SóProvas


ID
913516
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que concerne à Súmula Vinculante, prevista na Constituição Federal brasileira, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B
    Constituição Federal - Presidência da República Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.
  • Caberá reclamação ao STF e não ao STJ.
  • a) Será aprovada mediante decisão de um terço dos seus membros.(FALSO, POIS O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PODERÁ DE OFICIO OU MEDIANTE PROVOCAÇAO APROVAR SUMULAS, MEDIANTE 2 TERÇOS DOS SEUS MEMBROS)
     



    b) A partir de sua publicação na Imprensa Oficial, terá efeito vinculante.



    c) O cancelamento de súmula não poderá ser provocado por partido político com representação no Congresso Nacional.( FALSO, POIS TANTO O CANCELAMENTO, REVISÃO  E APROVAÇAO DA  SUMULA PODERÁ SER PROVOCADA POR AQUELES QUE PODEM PROPOR AÇAO DIREITA  DE INCONSTITUCIONALIDADE  QUE SÃO :=



    PRESIDENTE DA REPUBLICA

    MESAS DO SENADO FEDERAL

    MESAS DA CAMARA DE DEPUTADO

    MESAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA OU CAMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

    GOVERNADOR DO ESTADO OU DISTRITO FEDERAL

    PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA

    CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

    PARTIDO POLITICO  COM REPRESENTAÇAO NO CONGRESSO NACIONAL

    CONFEDERAÇAO SINDICAL OU ENTIDADE DE CLASSE DE AMBITO NACIONAL

     



    d) Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula, caberá reclamação ao Superior Tribunal de Justiça.( FALSO, POIS O ATO ADMINISTRATIVO OU DECISÃO JUDICIAL QUE CONTRARIAR A SUMULA APLICAVEL OU QUE  INDEVIDAMENTE APLICAR, CABERÁ RECLAMAÇAO AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE, JULGANDO A PROCEDENTE , ANULARA O ATO ADMINISTRATIVO OU CASSARÁ A DECISÃO JUDICIAL RECLAMADA E DETREMIRÁ QUE OUTRA SEJA PROFERIDA COM OU SEM APLICAÇAO  DA SUMULA, CONFORME O CASO)

    e) A revisão de súmula não poderá ser provocada pelo Procurador-Geral da República.
  • A aprovação é mediante 2/3 dos membros do STF.

  •  a) Será aprovada mediante decisão de um terço dos seus membros. -> Segundo o art. 103-A, caput, para aprovação de de súmula vinculante é necessário aprovação de 2/3 (dois terços) de seus membros.

     

     b) A partir de sua publicação na Imprensa Oficial, terá efeito vinculante. -> A partir da leitura do art. 103-A, caput, podemos verificar que a súmula vinculante terá efeito vinculante após a publicação na imprensa oficial.

     

     c) O cancelamento de súmula não poderá ser provocado por partido político com representação no Congresso Nacional. ->  O §2º do art. 103-A estabelece que todos os legitimados para propor a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) podem suscitar a revisão e o cancelamento da súmula vinculante. Como podemos observar no art. 103, incisoVIII do Texto Constitucional, o partido político com representação no Congresso Nacional é um dos legitimados para propor a Ação Direita de Inconstitucionalidade e, portanto, também é um dos legitimado para provocar o cancelamento da súmula.

     

     d) Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula, caberá reclamação ao Superior Tribunal de Justiça. -> A reclamação deve ser feita perante o Supremo Tribunal Federal. É o que estabele a CF em seu art. 103-A, §3º.

     

     e) A revisão de súmula não poderá ser provocada pelo Procurador-Geral da República. -> Assim como indicado na alternativa "c", a revisão e o cancelamento da súmula podem ser provocados pelos legitimados para propor a ADI. O Procurador-Geral da República, por força do art, 103, inciso VI, é um desses legitimados. 

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.