SóProvas


ID
912982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens a seguir.

A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes.

Alternativas
Comentários
  • Correta
    O poder está inserido nas organizações no exercício da liderança. Assim, encontra-se as bases de poder e o modo como as pessoas se comportam e se relacionam no ambiente de trabalho, influenciando nas formas de poder e na maneira que o líder pode exercê-lo Poder legítimo ou da posição.Robbins (2009, p.176) afirma que o poder legítimo, contudo, é mais amplo que os demais. Inclui a aceitação, pelos membros da organização, da autoridade inerente a um cargo.Baseia-se em níveis hierárquicos, onde uma pessoa é nomeada para desenvolver um papel organizacional especifico, tendo poder de executar determinadas tarefas dentro da organização.
    Poder de coerção.De acordo com Vergara (2009, p. 156) poder de coerção é aquele cuja submissão é obtida pela capacidade de impor às preferências do indivíduo ou do grupo uma alternativa suficientemente desagradável ou dolorosa para levá-lo a abandonar essas suas preferênciasO poder coercitivo ou de coerção, está relacionado à habilidade do supervisor (influenciador) em punir um colaborador. Podendo este se manifestar de várias maneiras, indo de uma simples advertência até uma suspensão, ou até mesmo a demissão. Poder de recompensa: baseia-se nos interesses individuais, influenciando líderes e liderados a agirem de acordo com as suas necessidades. Robbins (2009, p. 176) aponta que uma pessoa submete-se à vontade ou às diretivas de outra porque isso lhe acarretará algum benefício;dessa forma, aquelecapaz de prover recompensas consideradas valiosas exerce poder sobre os demais. Poder referente ou pessoal.Robbins (2009, p.177) acredita que o poder referente emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele.Explora-se admiração que um grupo tem com um indivíduo através de seu carisma e personalidade.O líder se torna positivo, envolvente e energético alcançando a obediência de seus liderados, levando-os a terem-no como exemplo.
    Leia mais:http://www.aedb.br/seget/artigos11/4481412.pdf
  • Creio que caiba recurso nessa questão, pois no trecho "A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas" torna a alternativa incorreta, pois como sabemos a liderança não se baseia em hierarquia.

    Chefe é aquele imposto em razão de simples hierarquia de cargos. Faz questão de deixar claro quem manda.
    Já o verdadeiro líder é aquele que impõe sua autoridade de forma natural, através da conquista do respeito e admiração dos seus liderados. Exerce uma liderança moral, muito mais equilibrada e efetiva que a liderança imposta.
  • Caro colega

    acho que a assertiva esta correta, pois a banca não falou que somente a hierarquia é uma forma de exercer a liderança, mas citou varias outars formas, creio eu que estaria errada se ela tivesse colocado SOMENTE  a hierarquia como forma de exercer a liderança.






    Bons estudos
  • A questão é bem dificil, mas está correta pois elenca formas de como a liderança pode ser exercida ou estabelecida
    posições hierárquicas
    - os saberes
    - as recompensas
    -as coerções e
    - os vínculos afetivos e emocionais
  • Achei essa questão absurda, pois como já observei anteriormente, o CESPE costuma zoar conosco usando o portugues. Podem observar que todos os quesitos colocados fazem parte de algum tipo de liderança, porém, foi utilizado o "e" e não o "ou" para interligar essas opções, fazendo com que a interpretação fosse no sentido que todos os itens sejam referentes cumulativamente ao exercício da liderança.
  • Vitor, mas acho que é exatamente isso, tudo influencia. Posição hierárquica sozinha não garante que será líder, mas pense em uma empresa altamente tecnificada e o faxineiro possui todos os traços de liderança... hierarquia influencia sim, assim como o resto dos fatores citados.
  • A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes.

    A liderança é exercida sim conforme as posições (...) dos grupos e equipes.

