SóProvas


ID
915988
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A sustentabilidade da política fiscal está associada ao tamanho do déficit público. Com base nessa afirmação, podemos considerar que:

Alternativas
Comentários
  • É respirar fundo, ler com calma e entender o que a questão está dizendo e ir na que está coerente.

     

    Pense você, pessoa física, como faria para se livrar de um empréstimo ao longo do tempo. Se aquilo que você paga da dívida que vc tem é maior que aquilo que vc contrai de nova dívida, em algum ponto no futuro a dívida vai zerar.

     

    Ou seja, se a dívida reduz, como diz a alternativa E, no mesmo valor que a taxa de juros da economia, naturalmente ela tende a zerar se a redução for maior que o aumento. 

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    Para entender esta questão devemos ter em mente que a dívida pública é medida de estoque, ou seja, representa o montante em determinada data. As suas variações, dada a variação no tempo, são resultado do déficit público (variável fluxo, medida no decorrer do tempo). 

    Deste modo, caso haja elevação no déficit público, a dívida pública também irá se elevar. 

    Considerando o desconto intertemporal (taxa de juros), o estoque da dívida pública a valor presente irá aumentar, caso a taxa de variação do déficit público for superior à taxa de juros. Deste modo, o desconto efetuado pela taxa de juros não compensa a elevação no estoque da dívida ocasionada pelo aumento no déficit público. 

    Vamos analisar os erros das alternativas: 

    a) incorreto, pois o estoque não tende a zero no caso da taxa de variação do déficit ser superior à taxa de juros. 

    b) caso o governo pague a dívida corrente com a emissão de dívida nova, o déficit provavelmente se manterá. 

    c) pelo pressuposto do "jogo não Ponzi", os credores de títulos públicos não irão sustentar políticas fiscais expansionistas para sempre, de modo que não comprarão indefinidamente títulos públicos. A consequência prática deste pressuposto é a redução do déficit público e da dívida, a qual tende a zero quanto o tempo tende para o infinito. 

    d) desde que a dívida cresça a uma taxa inferior à taxa de juros 

    e) item correto, como observado nos comentários acima.