SóProvas


ID
917197
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um dos principais tipos de registros de recursos do DNS para o IPv4 é o:

Alternativas
Comentários
  • O campo de Tipo fornece a informação do tipo de registro.Os tipos mais importantes são listados abaixo.

    SOA: "Start of Authority information": Contém informações referentes ao servidor de nomes DNS do domínio, versão do banco de dados DNS, e-mail do administrador responsável pelo domínio, etc.

    A: "Host Adress": Mantém a tabela de endereços IP dos "Hosts"mantendo compatibilidade com a tabela antiga de "hosts". Permite mapear um nome de "host" para um ou cada endereço IP.

    NS: "Name Server Identification": Especifica os servidores de nomes responsáveis pelo domínio, zona ou subzona.

    PTR: "General Purpose Pointer": Permite obter um nome de "host"conhecendo-se o seu endereço IP. É a contraparte do registro "A."

    CNAME "Canonical Name Alias": Permite criar um apelido para um"host". Este registro é útil para ocultar detalhes de implementação da sua Intranet, por exemplo: ftp.marketing.corporação.com pode ser apenas um apelido do verdadeiro servidor que executa "ftp" do marketing.

    HINFO: "Host Information": Permite identificar propriedades de hardware e do sistema operacional do "host"que serão exibidas toda vez que o usuário acessar este "host". A padronização de identificação do tipo de CPU e do sistema operacional deve obedecer aos nomes listados na RFC 1700.

    MX: "MAIL Exchange": Mantém informações referentes aos "hosts" responsáveis por e-mail do domínio.

    http://iris.sel.eesc.sc.usp.br/sel378/dns-dhcp/DNS-DHCP.htm
  • Incrementando um pouco mais o assunto:
    Os servidores de nomes que juntos implementam o banco de dados distribuído do DNS armazenam registros de recursos (RR) que fornecem mapeamentos de nomes de hospedeiros para endereços IP. Cada mensagem de resposta DNS carrega um ou mais registros de recursos.
    Um RR é uma tupla de quatro elementos que contém os seguintes campos: (Name, Value, Type, TTL)
    TTL -> é o tempo de vida útil do registro de recurso. Determina quando um recurso deve ser removido de um cache.
    Os significados de Name e Value dependem de Type:
    Se Type=A, então Name é o nome de um hospedeiro e Value é o endereço IP correspondente. Ex: (relay.bar.foo.com, 145.35.93.126, A).
    Se Type=NS, então Name é um domínio e Value é o nome de um servidor de nomes com autoridade que sabe como obter os endereços IP para hospedeiros do domínio. Ex: (foo.com, dns.foo.com, NS).
    Se Type=CNAME. então Value é o nome canônico de hospedeiro para o apelido de hospedeiro contido em Name. Ex: (foo.com, relay.bar.foo.com, CNAME).
    Se Type=MX, então Value é o nome canônico de um servidor de correio eletrônico cujo apelido de hospedeiro está contido em Name. Ex: (foo.com, mail.bar.foo.com, MS).
    Fonte: Redes de Computadores e a Internet, 5ª edição - KUROSE.
  • O amigo EdeilsonSC postou um resuminho algumas questões atrás:

    Alguns dos principais registros DNS:

    Registros A: basicamente, associam um ou mais endereços IP a um ou mais domínios. Pode-se utilizar AAAA para endereços IPv6;
    Registros CNAME (Canonical Name): servem para criar redirecionamentos para domínios ou subdomínios. É este parâmetro que dever ser utilizado, por exemplo, para criar um endereço do tipo blog.seusite.com.br;
    Registros MX (Mail Exchanger): são os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail no domínio (@seusite.com.br); Apelido fornecido à servidores de e-mail para que possam ter nomes iguais a de outros; A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (Mail eXchange).
    Registros NS (Name Server): indicam quais servidores atuam como serviço de DNS do site. São os endereços mencionados no tópico sobre registros de domínios;
    Registros PTR (Pointer): informam quais domínios estão associados a determinados IPs, quase se fosse o reverso dos registros A;
    Registros SRV (abreviação de Service): indicam a localização de determinados serviços dentro do domínio;
    Registros SOA (Start of Authority): indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS. Cada zona deve ter um registro SOA;
    Registros TXT (abreviação de Text): servem para a inserção de comentários ou orientações