    Correto!
  • CESPE ADMINISTRAÇÃO É UMA CIENCIA MUITO SITUACIONAL. DEIXEM DE QUERER REENVENTAR O QUE RENOMADOS DOUTORES E ESCRITORES DA CADEIRA GESTÃO DE PESSOAS CONSTRUIRAM PARA O BEM INTELICTUAL DA SOCIEDADE.
     
    PODER É DIFERENTE DE LIDERANÇA A QUENTÃO TORCA O CONCEITO DE PODER POR LIDERANÇA. HIERAQUIA DE CARGO TEM RELAÇÃO COM PODER E NÃO LIDERANÇA. outra coisa não existe uma relação de hierarquia e vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes.
  • Vamos com calma!  Olhando a questão sob a ótica da liderança situacional, nota-se que também no caso de assumir uma posição hierárquica, pode ser necessário o exercício da liderança. Assim como nos outros aspectos apontados pela questão.

    Não devemos ter a visão de que a liderança é exercida apenas no âmbito informal, em contraposição com a autoridade que é exercida por meio do poder formal.

    Esta questão deve ser resolvida sob a ótica da liderança situacional. Aliás, em regra, se a questão não cita qual ótica está adotando sobre liderança, o ideal é resolver sob a ótica da liderança situacional. 
  • Administração já é uma matéria complicada, com o CESPE cobrando então, torna o negócio impossível de entender.

  • Pessoal depois de muita meditação e uma consulta a biblioteca secreta do vaticano e estou certo de que decifrei a questão.

    Veja que ela não afirma que a liderança é FUNÇÃO da posição hierárquica, mas sim que ela é exercida entre outros fatores conforme a posição hierárquica.

    Conforme o entendimento comum de todos os colegas:

    "A liderança é informal, ela emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade, sendo um produto de inúmeros fatores, tais como as características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demanda. As pessoas seguem o líder devido à crença dos liderados" (RIBAS, 2013).

    O caso é que a liderança e o poder hierárquico podem se sobrepor e esta é situação ideal, que o chefe e o líder sejam a mesma pessoa.

    Agora atentem para o fato de que se um operário é o líder do grupo ele exercerá a liderança de forma diferente de um gerente devido a sua posição hierárquica, então a posição hierárquica não torna o sujeito líder mas se ele o for essa influenciará na forma como exercerá a liderança.

    Espero ter colaborado.

  • O pessoal que tenta justificar o gabarito (o qual eu n concordo), poderia citar as fontes para afirmar que esta preposição está correta?

    Muito obrigado

  • O item aborda aspectos da liderança FORMAL (posição hierarquica, recompensas, coerções) e da liderança INFORMAL(Saberes, vinculos afetivos). Ambas são lideranças válidas., portanto CERTO o item. 

  • Correto. Os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo: obtido com o exercício de um cargo; poder de referência: em função das qualidades e do carisma do líder; poder do saber: exercido graças a conhecimentos que o líder detém. 

  • Coerção ao invés de Persuasão é complicado heim pessoal, convenhamos.

  • Contexto, quase sempre torra o saco... Estamos habituados a relacionar hierarquia com chefia, daí, nessa questão... atribuiria isso como erro ao relacionar liderança.


  • Para mim está ERRADÍSSIMA
    Estaria certa, caso tivesse o "ou" no lugar do "e"
    A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivosOU emocionais dos grupos e equipes.
    Seria como se o  líder tivesse um dos 5 (cinco) poderes respectivamente ao da questão: 
    "A liderança é exercida conforme o poder: legitimo (hierárquica), competência (saber), recompensa, coercitivo OU referência (vínculo afetivo)."

  • Gabarito: Correto
    Explicação:
    Cinco bases de Poder do Líder:
    - Recompensa ( espera de um premio em resposta a um desempenho - recompensas)
    - Coercitivo (meio de punição - coerções)
    - Legitimo (força de um cargo - posições hierárquicas)
    - Conhecimento ou Perito (saber que a pessoa detêm - os saberes)
    - Referente (admiração ou afeto -vínculos afetivos e emocionais)

    Espero ter contribuído :)! 

