SóProvas


ID
915868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Caso determinado gestor de órgão público federal da administração direta tenha dúvidas sobre a legalidade dos termos do edital de procedimento licitatório elaborado no referido órgão, ele deverá submeter a minuta do edital

Alternativas
Comentários
  • Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

  • "Comentado por Bruno Cardoso há aproximadamente 1 hora.

     


    Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo."


    Artigo exato, nobre colega, mas o que corrobora a assertiva é a parte que menciona "consultoria e assessoramento".
  • E mais...
    Lei 8.666/93 - Art. 38.  O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:
    (...)
    Parágrafo único.  As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração.
     
    Insta observar que o art. 11, inciso VI, alínea “a”, da Lei Complementar nº 73, de 1993 (Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União), ao tratar das Consultorias Jurídicas, incumbe-lhes “examinar” os textos de edital de licitação, assim como os dos respectivos contratos ou instrumentos congêneres, a serem publicados e celebrados.


    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/21923/a-responsabilidade-dos-membros-da-advocacia-geral-da-uniao-por-pareceres-relativos-a-licitacoes-e-contratos-administrativos#ixzz2Q736NUfq
  • Para responde pense assim, quem devo procurar quando quero fazer um contrato, um Advogado, então devo procurar o advogado da união é o que tem  competência para tal. Vamos usar sempre a logica assim fica mais facil. Deus Abençoe a todos.
  • O artigo 131 da Constituição embasa a resposta correta (letra E):

    A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

  • Lei 8.666/93 - Art. 38.  O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:

    Parágrafo único.  As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração.


  • Apenas para acrescentar aos comentários dos colegas:

    De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o crime tipificado no art. 89 da Lei nº. 8.666/1993 ("Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade") terá AFASTADO O SEU DOLO (elemento subjetivo necessário) caso o órgão licitante tenha realizado consulta formulada à órgão jurídico acerca da exigibilidade do dever de licitar (como no caso da questão) - Inquérito nº. 2.482/MG, julgado em 15 de Dezembro de 2011.


    Fuerza!



  • Objetivos da AGU:

    -Defender judicialmente o Poder Público;

    -Prestar consultoria jurídica e assessoramento ao Executivo.

  • Onde está escrito que o órgão é do Executivo?

  • Caso determinado gestor de órgão público federal da administração direta tenha dúvidas sobre a legalidade dos termos do edital de procedimento licitatório elaborado no referido órgão, ele deverá submeter a minuta do edital à Advocacia-Geral da União.