-
Ações Estratégicas da PNAN:
» Vigilância Alimentar e Nutricional;
» Promoção da Saúde e da Alimentação Adequada e Saudável;
» Programa Bolsa Família;
» Pesquisa, Inovação e Conhecimento;
» Prevenção e Controle de Agravos Nutricionais
- Deficiência de ferro
- Fortificação das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico
No Brasil a fortificação de farinhas de trigo e milho foi instituída pela Resolução RDC nº 344, de 13 de dezembro de 2002, emitida pela Anvisa. A resolução determinou a adição obrigatória de 4,2 mg de ferro e de 150 µg de ácido fólico nas farinhas de trigo e milho, cujo prazo para as indústrias se adequarem foi até 17 de junho de 2004. O objetivo da ação é reduzir a prevalência de anemia e prevenir a ocorrência de defeitos do tubo neural.
Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pcan.php?conteudo=fortificacao_farinhas
-
Lembrando que o programa de suplementação de vitamina A tem o público alvo de criança entre 6 e 59 meses e puerperas antes da alta hospitalar
-
Complementando o excelente comentário da colega Lívia:
- A suplementação oral de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas
No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_condutas_suplementacao_vitamina_a.pdf
-
"...considerando que não existem mais evidências quanto aos benefícios da suplementação com megadose para puérperas, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A será reformulado a partir de julho/2016 com o encerramento da suplementação em puérperas. A partir desta data, os estoques da vitamina nas maternidades não deverão mais ser repostos e a estratégia de prevenção e controle da deficiência de vitamina A (DVA) para puérperas será pautada no estímulo ao consumo de uma alimentação adequada e saudável, com base nas orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira..."
Fonte: Redenutri
-Nota técnica 135/2016: encerramento de suplementação de puérperas (2016)
-
Gabarito: Letra E