SóProvas


ID
914137
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores, previstos no art. 7o da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Como está no próprio enúnciado, a resposta é encontrada no Artigo 7, da CF, dentro de seus incisos.

    a) Redutibilidade do salário, independente de convenção ou acordo coletivo.  -  Depende sim de acordo ou convenção coletiva.
    VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

    b) Proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção culposa. - Na verdade, a retenção deve ser dolosa.
    X - proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa;

    c) Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno, em índice nunca inferior a 50% do diurno. A porcentagem está equivocada. Mínimo de 50% é para hora-extra. Adicional noturno é de no mínimo 20%. Devemos, para tanto, ler juntamente com a CLT.
    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
    +
    Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna (CLT)

    d) Remuneração do serviço extraordinário superior, no máximo, em 50% à do normal. Onde fala "no máximo", na verdade é no mínimo. Nada impede que o empregador forneça um adicional maior do que 50%, já que é proteção mínima salvaguardada na CF.
    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal

    e) Prazo prescricional de cinco anos, para trabalhador urbanos e rurais, até o limite de dois anos, após a extinção do contrato de trabalho, quanto aos créditos das relações de trabalho.
    Por fim, está é a alternativa CORRETA.

    XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;

  • GABARITO: E

    Trata-se de nada mais nada menos do que a literalidade do art.7, inciso XXIX:
    ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;
  • IADES Goku apelão