A educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de boa qualidade, pois a equipe de enfermagem além de serem cuidadores são também educadores, tanto para o paciente quanto para a família, realizando orientações. A educação em saúde, para o paciente, é uma experiência de aprendizagem planejada, utilizando-se uma combinação de métodos como o ensino, o aconselhamento, a comunicação, que influenciam a modificação de comportamentos cognitivos, psicomotores e afetivos. Com o conhecimento desenvolvido, o paciente pode alterar o seu comportamento de saúde.
Contudo a educação em saúde pode ocorrer em qualquer ambiente desde de a Unidade Básica de Saúde até os Hospitais, a educação deve ser realizado com base nas necessidades dos usuários do serviço em que estão sendo atendidos, o que inclui o curso da hospitalização.
Com isso para se ter uma educação em saúde de qualidade deve-se utilizar os recursos existentes mesmo fora do ambiente hospitalar, com estratégias alternativas e que essa atenção a saúde não seja pontual, o enfermeiro deve fazer a educação em saúde em todos os encontros do com usuário, tentanto fugir da abordagem tradicional do cuidado.
Bibliografia
Pelicioni MCF, Mialhe FL. Educação e Promoção da Saúde - Teoria e Prática. Ed. Santos, 2012.
Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011.
Resposta :C.