SóProvas


ID
916504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da Lei n.o 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções
aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento
ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na
administração pública direta, indireta ou fundacional, julgue os
itens seguintes.

Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, de agente ou de terceiro, o dano será ressarcido integralmente.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. Conforme a lei 8429/92

    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.
  • Gabarito: Correta

    Segundo a lei 8.429

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

            Parágrafo único. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito.

  • Poxa, errei a questão, pois pensei.. se um "miserável" causar um dano milionário ou que custe algumas centenas de mil reais, como é que ele vai pagar se não tem dinheiro algum??? eu hein, não entendi, se alguém souber explicar melhor... please

  • Questão correta, outra semelhante ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Cargos 1,2,3,4,5,7 e 8 Disciplina: Ética na Administração Pública

    O agente público que causar lesão ao patrimônio público por ação dolosa ou por conduta meramente culposa deverá ressarcir integralmente o dano.

    GABARITO: CERTA.

  • Vejo que a responsabilidade de ressarcimento é integral. Mas pode acontecer do caso do miserável não poder pagar, apesar de ser responsável pelo pagamento e pode acontecer de o agente morrer depois de ser responsabilizado e o herdeiro não receber uma herança suficiente para ressarcir o poder público. Porém em todos os casos a responsabilidade é integral, embora nestes o Estado vai amargar o prejuízo.

  • mesmo por omissão de terceiro haverá ressarcimento? achei que omissão só para quem tem função pública...


  • Tá na lei!
    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  • Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: