SóProvas


ID
919600
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como você definiria a função do ombudsman no Jornalismo?

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman: palavra de origem sueca que signifca aquele que representa.
    Na Folha, onde o cargo existe desde 1989, o ombudsman é nomeado pela Direção de Redação. Tem mandato de um ano, renovável por mais um, e estabilidade de um ano na empresa após deixar o cargo. O ombudsman não tem atribuições executivas. Suas observações e sugestões devem ser absorvidas com serenidade e ser objeto de reflexão. No entanto, elas não têm caráter deliberativo, cabendo à Direção de Redação acatá-las ou não.
    Fonte: Manual da Folha
  • Função similar a do Ouvidor.

  • Ouvidor

    Profissional contratado por uma organização para observar e criticar detalhes que precisem ser corrigidos. Compete ao ouvidor receber reclamações, registrá-Ias e investigá-Ias, apresentar críticas e avaliar as providências tomadas para correção das falhas, tendo em vista o aprimoramento constante e o equilíbrio da organização no ecossistema social. Atuando de forma terceirizada ou fazendo parte do quadro de empregados da organização, ele precisa ter total delegação e confiança da alta administração e dos diversos públicos envolvidos, além de manter absoluta imparcialidade em relação aos assuntos que analisa. O Decreto 44.074 de 01.07.1999, que regulamenta as Ouvidorias do Serviço Público do Estado de São Paulo, estabelece o seguinte: "O Ouvidor exercerá suas funções com independência e autonomia, sem qualquer ingerência político-partidária, visando garantir os direitos do cidadão usuário do serviço público desempenhando as seguintes prerrogativas: I - solicitar informações e documentos ao órgão público em que atua; II - participar de reuniões em órgãos e em entidades de proteção aos usuários; III - solicitar esclarecimentos dos funcionários, para poder esclarecer a questão suscitada por um cidadão; IV - propor modificações nos procedimentos para a melhoria da qualidade; V - formar comitês de usuários, para apurar a opinião do usuário; VI - buscar as eventuais causas da deficiência do serviço, evitando sua repetição." Em sua forma atual, esta atividade foi difundida no Brasil com o nome ombudsman (palavra derivada de ombud - representante, em sueco - e man - homem, em inglês), mas a expressão "ouvidor" tende a ser mais usada entre nós por ser uma tradição da administração colonial portuguesa. Chegou-se a propor, inicialmente nos Estados Unidos, o neologismo ombudsperson, como sendo mais adequado para designar ambos os sexos, mas a expressão não se firmou. Fundada em 1995, a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) reúne ouvidores de todos os gêneros (empresas públicas e privadas, ONGs etc.).

  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194