí-los na contabilização, como juros ativos a vencer (ou RENDIMENTOS A APROPRIAR ou JUROS A APROPRIAR).

     

    ·         JUROS PÓS-FIXADOS:

     

    o    Neste caso, não sabemos a priori qual será o valor dos rendimentos. Portanto, não usamos a conta retificadora “juros a transcorrer”.

     

    GABARITO: ERRADO

  • A taxa de desconto para o ajuste a valor presente é a taxa de mercado, não a da transação.

  • NÃO SOU ESPECIALISTA, NÃO TENHO CTZ DE NADA:

    Os direitos a receber em longo prazo devem ser avaliados pelos seus valores presentes, calculados com base em taxa de desconto igual à taxa de juros da transação, na data de origem.

    Os elementos integrantes do ativo e do passivo, decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

     Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Vide questão "quase" idêntica - Nro. 143 - Prova CESPE-TCE.RJ/2021 (Controle Externo).

    CPC-12 AVP = (VF / 1 + i)^n) ==> (Taxa NÃO VARIA no tempo em função de outras conjunturas. Será a Taxa da origem da transação, por todo o período).

    Bons estudos.