A)errada, o "critério acima da linha invalidou a assertiva" o princípio da assertiva está correto, pois no critério acima da linha mede-se  a arrecadação/gasto público é o fluxo orçamentário fiscal(capacidade de arrecadação; já no abaixo da linha mede-se pela ótica financeira(capacidade de investimentos) sendo a medida de estoque que o governo tem de atuar na economia.
B)errada, BACEN  empresta ao TN logo diminui a necessidade de financiamento, pois o governo terá dinheiro(estoque monetário) para realizar investimentos
C)errada, inclui os gastos  e despesas finaceiras, como variação do estoque monetário e variação monetária e cambial da dívida interna e externa.
D)correta
E)errdaa, aumenta a base monetária.
                            
                        
                            
                                GAB:  LETRA  D
 
Complementando!
 
Fonte:  Prof. Amanda Aires
 
A  necessidade  de  financiamento  do  setor  público  é  uma  forma  de  avaliar  o  desempenho  fiscal  da Administração  Pública  em  um  determinado  período  de  tempo.  Este  instrumento  apura  o  montante  de recursos que o setor público não financeiro necessita captar junto ao setor financeiro interno e/ou externo, além de suas receitas fiscais, para fazer face aos seus dispêndios. 
 
Como á citado, mede o resultado do governo atravé s do mé todo conhecido como “abaixo da linha”, a partir da verificação na variação do endividamento líquido no período ou da variação dos saldos dos credores (setor privado) do setor público. 
 
Para facilitar o entendimento seguem as maneiras de se medir as NFSP: 
 
 
- NFSP nominal = despesas (-) receitas (avaliadas pelo critério nominal, ou seja, pelos valores totais) 
- NFSP operacional = NFSP nominal - correção monetária (por este critério, as despesas são avaliadas pelos valores reais, ou seja, descontada da inflação) 
- NFSP primária = NFSP operacional - despesas com juros (não são contabilizadas as despesas financeiras) 
 
Vamos aos itens: 
 
a) A NFSP é uma medida de fluxo, pois considera a variação do resultado em determinado período de tempo; além disto, é  medida pelo método “
abaixo da linha”.  
 
b) Uma operação de empréstimo reduz a NFSP. 
 
c) A NFSP contabiliza as receitas e despesas financeiras 
 
d) Uma das maneiras do setor público se financiar é através da emissão de títulos públicos, como afirma este item. Item correto 
 
e) O empréstimo do Banco Central ao Tesouro Nacional, além de ser vedado pela CF/88, seria efetuado com recursos  apurados  no  resultado  do  Banco,  não  influenciando  a  base  monetária  (soma  do  papel  moeda emitido pelo Banco Central mais as reservas dos bancos). 
 
===
PRA  AJUDAR:
Q45291 ➜ O desempenho fiscal pode ser mensurado pelo déficit primário, que é dado pela diferença entre receitas e despesas não financeiras. (CERTO)
- R: Este é o conceito de déficit primário, ou seja, a diferença entre despesas e receitas não financeiras (não computados os juros pagos e recebidos no exercício)
 
===
Q45291 ➜ A Dívida Fiscal Líquida (DFL) é dada pela diferença entre a Dívida Líquida do Setor Público e o ajuste patrimonial. (CERTO)
- R: o item afirma corretamente a definição de dívida fiscal líquida; corresponde à dívida fiscal acrescida ou reduzida  de  ajustes  patrimoniais  verificados  no  exercício  (como  exemplo,  os  ajustes  cambiais  ou reconhecimento de dívidas) 
 
===
Q45291 ➜ A Necessidade de Financiamento do Setor Público corresponde ao conceito de déficit nominal apurado pelo critério "acima da linha".  (CERTO)
- R: A NFSP é atualmente medida pelo método abaixo da linha, ou seja, a partir da variação agregada do endividamento público; a variável correspondente (acima da linha) é o déficit nominal.