  • O meu pensamento não é o mesmo da banca, mas como eu quero passar no concurso... Vamos decifrar o que a banca pensa.

    A linguagem emergente é da política e o discurso atual consiste em alianças, equipes, delegação de poderes e espaço para iniciativa. Desta forma, torna-se obsoleta a equiparação entre habilidades de liderança e posição hierarquicamente ocupada (MUELLER e MAYER, 2003).

    A liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem dessa influência pode ser formal, como a conferida por um alto cargo na organização, entretanto, esta posição hierárquica não assegura uma liderança eficaz. (ROBBINS, 2002).

    A autoridade racional-legal é relativa ao exercício da influência legitimado pela posição hierárquica, de tal modo que, quanto mais elevada for a posição, mais investida de autoridade será quem a ocupa. Essa concepção legalmente reconhecida faz com que alguns autores identificados com as teorias comportamentais e contingências de lideranças não estabeleçam diferenças entre gerência e liderança, ao passo que outros (KOTTER, 2000) argumentam que os gerentes precisam ocupar-se cada vez mais da atividade de liderar.

    Segundo esses e outros autores que li, a definição de liderança sofreu mudanças ao longo dos anos e a meu ver liderança e posição hierárquica não estão diretamente ligadas, mas... Como a minha opinião não me faz acertar a questão vamos ao pensamento da banca:

    - Há influencia sim na posição hierárquica na função do líder embora não seja fundamental para definir um líder

    - Não acredito que a banca não diferencie autoridade e liderança, mas como está exposta na frase a autoridade em uma organização tem que apresentar mais traços de liderança.

  • Assim fica complicado...Um tipo de questão quem em condições normais de temperatura e pressão estaria errada.

    Olha essa outra só para complementar...

     Q29235prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Liderança

    A liderança é um predicado das pessoas, diferentemente da autoridade formal, que é atributo do cargo.

    • GAB: Certo  
  • A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes.

    CORRETO
    Creio que a questão esteja tratando sobre os poderes envolvidos na liderança, que são:
    1) Poder de Recompensa = “... as recompensas...”;
    2) Poder Legítimo = “... conforme as posições hierárquicas...”;
    3) Poder de Coerção = “... as coerções...”;
    4) Poder de Especialização/Perito/Competência = “... os saberes...”;
    5) Poder de Referência = “... vínculos afetivos e emocionais...”;
    6) Poder de Informação = não mencionado na questão.
    BIBLIOGRAFIA: Aulas do professor Carlos Xavier (Estratégia Concursos).

  • Complicado dizer que é exercida "conforme as posições hierárquicas".

     

    Esse fator não é determinante como a questão afima. Na hierarquia pode haver liderança, mas nem sempre existe.

     

    A liderança pode e existe, muitas vezes, num grupo de colegas de trabalho onde um, de mesmo nível hierárquico, desempenha esse papel perante os demais. Pode existir num grupo de amigos onde um se destaca apenas pelo carisma, pela comunicação.

     

    A hierarquia é algo que pode acontecer na liderança, mas a liderança não é algo que precise da hierarquia para existir.

     

  • Apenas para poupar o tempo dos que estão estudando agora, o comentário que responde o porquê de a questão estar certa é o da Thiene.

    Ctrl + F &

    Thiene &

    sejam felizes.

  • Meu Deus... Tenha piedade de nós....

  • " A questão não está fazendo diferença entre liderança e chefia. O item na verdade está querendo saber se o candidato sabe as bases de poder. Fala do poder que está ligado aos cargos, tem haver com a questão hierárquica, que é o poder formal, o poder coercitivo, poder de recompensa, poder de referência, o poder com base no conhecimento, então a gente tem que pensar que as lideranças podem ocupar cargos de chefias,certo, então veja que quando o item menciona as lideranças elas atuam conforme as bases de poder que existem dentro das organizações. O item não está cobrando expressamente aquela diferença entre líder e chefe, então as lideranças ficam no sentido amplo."

