SóProvas


ID
913009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens
subsecutivos.

Emitir e receber feedback é vantagem da avaliação de desempenho em rede.

Alternativas
Comentários
  • ?Para Reis (2000), avaliação 360º graus, também chamada avaliação de desempenho em rede, é uma técnica na qual os participantes do programa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outras pessoas da comunidade com a qual interagem, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de liderança demandados pela organização que a utiliza.
  • Certo.


    O feedback é usado nas organizações como uma ferramenta de extrema importância no que diz respeito a condução das relações humanas.
    Através da comunicação as pessoas constantemente dão
    feedback de suas atitudes na empresa, o qual auxilia na manutenção de um bom clima organizacional.
    As organizações exigem que exista uma interação entre os seus colaboradores para que assim possa alcançar o objetivo comum e atingir as metas estipuladas. E para que haja sintonia no relacionamento entre elas é preciso transparência, consciência e habilidade para potencializar os talentos da equipe, obtendo assim os resultados esperados. Porém, uma dificuldade existente no
    feedback está na resistência que as pessoas possuem de aceitarem suas ineficiências.
    O
    feedback depois da avaliação pode ajudar a pessoa com pontos fracos a melhorar, e aquelas de pontos forte, aperfeiçoa-los. Por isso é tão importante dar retorno da avaliação, ou seja, no final todos saem ganhando tanto a empresa quanto o funcionário.


  • O feedback é uma característica marcante do processo de avaliação de desempenho, pois informa de forma objetiva e frequente sobre o desempenho de uma pessoa. Tanto o feedback positivo – elogios – como o negativo – críticas – devem ser exercitados, para fazer com que as pessoas entendam como estão em relação ao seu trabalho ou ao seu comportamento, permitindo, assim, que reflitam sobre sua atuação e adotem ações de melhoria.

    Reações ao Feedback

    Negação: não aceitação de que ele – avaliado – é uma pessoa que comete erros ou possui déficits de competência.

    Revolta: achar que está sendo perseguido. Nega veementemente seus erros ou disfunções, a ponto de apresentar ações ou comportamentos indesejáveis (insatisfação, agressividade, vitimização etc.)

    Indiferença: acha que ninguém é perfeito e considera-se igual a qualquer outra pessoa, com qualidades e defeitos.

    Racionalização: procura refletir sobre seus pontos fortes e fracos e considera que pode melhorar seu desempenho.

    Aceitação: acha importante a figura do feedback, tanto o positivo quanto o negativo, e considera uma forma de ajuda para crescimento e desenvolvimento das pessoas, razão por que procura encontrar formas de melhorar e corrigir seus erros e seus pontos fracos, através de diálogo com seu chefe imediato e preparação conjunta de seu plano de ação.
  • O avaliado utiliza os feedbacks recebidos na avaliação para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança percebidos como essenciais pela empresa em que trabalha.

    Os resultados desta avaliação são confidenciais. O colaborador terá acesso apenas ao resultado final da avaliação, porém não saberá quem o avaliou.

  • Completando a ideia do Feedback:

    Para Chiavenato: o avaliado não avalia a si mesmo na avaliação 360º.

    Para Spector: o avaliado também avalia a si mesmo na avaliaçâo 360º.

  • Junior Tavares, o feedback nessa etapa de avaliação não pode ser anônima; tem que ser clara, aberta, pois o foco é a melhoria do desempenho, a gestão de competência. 


  • Na avaliação em rede (360º), as pessoas que realizam as avaliações recebem parâmetros para avaliar o trabalhador. Assim, é uma técnica dirigida e estruturada que apresenta critérios para que os avaliadores emitam suas considerações com base no perfil de competências esperado pelo trabalhador.

  • Corrigindo a colega Mônica, Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas (2014) afirma que o processo de avaliação 360º envolve também a autoavaliação do próprio funcionário (pg.227).

  • Avaliação em rede é o mesmo que falar em avaliação 360 graus! Uma vantagem clara do método é que as pessoas conseguem emitir feedback sobre o desempenho dos outros e podem também receber feedback de diferentes fontes sobre o seu desempenho.