    GABARITO: CORRETO

    FONTE: PROFESSORA ANDREA RIBAS (COMENTÁRIO RETIRADO DO GRUPO DE GESTÃO DE PESSOAS).

    Mantenha seu foco e coloque Deus sempre em 1° lugar! Ele tem sempre o melho e há tempo para tudo! Bons estudos!!! E força na peruca!!!

  • CERTO

     

     

    Pessoal, afirmar que a liderança não se baseia em posição hierárquica -o que é verdade- não é o mesmo que afirmar que hierarquia não influencia no processo. O grande salto que a GP conseguiu dar em relação a esse assunto foi entender que liderança não se trata somente da hierarquia funcional. A liderança realmente é exercida por todos os elementos que foram elencados nesse rol da questão, sendo a posição hierárquica historicamente o primeiro a ser constatado

  • A questão apenas abordou formas de exercer a liderança. Nada de mais.

    CORRETO

  • Muita gente viajando ai. A questão está certa sim, ela pegou a teoria dos Tipos de Poderes do Líder, de French e Raven.

    São eles:


    Poder de Recompensa (recompensas) Poder Coercitivo (coerções) Poder Legítimo (posições hierárquicas) Poder de Referência (vínculos afetivos e emocionais) Poder de Especialização (saberes)


    Bons estudos!

  • GABARITO: C

    "A liderança é exercida conforme as posições hierárquicas, os saberes, as recompensas, as coerções e os vínculos afetivos e emocionais dos grupos e equipes."

    Para quem ficou em dúvida na parte "posições hierárquicas" tanto o chefe/gerente quanto o líder exercem, de alguma forma, poder sobre as pessoas. Esse exercício do poder pode ser classificado em diferentes tipos, de acordo com a ênfase na forma de domínio que é utilizada sobre as pessoas.

    • Poder Legítimo: É o poder que está relacionado à hierarquia (estrutura formal da empresa). Ou seja, relaciona-se à posição hierárquica (ao cargo) que a pessoa ocupa dentro de uma organização. Por exemplo: o poder que o diretor de uma empresa tem sobre seus gerentes subordinados.
    • Poder Coercitivo (Poder de Coerção): O poder sobre as pessoas está amparado em ameaças, castigos e punições. Ou seja, o detentor deste tipo de poder pode punir as outras pessoas. Portanto, as pessoas obedecem pois tem medo da punição.
    • Poder de Recompensa: Trata-se do poder de recompensar as pessoas por determinado tipo de comportamento (como bom desempenho ou atingimento de metas, por exemplo). Quem detém esse poder pode incentivar e alterar o comportamento das pessoas através de melhores salários, prêmios, bônus, etc.
    • Poder de Competência (Poder de Perito ou Poder de Especialização): Esse tipo de poder acontece quando a pessoa possui habilidades, conhecimentos, expertise ou know-how sobre determinado assunto específico. Essas competências o diferenciam das demais pessoas, e lhe dão “poder” nessa determinada área. Por exemplo: O médico neurologista que possui poder de competência sobre sua equipe em virtude de sua vasta experiência e conhecimento da área.
    • Poder de Referência (Poder Referente ou Poder Carismático): Trata-se do poder baseado no carisma e na empatia que o líder possui. As pessoas se identificam com as características do líder e o veem como um tipo de “herói”. As características do líder são vistas como “características desejáveis”. Portanto, as pessoas passam a segui-lo e são influenciadas por ele. A visão do líder em relação aos objetivos inspira as demais pessoas. Por exemplo: o jogador de futebol e seus fãs.
    • Poder de Informação: Esse tipo de poder acontece quando a pessoa detém a posse de informações estratégicas que orientem processos decisórios ou que auxiliem a empresa em situações críticas. Tratam-se daquelas informações “privilegiadas”.
    • Poder Pessoal: É o poder que deriva das características individuais da pessoa

    Fonte: Stefan Fantini - Estratégia Concursos